top of page
Buscar

Imagem e Semelhança - Sermão de 13/02/2022

Atualizado: 22 de fev. de 2022



E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26,27


introdução


No domingo anterior, iniciamos a série de reflexões "Orígens" pregando a mensagem "Sete Dias", que pode ser conferida neste link. Hoje, pretendo ainda insistir no capítulo 1 de Gênesis para discernir o que o Senhor quis nos dizer quando afirmou ter criado o homem à sua imagem e semelhança. A compreensão do que isso significa pode mudar radicalmente a nossa cosmovisão e a compreensão do evangelho de Jesus Cristo.





Há um interessante contraste na criação do homem em relação aos outros seres criados. No primeiro dia da criação, Deus criou a luz e a separou das trevas (Gn 1.3-5). No segundo dia, Deus separou as águas do céu (Gn 1.6-9). No terceiro dia, Ele separou as terras das águas e criou a porção seca (Gn 1.9-13). No quarto dia, Ele criou o sol, as luas e as estrelas (Gn 1.14-19). No quinto dia, Ele criou as aves e as criaturas aquáticas (Gn 1.20-23). No sexto dia, ele criou os animais terrestres e o homem (Gn 1.24-28). No sétimo dia Ele concluiu a sua obra e descansou (Gn 2.1-3). Em cada ser criado, contudo, Deus observa a sua criação e afirma ter sido "boa", mas ao criar o homem conforme a sua imagem, Ele afirma que aquilo foi "muito bom" (Gn 1.31). O que isso quer dizer?



definir biblicamente imagem de deus



Muito embora Deus soubesse tudo o que os seres humanos se tornariam e fariam, até mesmo nossa queda em pecado, a Bíblia afirma que nós somos semelhantes a Deus de maneira que não se aplica a nenhuma outra criatura. Essa verdade é demonstrada na Escritura tanto antes quanto depois da queda, conforme podemos ler abaixo:


O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem. 1 Coríntios 11:7

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Tiago 3:9

Isso significa que quando Deus nos criou, Ele nos fez para sermos portadores da sua imagem e semelhança. Isso foi feito de tal modo que, mesmo após a queda, ainda carregamos conosco intrínseca e irrevogavelmente a imagem e a semelhança de Deus. O caminho bíblico para entendermos o que isso significa está exposto nos versículos demonstram a criação do ser humano. Vejamos:


Fomos feitos para manifestar a glória de Deus, mas não somos divinos!

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; Gênesis 1:26a

Fomos criados para atuar como regentes da criação

e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Fomos feitos com distinções que nos complementam, sem com isso diminuir o nosso valor. Cada ser humano, homem ou mulher, rei ou plebeu carrega da mesma forma a imagem de Deus

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Fomos feitos para multiplicação e para dominarmos o mundo

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28

Recebemos o mandato cultural de cultivar e guardar o mundo onde fomos inseridos

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Gênesis 2:15

Como imagem de Deus, o homem deveria resplandecer a Sua glória e bondade. Ser um regente fiel e benevolente da criação. Administrar os recursos com responsabilidade. Deus dotou o homem desse potencial e capacidade. Observe Adão antes da queda: ele analisou e nomeou todos os animais. Ele cuidou do jardim de Deus, extraindo dele o seu sustento e exercendo o mandato cultural para a glória de Deus. O plano divino envolvia que o homem desenvolvesse todos os seus potenciais a fim de cada vez mais glorificar a Deus. A fé e o saber não brigam, o que briga com a fé é o nosso orgulho em não rendermos glórias somente a Deus.



A Bíblia nos oferece uma visão grandiosa do que significa ser humano



A percepção bíblica sobre o homem é extremamente superior a todos os outros segmentos de estudo. Para a biologia, somos uma espécie chamada de Homo sapiens, mamífera, vertebrada e racional. Para a filosofia, somos um ser vivo, material que é unidade e totalidade ao mesmo tempo. Na sociologia somos um indivíduo capaz de viver em sociedade, influenciando e sendo influenciado. Nenhum deles atribui ao homem o tamanho da dignidade que encontramos na Escritura: o homem é imagem e semelhança de Deus.


Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem. Gênesis 9:6


O efeito do pecado na imagem de deus em nós


É fato que o pecado desfigurou a imagem de Deus em nós, algo que estudaremos nas próximas semanas. Quando vemos homens e mulheres entregues ao pecado e a libertinagem, sem limites, escravos de vícios, ideologias e maus hábitos, certamente questionaremos se de fato somos semelhantes a Deus. Há em Gênesis 5.3 uma referência que talvez demonstre que embora o homem em pecado ainda carregasse consigo fragmentos da imagem de Deus, havia algo diferente do original na descendência de Adão. Vejamos.


E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. Gênesis 5:3

Após a queda, os descendentes de Adão ainda tinham a imagem de Deus, mas aparentemente, a mesma imagem maculada pelo pecado que ele trazia consigo! O testemunho da Escritura, contudo, é o de que Deus trabalhou ativamente para restaurar sua imagem em nós.



O plano de deus de restaurar em nós a sua imagem


O desejo do Senhor é levantar, por intermédio da igreja, uma geração de homens e mulheres perdoados, justificados e que estão paulatinamente se tornando como Cristo Jesus, "em justiça e retidão". Dos bilhões de pecadores que habitam na Terra, Deus elegeu antes da fundação do mundo homens e mulheres que, perdoados pela graça de Cristo, cresceriam em santificação para se tornarem aquilo que Ele pretendia desde o princípio.


Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:4,5

Resgatados da sua vã maneira de viver pelo Senhor Jesus Cristo, estes homens e mulheres passar a se revestir do novo homem, criado em Cristo Jesus para as boas obras. Aqueles que se arrependem de sua vida de pecados e colocam sua confiança em Cristo são feitos novas criaturas pelo poder de Deus, para expressarem todo o amor e toda a bondade que Deus planejou para nós e que existia em Adão e Eva antes da queda.


Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e retidão. Efésios 4:22-24
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17
E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:10,11

Deus não quer que sejamos garranchos, mas representações belas, vívidas e coloridas de Sua glória, amor e poder!


criados em cristo jesus para as boas obras


Infelizmente, a Igreja brasileira parece ter perdido a mão sobre o seu propósito em Cristo Jesus. Quando vejo o tempo que nossos irmãos gastam gravando dancinhas no Tik Tok, replicando piadas indecentes no Reels, fazendo tutoriais de beleza com músicas eróticas e sexualizadas ou aceitando o ridículo para ganhar likes e curtidas nas redes sociais, percebo o quanto falta "evangelho" correndo em nosso sangue! Vivemos em uma sociedade que nos pressiona a entrarmos no caminho da representatividade, do reconhecimento, da necessidade de sermos aceitos. E em nome disso, temos negociado nossos valores e deixando de lado os ensinamentos da Escritura. Nosso maior erro é querermos ter "sucesso" em um mundo para o qual deveríamos ter morrido. Deus não nos chamou para sermos relevantes, Ele nos chamou para sermos santos! Quando estivermos diante do tribunal de Cristo, a fim de recebermos nosso galardão, não seremos questionados sobre quantas curtidas ou seguidores tivemos em vida, mas o quanto crescemos em justiça e retidão. Fomos chamados a nos tornarmos conforme à imagem de Cristo e não para nos amoldarmos à imagem deste mundo secularizado.


Aqueles que foram salvos pela graça são feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para as boas obras! A vida que o Pai Celestial preparou para nós é maravilhosamente bela e devemos vivê-la intensamente, a fim de glorificarmos ao Senhor. Acredito que aqui exista a necessidade de reformarmos um pouco nosso pensamento sobre isso.


Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2:10

Alguns de nós podem ser oriundos de fragmentos do movimento pentecostal brasileiro, que ao longo de sua história criou uma dicotomia estranha dividindo a vida em secular e espiritual. Desta forma, valoriza-se como "espiritual" aquilo que trazia o nome de Deus ou remetia a religião e como "secular" aquilo que não podia ser associado diretamente às doutrinas e valores da igreja. Essa forma de se pensar é biblicamente insustentável. Para pessoas espirituais, tudo é espiritual! O lema reformado inspirado em 1 Co 10.31 conclama os cristãos a viverem toda sua vida para a glória de Deus. Para o Senhor, cada detalhe da vida conta: onde estudamos, onde comemos, com quem nos relacionamentos, qual segmento acadêmico escolheremos para nossa formação, o local onde moraremos, a empresa onde trabalharemos, tudo deve ser vivido para a glória de Deus.


Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele. 1 Pedro 2:12

Por isso, não deve ser considerado imoral estudar, trabalhar, capacitar-se, ganhar dinheiro, investir, poupar, constituir patrimônio para deixar uma vida mais estável para a família. A vida que vivemos se reflete por gerações! Se eu viver para a glória de Deus, alegrarei meus pais e deixarei uma base melhor para que meus filhos comecem sua vida. Diferente do que pensam os progressistas atuais, isso não é uma cultura de privilégios, mas o resultado de uma vida sensata, previdente e honrada. Embora nossos começos possam ser diferentes pelos inumeráveis resultados da desigualdade, todos nós podemos direcionar nossas vidas no caminho reto, das boas escolhas e decisões e com isso, honrarmos a Deus com a vida que recebêmos.


Nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, o tornar-se como Cristo, são parte do plano de Deus a nosso respeito. A salvação cristã é mais do que apenas sermos perdoados. Eu defino a salvação com três letras "P", perdão, posição e propósito. A fim de resgatar o homem em sua totalidade, Deus:


  • Nos perdoou, nos livrando da culpa do pecado, Ef 4.32

  • Nos justificou, nos livrando da alienação da presença de Deus, Rm 5.1

  • Nos deu propósito, nos livrando de uma vida vazia e sem significado, Salmo 138.8


Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1

O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos! Salmo 138.8

Se formos corajosos em mergulhar em uma vida profunda por Cristo, seremos plantados por Ele em lugares onde poderemos exercer influência positiva e transformadora, enchendo o mundo com o conhecimento da glória de Deus. Como portadores da imagem divina, como pessoas que estão se tornando a cada dia mais parecidas com Cristo, devemos ter coragem de vencer o templismo para vivermos o evangelho pleno perante uma sociedade alienada e corrompida, para que se cumpra a palavra de Deus a nosso respeito.


Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16

conclusão


Uma vez que somos portadores da imagem de Deus restaurada e estamos nos tornando cada dia mais parecidos com Cristo, precisamos ser neste mundo "seus pés e suas mãos", para desta maneira, cumprirmos o mandato cultural, ocupando o nosso lugar na sociedade e levando a bondade e a misericórdia de Deus aos corações pela pregação do evangelho! No pacto da graça, o povo da aliança cumpre seu propósito levando o arrependimento à todas as nações proclamando a palavra de Deus.


Seja com a Bíblia na mão, operando um paciente, consertando um veículo, fazendo doces, atendendo clientes, vendendo autopeças, entregando encomendas, fazendo vigilância, faça tudo de forma a agradar ao Senhor e fazer o seu nome conhecido! Agindo assim, seremos uma igreja viva, operosa e que vive como um sinal histórico do Reino de Deus. Esse é o meu desejo para cada um de nós nesta manhã!


Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.748 visualizações0 comentário
bottom of page