top of page
Buscar

Exercite-se na Piedade - Sermão de 13/11/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023




Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser. 1 Timóteo 4:7,8


Introdução


Todo mundo que inicia uma dieta e quer checar os resultados alcançados corre para a balança esperando ver o ponteiro diminuir, não é verdade? A boa notícia é que mesmo que os números não tenham mudado depois de algum tempo de prática de exercícios e uma reeducação alimentar, é possível que o emagrecimento tenha ocorrido. A resposta tem a ver com as diferenças entre perder peso e emagrecer de fato. A disciplina ela é exigida, para manter o resultado.



OS DIAS DO APÓSTOLO PAULO

Os dias dos apóstolo Paulo, por incrível que pareça, não eram tão diferentes dos nossos nessa questão de cuidado com o corpo.

Cada cidade grega tinha um ginásio de atletismo e Éfeso não era uma exceção. Os jovens normalmente gastavam muito do seu tempo nesses ginásios, especialmente entre os 16-18 anos de idade.

Esse treinamento rígido com o corpo era vital em uma sociedade onde a maioria dos trabalhos eram braçais e exigiriam um certo treinamento do corpo.

Não só a questão do trabalho braçal era uma realidade mas também os jogos de atletismo eram grandes eventos daquela época.

Então Paulo olha para uma atividade muito comum de sua época e compara essa atividade com a vida cristã, com a piedade.


É por isso que no verso 7, ele vai dizer: exercite-se na piedade.

No verso 8: O exercício físico é de pouco proveito


Paulo está a incentivar Timóteo a desenvolver, crescer e praticar a piedade. A expressão que é usada "exercita-te" está relacionada com a pratica, com esforço, com a decisão de praticar até que alcance os seus objetivos, neste caso o objetivo é que seja um homem piedoso!


Paulo lembra que a piedade é um estilo de vida, que é proveitoso não somente para esta vida terrena, como o exercício físico, mas que vai mais além na sua importância...a piedade é proveitosa até para a vida eterna.


Timóteo como pastor, poderia pensar que lhe era necessário saber para ensinar aos outros, mas Paulo lembra-o que ele mesmo precisava exercitar-se, praticar e estar a tento a que a sua própria vida fosse piedosa. Não somente falar aos outros, mas viver ele mesmo! Para nós, esta palavra deve motivar-nos a cada dia disciplinarmo-nos, exercitarmo-nos a nós mesmos à piedade. Assim como que pratica um desporto e quer alcançar resultados, e por isso tem que se esforçar, praticar, exercitar e prosseguir para que experimente os resultados.


Quando fala-se em piedade, as pessoas têm uma ideia de comiseração, compaixão, pena. Mas essa não é a piedade cristã.


O grande reformador João Calvino deu bastante ênfase sobre a piedade em seus escritos. Ele definiu da seguinte forma: “A verdadeira piedade consiste em um sentimento sincero que ama a Deus como Pai, ao mesmo tempo em que o teme e o reverencia como Senhor, aceita a sua justiça e teme ofendê-lo mais do que teme a morte”.1 Ser piedosa é ansiar por conhecer mais a Deus (teologia) e ter mais comunhão com Ele; ter como mais profundo interesse Deus mesmo, e as coisas de Deus. Viver uma vida em submissão e temente ao Soberano Criador, Amigo e Conselheiro.

Na exortação de Paulo a Timóteo, diversos princípios para o exercício da piedade aplicáveis a nós, em nossos dias. O primeiro é a responsabilidade pessoal. Paulo disse: “Exercita-te pessoalmente”. Timóteo era pessoalmente responsável por seu progresso na piedade.


Seguindo o conselho de Paulo, devemos dedicar-nos com toda a motivação, em cada dia e oportunidade à vida de intimidade com Deus. Os resultados (transformação da mente, coração cheio de coisas boas, amor a Deus, fruto do Espírito Santo) aparecerão e a motivação vai aumentando e assim cada vez mais exercitadas na piedade.



1. ler a bíblia todos os dias; Oração, Devocional.


A leitura bíblica é muito importante para sua vida espiritual. Pois é uma maneira de alimentar o espírito e por isso, deve ser praticada diariamente. A bíblia é a palavra de Deus e nela está toda orientação que precisamos para ter uma vida cheia da presença do nosso Pai celestial. Esse hábito além de fortalecer sua fé, também te ensina o caminho que você andar e como conduzir as escolhas que você precisará fazer ao longo da vida.

Porque esta palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por esta mesma palavra, prolongareis os dias na terra à qual, passando o Jordão, ides para a possuir.
Deuteronômio 32:47

1. Mostra o caminho para as nossas vidas

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." Salmos 119:105

2. É útil e nos prepara

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

3. Nos transforma

"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração.” Hebreus 4:12

4. Nos ajuda a não pecar

"Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Salmos 119:11

5. É ferramenta de proteção

"Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia." Provérbios 30:5
"Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus." Efésios 6:17

Nós, cristãos da época presente, não diferimos muito dos judeus do tempo de Ezequiel, dos quais Deus disse:

“O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática” (Ezequiel 33.31).

