top of page
Buscar

eu e a idolatria - Sermão de 30/4/2023

Adoracao ao egoísmoo



“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.” (1 Coríntios 10:14)


Introdução


Você já parou para pensar o quanto somos idólatras? O quanto dependemos de outras coisas e colocamos nossa confiança em objetos ou pessoas que não são o Deus verdadeiro?


A televisão e a mídia nos ensinam isso:

Antiga propaganda do refrigerante Sprite : “Imagem não é nada, sede é tudo, satisfaça sua sede!”


Todas essas propagandas e muitas outras apontam na direção de objetos, fazendo deles extremamente necessários e fundamentais para a nossa vida, como se a vida não pudesse continuar sem o que é oferecido pelo anúncio.

Influenciados pela Teologia da Necessidade, compramos a ideia do mundo ao nosso redor. Pensamos que precisamos de certas pessoas ou coisas sem as quais jamais poderemos viver. Mas esse quadro não é novo, ele aparece diversas vezes na Bíblia, como no texto de Êxodo 32.

A mente do homem é como um depósito de idolatria e superstição; de modo que, se o homem confiar em sua própria mente, é certo que ele abandonará a Deus e inventará um ídolo, segundo sua própria razão — João Calvino

Essa palavra tem sua origem no grego e é formada por dois vocábulos: eidolon (ídolo) + latria (adoração). Daí se origina seu significado adoração aos ídolos.


O conceito de idolatria, é colocar algo ou alguém no lugar que deveria ser apropriadamente ocupado somente por Deus. Isso está errado.


A idolatria é definida por seus sujeitos tanto quanto por seus objetos; somos idólatras constitucionalmente, e é por isso que transformamos as coisas em ídolos. Colocamos essas coisas no lugar que Deus deveria ocupar porque convém ao nosso egocentrismo fazê-lo, mesmo que as coisas que colocamos venham a nos escravizar e tiranizar. Colocamos ídolos físicos que representam deuses naquele lugar porque os vemos como coisas que podem ser controladas por nós: podemos apaziguá-los, satisfazê-los e manipula-los por meio de nossos rituais, nossa adoração e nossas ofertas.


Os ídolos das nações não passam de prata e ouro, feitos por mãos humanas.Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não podem ver; têm ouvidos, mas não podem escutar, nem há respiração em sua boca.Tornem-se como eles aqueles que os fazem e todos os que neles confiam. Salmos 135:15-18

Yahweh não é assim, mas “os deuses” são. Quando nos aproximamos de Deus, o fazemos em seus termos; quando nos aproximamos de nossos ídolos, o fazemos em nossos termos, visto que eles são realmente as coisas que nós criamos para serem colocadas no lugar devido a Deus. Quando esses ídolos nos escravizam, é o nosso eu que nos mantém prisioneiros, porque no nosso eu é onde o pecado habita.


Quando colocamos outras coisas naquele lugar (sexo, dinheiro, sucesso, status, etc.), o mesmo problema está em jogo: o eu é idólatra porque é autocentrado e não centrado em Deus, e ter ídolos de todos os tipos é a maneira mais fácil de satisfazer os anseios do eu, até que os anseios piorem e os ídolos se tornem menos recompensadores. O caminho fácil para a gratificação nos leva a nos tornamos propriedade daquilo que pensávamos que serviria aos nossos desejos.


Deus criou os seres humanos para refleti-lo, no íntimo de nosso ser, somos criaturas reprodutoras de imagem refletimos o nosso Criador.


A origem da idolatria


Adão ao abandonar seu compromisso com Deus e deixar de refletir sua imagem, reverenciou outra coisa no lugar de Deus e tornou-se semelhante ao novo alvo de adoração. Logo, a essência do pecado de Adão foi dar as costas para Deus e trocar a reverência ao Criador por um novo objeto de adoração, a que o primeiro homem veio assemelhar-se.

Adão e Eva e seus descendentes foram criados para ser conforme a imagem de Deus a fim de refletir seu caráter e sua glória, e encher a terra com esses atributos (Gn 1.26-28).


