top of page
Buscar

DISCIPULADO, FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO- SERMÃO DO DIA 28/07/2024


IGREJA ACOLHEDORA


DISCIPULADO: FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO


Hoje encerra-se essa série de reflexão sobre “uma igreja acolhedora”. Até agora refletimos sobre o que é uma igreja acolhedora, onde entendemos que uma igreja acolhedora é uma igreja que está pronta pra aceitar, acolher e discipular todo tipo de pecador, levando pessoas de qualquer nicho cultural e social a uma experiência transformadora com Jesus.

E hoje, vamos entender um pouco sobre como um bom discipulado, bíblico, cheio da graça de Deus e acolhedor pode ser uma grande ferramenta para a transformação de pecadores culpados para pecadores justificados.


Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. (João 8.31)

Esse mês passamos os domingos falando sobre acolhimento, sobre como acolher cada indivíduo que adentrar essa porta com tanto amor e compaixão dando-lhe um abraço tão carinhoso a ponto de a pessoa achar que está sendo abraçada pelo próprio Senhor Jesus.


Pois bem, essas pessoas estão chegando, e vão chegar mais. E então? Será que todas essas pessoas realmente estão comprometidas com Cristo? – Isso, saberemos de fato no processo do discipulado. Uma frase muito esclarecedora pra essa pergunta é: - “O discipulado é a nossa ferramenta para trabalharmos nessas vidas”.


Pois quando a igreja entrega e aplica um bom ensino e uma boa experiência de discipulado, automaticamente acontecerá uma metamorfose na vida desse pecador, com uma conversão genuína e uma vida dedicada ao Senhor Jesus, ou simplesmente ele vai entender que, Deus e o pecado não combinam, e que não é possível estar com Ele e com sua igreja mantendo-se enamorado de velhos pecados.


Ah, entendi a importância do discipulado! Então vamos mandar todos pra turma do curso de discipulado e de membresia que já vão sair formados e prontos pra entrar no céu! Não é bem assim! Cada um de nós fazemos parte dessa missão, cada membro da igreja tem sua parcela de contribuição no discipulado cristão.


DEFININDO O QUE É DISCIPULADO


É um processo fundamental na vida cristã, no qual um cristão, mais maduro na fé, chamado de discipulador, auxilia outro cristão, que é o discípulo, e o ajuda em seu crescimento espiritual o auxiliando no aprendizado de conhecer a Deus e a sua Palavra.


No curso de discipulado, que leva cerca de 1 hora cada lição, o discípulo adquire o conhecimento teórico de quem é Deus, valores de Jesus, aprende como desenvolver as virtudes de Jesus, compreende várias doutrinas bíblicas, entre outras coisas. Mas é no chão da igreja, na comunhão com os irmãos na fé que ele vivencia na prática o que é ser cristão, o que é sentir o próprio Deus nos moldando a cada instante, e nos tornando cada vez mais parecidos com Ele.


Para entendermos melhor o papel que cada um de nós temos como discipulador, tenho algo a compartilhar com a igreja. A alguns meses tenho separado um dia do mês em minha casa, como o “dia dos Homens”, o dia em que dedico para ensinar meus dois filhos “coisas de homem” na prática. Certo dia os levei pra caçar insetos, encontramos vários grilos, que eles não estavam conseguindo pegar devido a agilidade desses insetos, e após eu mostrar a maneira mais fácil de conseguir pegar o pequeno grilo, os dois conseguiram sair a caça e pegaram vários, e agora eles dão conta de matar a maioria dos insetos (hoje minha esposa não tem preocupação quando aparece alguma barata em casa).


Onde quero chegar com isso? Além de ensinarmos a Teoria, precisamos ensinar na prática, e o melhor lugar pra viver o aprendizado do discipulado é dentro de uma igreja, junto com a comunidade cristã, ou seja, cada um de nós aqui é um discipulador, e cada pessoa que entra aqui quer aprender com você e comigo, o que é ser um discípulo de Jesus.


JESUS, O MESTRE

Antes de discipularmos outra pessoa, precisamos entender que todos nós somos discípulos de um só Mestre, o Senhor Jesus.


Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. (João 13.13)

As multidões, os fariseus, os publicanos e os discípulos de Jesus o reconheciam como Mestre. Ele mesmo se apresenta como tal. Ele não era um mestre entre outros mestres, Ele é “O Mestre”, no singular, podemos dizer “o Mestre dos mestres” porque Ele é o professor e também é a lição, Ele é o pregador e também o conteúdo da sua pregação.


