top of page
Buscar

Mordomia Cristã - Sermão de 10/9/2023

Atualizado: 21 de set. de 2023




Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. - 1 Pedro 4:10


Introdução


Imagine um mestre de obras confiando a você a responsabilidade de construir uma ponte vital. Cada pedra colocada, cada junta soldada é um testemunho do seu compromisso. Da mesma forma, Deus nos confia dons e recursos, e nossa mordomia é como construir pontes para Sua graça e amor alcançarem outros corações.

Jesus passou grande parte do seu ministério ensinando sobre como devemos viver. Se reservarmos tempo para estudar e compreender os seus ensinamentos sobre mordomia na Bíblia, isso mudará a forma como gerimos o nosso tempo, dinheiro, bens e relacionamentos. Muitos cristãos hoje simplesmente associam a mordomia ao dízimo ou à realização de doações, mas a mordomia bíblica é muito mais profunda do que isso.



A mordomia bíblica ou vocação cristã está baseada na ideia de que Deus criou os seres humanos e os convidou para supervisionar Sua criação e administrar Seus recursos. Como discípulo de Cristo, somos conhecedores da vontade de Deus; somos conhecedores de sua revelação especial através das Escrituras. Ignorar a nossa responsabilidade quanto à mordomia cristã é desprezar a vontade do Senhor.


Somos influenciado pelo pensamento católico romano da ideal de que apenas o cristão do clero era a pessoa que se dedicava a vida e a seguir uma uma vocação religiosa. Era aquela famosa doutrina do homomecato dizia assim,

O homem mercador jamais poderá agradar a Deus

É aquela ideia de uma visão separada da vida cristã, que o verdadeiro cristão ideal que finalmente conseguiria agradar a Deus era apenas um cristão do clero, o cristão que estava ali dedicado a cumprir uma vocação religiosa. A Bíblia Sagrada como um todo, mas o novo testamento especialmente declara que essa divisão na vida cristã era uma divisão artificial arbitrária.


Que a vocação cristã era algo que o Senhor Deus administrava e Deus como doador da vida e dos nossos dons e talentos ele também espalhava de uma forma muito variada pelo ser humano pela raça humana, Então na verdade todo ser humano crente em Jesus Cristo pode agradar a Deus, a medida que ele descobrir a forma como Deus aceita ser agradado, aceita ser adorado e servido.

A doutrina da mordomia cristã ou doutrina da vocação vai nos ajudar a entender que nós não somos donos de nós mesmos, nós não somos propriedade de nós mesmos, a nossa vida não é mais nossa depois que nós conhecemos a Jesus, tudo que é nosso entre aspas, na verdade nós entendemos como sendo dons maravilhosos que Deus nos deu para podermos exercitá-los, praticá-los em prol do próximo de nós mesmos e pra glória de Deus afim de haja uma boa administração desses talentos que Deus nos deu lá no nascimento, com os dons naturais e depois com o novo nascimento os dons que ele nos dá,na vida da igreja, os ministérios. Tudo que existe. Então essa é a ideia de mordomia, não existe cristão bíblicos nesse mundo que não se enquadre na ideia de mordomia.


Como mordomos de Deus, somos responsáveis por tudo o que Ele nos dá, tanto materialmente como espiritualmente. Nossa mordomia se estende desde sobre o correto uso dos recursos do planeta, bem como sobre os bens, os dons, os talentos, o tempo e o conhecimento que recebemos, e até sobre os nossos corpos.

A mordomia cristã deve partir da verdade fundamental de que Deus é o criador e sustentador de todas as coisas. Isso quer dizer que Ele é o dono de tudo, e nada nos pertence. Temos o costume de falar que somos donos das coisas, mas na verdade somos simplesmente mordomos.

Vemos que tem muitas pessoas que tem essa dificuldade de entende; que o ofício religioso é no culto, é apenas quando você chega ali na igreja, naquele horário marcado você tem o seu exercício comunitário. Ela entende que a vida fora da igreja, e uma vida separada da vida cristã.

Me lembro de uma frase de um grande pregador Batista Spurgeon dizia;


Que na igreja são santos, no trabalho pagãos e nas suas casas demônios. -Charles Spurgeon

Então a pessoa tem uma tem um grau de comportamento, mas realmente algumas pessoas elas acabam entendendo a vida cristã dessa forma compartimentalizada que o ensino católico romanos favorecia muito na idade média. que adorar e agradar a Deus tem a ver apenas com o culto, tem a ver apenas com sua atividade na igreja, com a sua atividade religiosa. precisamos ouvirmos atentamente esta manhã a palavra de Deus, a sagrada escritura e vamos perceber que há um padrão de Deus em nossas vida.