Adão trocou sua fidelidade a Deus pela fidelidade a ele próprio e talvez também a Satanás, uma vez que passou a se assemelhar em alguns aspectos ao caráter da serpente. Adão ter deixado de confiar em Deus para confiar na serpente significa que ele não mais refletia imagem do Criador, mas deve ter começado a espelhar a imagem da serpente.

“No dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal” (Gn 3.5).

A idolatria é a mãe do pecado. Adão amou mais o eu do a Deus, egolatria quis o lugar de dEle, semelhante a satanás.

Então o Senhor Deus: Agora o homem tornou-se como um de nós e conhece o bem e o mal. Não suceda que estenda a mão e tome também da árvore da vida, coma e viva eternamente. Por isso, o Senhor Deus o mandou para fora do jardim do Éden para cultivar o solo, do qual fora tirado (Gn 3.22,23).

Teologia do imediatismo


Demorou apenas quarenta dias, desde quando Moisés foi falar com Deus no Monte Sinai, para que os israelitas caíssem na idolatria. Mesmo depois de testemunhar os milagres que os libertaram do Egito, eles exigiram que Aarão fizesse um novo deus para eles adorarem. (Êxodo 32:1-2)

Quando o povo viu que Moisés demorava a descer do monte, reuniu-se ao redor de Arão e disse: "Tome uma providência! Faça para nós deuses que nos guiem. Não sabemos o que aconteceu com esse Moisés, que nos trouxe da terra do Egito para cá". Arão respondeu: "Tirem as argolas de ouro das orelhas de suas mulheres e de seus filhos e filhas e tragam-nas para mim". Êxodo 32:1,2

Eles queriam adorar algo concreto, que seja palpável, em coisas, imagem, animais.

Seus ídolos não passam de objetos de prata e ouro, formados por mãos humanas.Têm boca, mas não falam; olhos, mas não veem.Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz, mas não respiram.Têm mãos, mas não apalpam; pés, mas não andam; garganta, mas não emitem som. Aqueles que fazem ídolos e neles confiam são exatamente iguais a eles. Salmos 115:4-8

Podemos pensar: "Como isso é possível depois que eles experimentaram tão fortemente a bondade de Deus?

Enquanto eles foram fiéis para servir a Deus, as coisas correram bem para Israel. Assim que eles se voltaram para outros ídolos, as coisas começaram a piorar seriamente. E ainda assim, vez após vez, os israelitas se afastaram de Deus. Eles foram iludidos pelas riquezas, por outros costumes e ensinamentos diferentes.

"Não terás outros deuses diante de Mim." Êxodo 20:3

O Antigo Testamento é rico em exemplos, tanto bons quanto maus, que permanecem tão relevantes nos dias atuais. Eles servem como um conto de advertência para nossas próprias vidas.

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Mateus 22:37
Assim diz o Senhor: Que injustiça acharam vossos pais em mim, para se afastarem de mim, indo após a vaidade, e tornando-se levianos? Jeremias 2:5


Minhas Idolatria - mais do que bezerros de ouro

Hoje a idolatria continua sendo uma ferramenta poderosa que o diabo usa para nos afastar de Deus. No entanto, agora ela assumiu muitas formas diferentes. Assim como nas histórias do Antigo Testamento, existem muitos prazeres da vida ou bens materiais que desviam nossa atenção de servir a Deus. Alcançar essas metas terrenas pode nos consumir. Muitos fariam rapidamente qualquer ação imoral necessária para satisfazer seus desejos.

A idolatria deste século pode assumir várias formas, mas uma das mais comuns é a adoração do dinheiro e do materialismo. Isso pode ser visto em uma sociedade obcecada pelo consumo, pelo sucesso financeiro e pela acumulação de bens materiais.


Adoração pela ganância

Porque quando nos apegamos ao dinheiro com exagero ou nos deixamos dominar pela vontade excessiva de enriquecer, tiramos Deus do foco de nossa vida completamente.