Aqueles que seguem Jesus pela fé são conhecidos como seus discípulos. Aprendizes que adquirem e recebem o conhecimento do seu mestre, através dos seus ensinamentos, sejam por palavras, comportamento e até pelo caráter do mestre em atitudes diante das circunstâncias difíceis da vida, em outras palavras, discípulos imitam e replicam Jesus.


IMITAR AQUELES QUE ESTÃO SEGUINDO A CRISTO


Um dos discípulos de Cristo, um dos mais ousados aos meus olhos foi o apóstolo Paulo, ele tinha tanta confiança no que havia aprendido de seu Mestre, que quando saiu a evangelizar e discipular chegou a dizer aos seus aprendizes:


Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. (1 Corintios 11.1)

Enquanto discípulos, somos chamados a imitar o nosso Mestre Jesus e também discipularmos outras pessoas, veja o que nosso mestre nos disse:


Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos. (Mateus 28.19,20).

Igual ao apóstolo Paulo, precisamos ensinar tudo o que aprendemos sobre o Evangelho da Graça, e não apenas com palavras, mas com atitudes, comportamento e um caráter Cristão. Os que estão no processo de discipulado precisam ver Cristo em nós. E como vão conseguir ver Jesus em nós?


Quando estivermos replicando o amor de Jesus


Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros (João 13.34)

O amor que Jesus nos ensina a praticar tem um poder incrível. Ele une as pessoas, transforma vidas e supera as barreiras. Quando amamos como Jesus amou, refletimos Seu amor ao mundo e mostramos Sua luz em um mundo muitas vezes marcado pela escuridão.


Isso significa que devemos amar mesmo quando é difícil, perdoar quando somos feridos e servir sem esperar algo em troca. Devemos estar dispostos a dar tudo de nós pelo bem dos outros, assim como Jesus fez por nós.


Ao notarem esse amor de Deus fluindo em nossas vidas, os discípulos desejarão sentir esse Amor, viver esse Amor e transmitir esse Amor. Esse Amor transforma vidas!


Quando estivermos replicando sua missão


E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". (Mateus 4.19)

A expressão “pescadores de homens” é uma declaração metafórica cujo significado indica aqueles que se ocupam em ganhar almas para o reino de Deus. Essa expressão foi aplicada por Jesus na ocasião da convocação de alguns de seus discípulos. O Mestre Jesus é um ganhador de almas nato.


Em essência, a promessa que Jesus fez aos seus discípulos também se estende a todos os seus seguidores genuínos, independentemente da época. Através do ministério de cada um daqueles primeiros pescadores de homens, o Evangelho avançou pelo mundo. Agora, cabe a nós continuar a honrosa tarefa de anunciar as boas novas da salvação em Cristo a todos os povos, tribos, línguas e nações.


Quando replicamos essa missão, nossos discipulando devem enxergar em nossas vidas o desejo ardente de retirarmos das trevas almas que estão ao caminho da perdição e trazermos para a maravilhosa Luz, que é o nosso Senhor.


Quando estivermos replicando sua humildade


Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2.5-8)

Jesus é o supremo exemplo de humildade na Bíblia. Ele, sendo Deus, esvaziou-se a si mesmo e tomou a forma de servo, aceitando a humanidade. Na Bíblia, outro notável exemplo da humildade de Jesus ocorreu quando Ele lavou os pés de seus discípulos. Ao realizar essa ação ele demonstrou de maneira prática o valor da humildade.


Quem é humilde costuma reunir outras virtudes, como sabedoria, nobreza, tolerância, gentileza e gratidão. Não se acha nem melhor nem pior do que ninguém; simplesmente age de forma cordial e respeitosa com todos: do mais simples morador de rua às mais altas autoridades dos poderes de um país.


Quando replicamos a humildade de Jesus, as pessoas querem ficar mais próximas da gente, são mais propensas a aceitar e aprender os ensinamentos que temos a oferecer sobre Jesus. Afinal quem gosta de ficar próximo de um arrogante e soberbo!


Quando estivermos replicando seu sofrimento


Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca". Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. (1 Pedro 2.21-23)

Como servos de Cristo, precisamos entalhar em nossos corações a necessidade de estarmos prontos e dispostos a sofrer o que vier ao nosso encontro. Afinal, Cristo fez tanto por nós! Deveríamos pensar: Apesar de ser completamente inocente, meu Senhor me serviu e deu a sua vida por mim. Por qual razão deveria recusar-me a servi-lo? Ele era inteiramente puro e sem pecado, mas se humilhou, derramou o seu sangue e morreu, apagando o meu pecado.