Então, como é que a gente chegou nisso e por que isso pode ser extremamente danoso e perigoso? porque especialmente na vida da igreja evangélica brasileira, por essa igreja ser influenciada culturalmente pelo catolicismo romano, o Brasil é um país cuja cultura é muito influenciada pelo pensamento católico, ainda fica na nossa cabeça essa ideia de dicotômica. Aquela ideia que Franz Schenker chamava dos dois andares.


Existe um andar do céu que eu procuro fomentar ou desenvolver ou cultivar lá na igreja apenas no domingo e existe esse andar aqui da terra onde um outro conjunto de regras é que se aplicam.

As regras do secularismo, do humanismo, onde aqui é o homem como o lobo do próprio homem, ou seja, é uma luta constante, a ética geralmente é deixada de lado. Então esse pensamento medieval ainda tão presente no pensamento católico romano acabou fazendo com que os evangélicos brasileiros tenham dificuldade de encontrar e de fazer o melhor uso dessa doutrina, da mordomia Cristã. Essa ideia de mordomia ou vocação deve prevalecer mesmo de que eu sou um servo de Deus, eu devo servir a Deus agora nessa caminhada cristã em todas as áreas.


No antigo testamento

Desde o início da Criação, Deus instruiu os humanos a terem domínio (responsável) sobre a Criação. Adão nomeou os animais. Essa nomeação foi um ato de proporcionar ordem, assim como sua função de cuidar e presidir o Éden e seus habitantes. A ordem de Deus para sermos frutíferos e multiplicarmos é uma extensão desta ordem de mordomia.

Deus os abençoou e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. - Gênesis 1:28
O SENHOR Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. - Gênesis 2:15

No Novo Testamento, a palavra grega para mordomo, οἰκονόμος oikonomos, definição é: "um mordomo, administrador, superintendente (seja nascido livre ou, como geralmente era o caso, um homem liberto ou um escravo).


Um claro exemplo bíblico de mordomia prática é José.

Assim, Potifar entregou tudo que possuía aos cuidados de José e, tendo-o como administrador, não se preocupava com nada, exceto com o que iria comer. - Gênesis 39:6

José tinha responsabilidades de gerir bem, mas a nossa responsabilidade é muito mais ampla do que a nossa família ou o nosso lar. A nossa responsabilidade estende-se à família da fé, à Igreja, e à própria Criação. Quaisquer que sejam os domínios que Deus nos concedeu nos quais temos influência, devemos liderá-los e servi-los como se os administrássemos para Deus, até ao regresso de Cristo. Não devemos desperdiçar recursos, mas sim tomar decisões sábias. É importante dizer, a nossa autoridade não deve ser usada para dominar outros como José inicialmente procurou fazer com os seus irmãos.


a queda e o pecado distorceram a compreensão adequada da mordomia


O casal original mantinha um relacionamento próximo com Deus, eles executaram a vontade de Deus em seu nome em relação à Criação. Além disso, o homem foi criado à imagem de Deus, ele se tornou o portador da imagem de Deus na Criação. Ele deveria trabalhar e mantê-lo, para refletir o caráter de Deus no cuidado deles com a Criação.


No entanto, logo o pecado entrou no Jardim através do abandono deliberado do mandamento de Deus por Adão e Eva e pela confiança em sua própria sabedoria. Estas ações tiveram consequências desastrosas não só para eles, mas para toda a Criação.


A Queda não apenas afetou o relacionamento do homem com Deus, mas também afetou o relacionamento do homem com a Criação. Em vez de refletir o caráter de Deus, os humanos começaram a refletir os seus próprios desejos distorcidos na Criação. Eles começaram a ver o reino criado como uma ferramenta subserviente (poderosa) para o homem conseguir o que queria e cumprir seus próprios objetivos egoístas.


Deus aplicou o seu plano para restaurar a Criação. Jesus Cristo veio como o reflexo perfeito do caráter de Deus. Através da Sua morte, sepultamento e ressurreição, Jesus desferiu um golpe mortal nos poderes das trevas que distorceram a nossa visão da mordomia. Em Cristo, podemos mais uma vez ter os nossos desejos e vontades transformados no seu quadro de referência adequado - administrar a Criação de Deus em Seu nome.


Vamos Refletir essa doutrina à luz das Escrituras, buscando viver para a glória de Deus.

Tópico 1: Recebendo a Graça da Administração

A mordomia começa com gratidão, reconhecendo que tudo o que temos vem do Pai celestial. Cada talento, cada recurso é uma dádiva que devemos administrar com humildade.

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança." Tiago 1:17

"Tudo que recebemos é uma dádiva de Deus." - Martin Luther

Tópico 2: Administração Responsável

A mordomia envolve responsabilidade. Não somos donos, somos administradores. Deus espera fidelidade na administração dos dons que nos concedeu.

"Mas o que não a souber e fizer coisas dignas de açoites será espancado com poucos açoites. Daquele a quem muito foi dado, muito será requerido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão." Lucas 12:48
John Calvin - "Devemos prestar contas a Deus por tudo o que Ele nos confiou."