O apóstolo Paulo alertou sobre a idolatria do dinheiro em sua carta a Timóteo, dizendo:


pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos. 1 Timóteo 6:10
Adoracao ao Trabalho

Deus esta sendo deixado de lado até mesmo por causa de uma série de desculpas: ‘’Eu trabalho demais e estou sempre cansado’’, ou ‘’não tenho tempo’’.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.” Colossenses 3:1-2
Adoração ao egoísmo

Que significa personalismo; importância excessiva a si mesmo, mania de falar de si, sentimento exagerado da própria personalidade, do próprio valor. – E desta prática, surge à ideologia filosófica do “EUTISMO”, que enfatiza, incentiva é até dissemina a ideia de que “o homem é o seu próprio deus”. E alimenta a ideia do Sou o deus EU.

“Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos.” (2 Tm.3.2)

Adoração à beleza e ao corpo perfeito

A busca pela beleza e pelo corpo perfeito pode levar a uma idolatria da aparência física, colocando-a acima da saúde mental e espiritual. O apóstolo Pedro adverte sobre a importância de não colocar a aparência física acima do interior. dizendo em :


"Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus."1 Pedro 3:3-4
Adoração ao sucesso e à carreira:

A busca pelo sucesso profissional pode levar a uma idolatria da carreira e do dinheiro, colocando-os acima de Deus. O livro de Eclesiastes nos lembra que o sucesso e a riqueza são transitórios e vazios sem a presença de Deus em nossas vidas.

"Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda. Também isso é vaidade."Eclesiastes 5:10
Adoração a imoralidade sexual

Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.


CONCLUSÃO


VOCÊ É AQUILO QUE AMA. / VOCÊ SE TORNA AQUILO QUE VOCÊ ADORA

MAS PODE SER QUE VOCÊ NÃO AME O QUE PENSA QUE AMA OU ADORA.


Nosso coração é moldado fundamentalmente por tudo o que adoramos. Talvez sem perceber, somos ensinados a amar deuses rivais em lugar do verdadeiro Deus para o qual fomos criados. Embora tenhamos a intenção de moldar a cultura, nem sempre temos consciência de quanto a cultura nos molda. o poder formador da cultura e as possibilidades transformadoras das práticas cristãs, redirecionando nosso coração para o que de fato merece nossa adoração.


Sempre que a nossa vida espiritual nos faz pensar que somos bons ou, sobretudo, que somos melhores do que os outros, podemos ter certeza de que não é Deus que está atuando em nossas vidas, mas sim o demônio. A verdadeira prova de estar na presença de Deus é quando nos esquecemos completamente de nós mesmos ou quando nos consideramos um pequeno e vil objeto. É preferível esquecermo-nos completamente.

O CORAÇÃO DO HOMEM E UMA FABRICA DE ÍDOLOS – João Calvino

Nosso coração é moldado fundamentalmente por tudo o que adoramos. Talvez sem perceber, somos ensinados a amar deuses rivais em lugar do verdadeiro Deus para o qual fomos criados. Embora tenhamos a intenção de moldar a cultura, nem sempre temos consciência de quanto a cultura nos molda. o poder formador da cultura e as possibilidades transformadoras das práticas cristãs, redirecionando nosso coração para o que de fato merece nossa adoração.


diagnostico

“Dizendo-se sábios, tornaram-se “LOUCOS” e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.” Romanos 1:22,23


DEUS USA O CATIVEIRO COMO FERRAMENTA PARA TIRAR A IDOLATRIA NO CORAÇÃO DO POVO DE ISRAEL; SOBRARAM SOMENTE OS REMANESCENTE.

HOJE TEMOS MUITA PESSOAS DESTRUÍDAS,CASAMENTOS,VIDA ESPIRITUAL,FAMÍLIA,EMPREGO.

A FERRAMENTA QUE DEUS USA E A LUZ DE ROMANOS 12.


Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2





Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

183 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page