Quem pensa sobre a morte de Cristo sem se sentir tocado só pode ter sido feito de pedra! Pois se um mestre vai à frente e pisa no barro, é razoável que o seu servo o siga pisando no barro.


Assim, Pedro diz: “Para isso vocês foram chamados”. Para “isso” o quê? Para aguentar o sofrimento como Cristo o fez. Pedro está dizendo: “Se você deseja seguir a Cristo, não deve argumentar e reclamar quando for injustiçado. Você deve suportar e até perdoar”.


Lembre-se de que Cristo sofreu tudo por você, mesmo sendo completamente inocente.

Quando os novos convertidos veem que quando passamos por tribulações e sofrimentos aqui na terra, é um motivo a mais para nos desapegarmos desse mundo cheio de pecado e depositarmos ainda mais as nossas forças na grande esperança de um dia estarmos juntamente com o nosso Mestre, lá no lugar onde Ele foi nos preparar, um lugar de paz, sem dor, sem pesar, sem morte e sem pecado, eles ficarão ansiosos, como nós, aguardando o retorno do nosso grande Rei.


Quando estivermos replicando sua obediência ao Pai


E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2.8)

A obediência é um dos assuntos mais importantes na Bíblia. Obedecer a Deus implica colocar nossa fé nele. Jesus nos chama para uma vida de obediência como Ele mesmo foi obediente ao Pai.


Obediência é abrir mão da nossa vontade pessoal para fazer a vontade do Pai em nossa vida. Para que isso aconteça é necessário conhecer ao Senhor e confiar que o que Ele faz é sempre o melhor para nós. Isso é chave para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual.


Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". (João 14.21).

Obedecer é a maior prova de amor que podemos dar ao Senhor, e quando notarem que a nossa obediência aos mandamentos do nosso Senhor não é por medo, talvez de sermos lançados no inferno, ou de uma punição por causa de fracasso, mas sim uma obediência por Amor, os nossos aprendizes irão com certeza querer amar a Deus como nós O amamos. Devemos dar esse exemplo!

Obedecer a Deus é amá-lo e amá-lo é obedecer.


CONCLUSÃO


Discipulado não é algo que simplesmente acontece, nós precisamos ser intencionais em cultivar relacionamentos profundos e honestos com todas as pessoas que chegam até esse lugar, se identificam com a gente e permanecem conosco.


Embora possamos ter relacionamentos de discipulado em qualquer lugar, o lugar mais natural para que eles se desenvolvam é a comunidade da igreja local. Na igreja nós somos ordenados a nos reunirmos regularmente, a estimularmos uns aos outros a serem semelhantes a Cristo e também protegermos uns aos outros do pecado.


Mas irmão, eu entendi que preciso ser um bom discípulo de Jesus para poder ensinar outras pessoas a conhecer a Cristo, mas como posso ser mais proativo fora aqui da nossa reunião?


Alguns exemplos:


Talvez dois amigos decidam ler um capítulo do Evangelho de João e então discuti-lo durante um café ou um treino na academia.


Talvez dois homens de negócios leiam a cada semana um capítulo de um livro cristão e, então, conversem sobre ele no sábado, durante uma caminhada pela vizinhança com seus filhos.


 Talvez dois casais se encontrem uma vez por mês, à noite, para conversar sobre o que a Bíblia diz acerca do casamento.


Talvez uma piedosa senhora convide uma moça solteira mais jovem à sua casa, na tarde de uma terça-feira, para orar e estudar uma biografia cristã.


Talvez amigos vão juntos ao cinema e, depois, tomem um sorvete enquanto comparam a mensagem do filme com o que a Bíblia diz.


Talvez um pai e um filho se sentem na varanda e reflitam na glória de Deus sendo demonstrada em um pôr-do-sol.


Talvez você convide visitantes da igreja para almoçar e pergunte a cada um como eles vieram a conhecer a Cristo.

E por aí vai, deixe Deus te usar!


Por fim, somos todos discípulos de um Grande Mestre, e Ele nos deixou todos os seus ensinamentos registrados nas Sagradas Escrituras (Bíblia Sagrada) ela ainda é a fonte mais confiável para pesquisar e aprender sobre um Deus tão Maravilhoso e Poderoso quanto o nosso Deus.


Estejamos todos prontos pra receber na igreja de Cristo todos quantos o Pai escolheu para salvação, acolhendo-os com amor e ensinando-lhes as boas novas de salvação de nosso Senhor e Mestre Jesus.


Amém.

10 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page