Deus prossegue dizendo a Ezequiel que para seus ouvintes ele não passa de um cantor que tem bela voz e que toca bem um instrumento. Para os judeus ele era apenas um Ator, porque não tinham intenção alguma de pôr em prática o que ouviam.


"Senhor, o que quer que faças conosco, não tires a Bíblia de nós; mata nossos filhos, queima nossas casas, destrói nossos bens, mas poupa-nos tua palavra.

Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2

2. Oração


A oração é o derramar de modo sincero, consciente e amoroso o coração ou a alma diante de Deus, por meio de Cristo, no poder e ajuda do Espírito Santo, buscando as coisas que Deus prometeu, ou que estão em conformidade com a Sua Palavra, para o bem da igreja, com fiel submissão à Sua vontade.


Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:6

A prática da oração é preponderante na vida do cristão. Tendo como objetivo geral analisar a importância da oração na vida cristã e os seus efeitos. Apresentando como objetivo específicos pessoas que tiveram uma vida de oração. Tendo-se escolhido o tema por se tratar a oração uma das práticas cristã que nos fará estarmos mais íntimos de Deus.

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, através da oração e pela súplica, com ações de graças” Fp 4.6).

Jesus nos deu o exemplo dessa aproximação com o Pai através de palavras, ou seja, nos deu o exemplo de uma vida de oração e nos ensinou para assim fazermos também, nos ensinando a oração do Pai Nosso descrita no evangelho de Mateus: 6:9 como uma oração modelo, e nos versículos anteriores, versículo: 6, que ele diz as multidões no decorrer do seu sermão da montanha, dizendo: Mas quando você for orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.


O Santo Espírito nos ajuda a orar de forma certa, levando-nos a perceber a necessidade de falar com Deus e colocando em nós esse santo desejo. Ele nos leva a arrepender-nos de nossos erros e nos aproximar de Deus para que peçamos perdão. Ele que nos ensina a orar e, em alguns momentos, ora em nosso lugar.

O próprio Apostolo Paulo nos alertou em 1Tessalonicenses: 5:17, quanto o viver no espirito de oração, quando ele diz nesse versículo: Orai sem cessar. Ou seja, estarmos orando constantemente, diariamente vivendo no espirito de oração.


3. Culto Familiar ou doméstico


O culto familiar deve ser realizado com reverente, sincera e simplificadamente. Para que então, os pequeninos recebam as suas primeiras impressões e formem a sua concepção inicial a respeito do Senhor Deus. Precisa-se ter grande cuidado para não dar a eles uma falsa ideia sobre o caráter Divino, e para isto, deve-se preservar o equilíbrio ao comunicar sobre a Sua transcendência e imanência, Sua santidade e Sua misericórdia, Seu poder e Sua ternura, Sua justiça e Sua graça.

O exemplo de Abraão, o pai da fé e o amigo de Deus. Foi através de sua piedade doméstica que ele recebeu a bênção do próprio Deus:

“Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo” (Gênesis 18:19)

Um antigo escritor bem disse, “Uma família sem oração é como uma casa sem telhado, aberta e exposta a todas as tempestades”. Todo o nosso conforto doméstico e misericórdias temporais, emanam da benignidade do SENHOR.

“porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15)

Primeiro, o culto em família prevenirá muitos pecados. Ele gera temor na alma, transmite um senso da majestade e autoridade de Deus, determina solenes verdades diante da mente, e derrama bênçãos de Deus sobre o lar. Piedade pessoal no lar é um meio mais influente, abaixo de Deus, para estimular a piedade aos pequenos. Crianças são, em grande parte, criaturas de imitação, dedicando-se a copiar o que observam nos outros.

“Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e instituiu uma lei em Israel, e ordenou a nossos pais que os transmitissem a seus filhos, a fim de que a nova geração os conhecesse, filhos que ainda hão de nascer se levantassem e por sua vez os referissem aos seus descendentes; para que pusessem em Deus a sua confiança e não se esquecessem dos feitos de Deus, mas lhe observassem os mandamentos” (Salmo 78:5-7).

O culto pode ser iniciado com breves palavras de oração invocando a presença e bênção de Deus. Pode-se seguir com uma pequena passagem da Sua Palavra, com breves comentários sobre a mesma. Dois ou três versos de um Salmo ou hino podem ser cantados. Encerra-se com uma oração de entrega nas mãos de Deus. Ainda que possamos não ser capazes de orar com eloquência, podemos orar sinceramente. As orações breves são as que geralmente prevalecem.

e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. (2 Timóteo 3:15)





CONCLUSÃO


“Deus já nos prescreveu um modo no qual Ele será glorificado por nós, a saber, a piedade, que consiste na obediência à Sua Palavra. Aquele que excede estes limites não consegue honrar a Deus, mas, ao contrário, O desonra.”


Obediência à Palavra de Deus significa buscar refúgio em Cristo para o perdão de nossos pecados, conhecê-Lo através de Sua Palavra, servi-Lo com um coração amoroso, realizar boas obras como gratidão por Sua bondade e exercer uma abnegação que chega ao ponto de amarmos nossos inimigos. Esta resposta envolve uma total rendição a Deus mesmo, à Sua Palavra e à Sua vontade.


A TEOLOGIA E A PIEDADE FORMAM UM CASAMENTO!



Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

469 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page