Tópico 3: Generosidade e Compartilhar

A mordomia nos chama a ser generosos, não apenas com bens materiais, mas com nosso tempo, compaixão e amor. Deus valoriza um coração disposto a compartilhar com alegria.


"Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria." - 2 Coríntios 9:7
John Wesley - "Ganhe tudo o que puder, poupe tudo o que puder, dê tudo o que puder."

Tópico 4: Maximizando os Talentos

Assim como na parábola, somos chamados a multiplicar os dons que Deus nos confiou. A mordomia nos desafia a usar nossos talentos para a glória de Deus e o bem dos outros.


"Pois bem, você deveria ter depositado meu dinheiro nos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros. Portanto, pegue dele o saco de ouro e dê-o àquele que tem dez sacos. Pois a quem tem, será dado mais, e terá em abundância; a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E jogue fora esse servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes. " Mateus 25:27-30

Martin Bucer - "Deus não nos dá dons para guardá-los, mas para usá-los em amor e serviço."

Tópico 5: Fugindo da Ganância

A mordomia nos lembra que nossa verdadeira riqueza está em Cristo. Ela nos protege da ganância e nos ensina a buscar contentamento nEle.

"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Hebreus 13:5
John Owen - "Contentamento não está na multiplicação de riquezas, mas na liberação da mente do desejo de riquezas."

Tópico 6: Sementes para a Eternidade

A mordomia nos lembra que nosso investimento na obra de Deus tem recompensas eternas. Cada ação de amor e generosidade é uma semente plantada no Reino de Deus.

Mateus 6:19-20 - "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu."
John Wesley - "Deixe suas bênçãos fluírem para os outros".

Tópico 7: Uma Vida de Adoração

A mordomia é uma forma prática de adoração a Deus. Quando administramos nossos recursos com sabedoria e generosidade, estamos honrando e glorificando a Deus.

Romanos 12:1 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."
Charles Spurgeon - "Nossos bens são um presente de Deus; quando os usamos corretamente, refletimos Sua glória".

Tópico 8: A Alegria na Mordomia

A mordomia pode parecer uma responsabilidade pesada, mas quando a entendemos como uma oportunidade de semear para o Reino, encontramos alegria e propósito.

2 Coríntios 9:6 - "E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará."
Richard Baxter - "Quando consideramos que tudo é de Deus e que devemos prestar contas, isso nos motiva a usar os bens como Ele deseja".

Tópico 9: O Chamado ao Serviço

A mordomia nos leva a um serviço amoroso aos outros. É um chamado para refletir o amor e a generosidade de Cristo em nosso relacionamento com os outros.

Gálatas 5:13 - "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor."
Ulrico Zwinglio - "O ato de dar deve ser uma manifestação da alegria interior que Cristo nos dá."

CONCLUSÃO


Não existe nenhuma área na vida do cristão onde Cristo não queiras Reinar.

A doutrina da mordomia cristã é uma chamada par a vida de adoração, responsabilidade e generosidade. Nossos recursos não são nossos, mas presentes de Deus confiados a nós. Que possamos viver como bons despenseiros da Sua multiforme graça, investindo em Seu Reino e impactando vidas para Sua glória. A mordomia não é uma tarefa a cumprir, mas um privilégio a abraçar, pois nos permite viver uma vida que honra a Deus e abençoa os outros. Em nome de Jesus,

  1. Qual é o propósito da sua vida de acordo com a sua fé cristã? Como você está buscando atingir esse propósito?

  2. Como você equilibra sua carreira e sua fé? Em que medida sua vocação profissional reflete seus valores cristãos?

  3. Você acredita que sua vocação profissional é uma forma de servir a Deus e aos outros? De que maneira você demonstra isso em sua vida diária?

  4. Quais são os recursos que Deus confiou a você, e como você os administra de acordo com os princípios da mordomia cristã?

  5. Como você toma decisões financeiras à luz de sua fé cristã? Isso inclui como você gasta, economiza e compartilha seus recursos?

  6. Em que medida você usa seus dons e talentos dados por Deus para contribuir para a igreja e a comunidade? De que forma você poderia fazer mais?

  7. Como você encara a ideia de generosidade? Qual é a importância da generosidade em sua vida cristã e como você pratica isso?

  8. Como você lida com desafios éticos em sua carreira e vida pessoal? Como sua fé influencia suas escolhas morais?

  9. Quais são os maiores obstáculos que você enfrenta ao viver uma vida de mordomia cristã? Como você os supera?

  10. Em que áreas específicas de sua vida você sente que precisa crescer na mordomia cristã ou na compreensão de sua vocação cristã?


“Mordomia não é o ato de deixar uma gorjeta sobre a mesa de Deus; é a confissão de uma dívida impagável contraída no Calvário.” - Paul S. Rees

Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

962 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page