top of page
Buscar

Cristianismo e Guerra cultural - Sermão de 22/10/2023




Mas, se vocês se recusarem a servir ao Senhor, escolham hoje a quem servirão. Escolherão servir os deuses aos quais seus antepassados serviam além do Eufrates? Ou os deuses dos amorreus, em cuja terra vocês habitam? Quanto a mim, eu e minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15


Introdução


Uma boa parte dos cristãos convive em sociedade sem maiores desafios de caráter ético, espiritual e social. Isso acontece pelo fato de já terem sido vencidos pelo espírito de nosso tempo. Contudo, essa não é a realidade vivida por cristãos que preservam a fé histórica, procurando honrar a Deus e os valores das Escrituras.


Seja na mídia, na educação, na agenda política, nas artes e na cultura, somos constantemente bombardeados com a normalização de valores e de práticas que não são compatíveis com nossa fé.


E isso torna a nossa presença no mundo mais delicada e difícil.


Por isso, mais do que nunca, precisamos da graça de Deus para reconhecer a existência da guerra cultural, identificar a forma como ela tem atuado na sociedade e nos prepararmos para respondermos com mansidão àqueles que nos questionam sobre os valores que temos e a fé que professamos.



DEFININDO A GUERRA CULTURAL


Chamamos de "guerra cultural" o combate ideológico que cristãos bíblicos enfrentam em sua relação com a cultura e sociedade. Essa guerra cultural refere-se ao conflito de valores e crenças na sociedade, onde os princípios cristãos muitas vezes entram em choque com perspectivas seculares ou anti-religiosas.


As bases que fundamentam a realidade da guerra cultural podem ser expressas abaixo:


  • O cristianismo afirma ser a única religião verdadeira e, de fato, cristãos bíblicos entendem dessa forma a sua fé. Isso promove um choque na crença pluralista atual, que defende a igualdade das religiões;

Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim. João 14:6


  • A pós-modernidade apregoa não existir verdade absoluta. Cristãos bíblicos entendem que existe uma verdade absoluta e que ela se encontra na Pessoa de Cristo e em toda a Escritura Sagrada;

Consagra-os na verdade, que é a tua palavra. João 17:17


  • Cristãos bíblicos sustentam um alto padrão de moralidade, reforçando ideais como a castidade, a pureza sexual, a indissolubilidade do casamento, a monogamia, a fidelidade conjugal, a existencia de apenas dois gêneros e a sacralidade da vida;

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Colossenses 3:5,6

  • Cristãos bíblicos reconhecem o direito à propriedade privada e a autonomia da família em relação ao Estado, inclusive em temas envolvendo a educação e as garantias à liberdade de religião e de expressão.


Não matarás. Não adulterarás.Não furtarás. Êxodo 20:13-15

  • Cristãos bíblicos entendem, por fim, que todo sistema de valores e ideologias presentes no mundo nascem no contexto de uma sociedade decaída, morta em delitos e pecados e que vive em plena obstinação contra Deus, por isso, nossa bússola ética, espiritual e moral não pode ser a cultura, mas as Escrituras.


Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. 1 João 5.19




Aspectos Principais da GUerra Cultural


Cristãos bíblicos podem notar em sua vida cotidiana a guerra cultural acontecendo nas seguintes esferas:


1. Secularismo e Relativismo: A sociedade moderna frequentemente promove o secularismo, enfatizando a separação da religião da esfera pública. Além disso, o relativismo moral nega a existência de valores morais absolutos, o que pode ser um desafio para os cristãos que defendem a moralidade baseada na Bíblia. Na província de Ontário, por exemplo, pais que tentarem orientar os filhos em temas sobre sexualiade podem perder a guarda deles.


Continue o injusto a fazer injustiça, e continue o imundo a ser imundo. O justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. — Eis que venho sem demora,e comigo está a recompensaque tenho para dar a cada um segundo as suas obras. Apocalipse 22:11,12


2. Ataques à Liberdade Religiosa: Em várias partes do mundo, a liberdade religiosa dos cristãos tem sido ameaçada, com restrições à expressão de crenças religiosas e práticas. Isso afeta a capacidade dos cristãos de viverem sua fé livremente e de testemunhar publicamente. No Canadá, por exemplo, pastores tem sido presos por sustentarem a ética sexual bíblica e ensinarem suas congregações sobre o tema.


"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa." João 15.18-20


3. Mudanças nas Questões Morais: Questões como o aborto, a identidade de gênero e o casamento entre pessoas do mesmo sexo têm gerado conflitos culturais e políticos. Os cristãos muitas vezes enfrentam pressão para se conformar com visões contrárias à sua fé. A nova moralidade aceita tudo. Imoral, na mentalidade atual, é discordar do pensamento dominante.



Ou vocês não sabem que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não se enganem: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem afeminados, nem homossexuais, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. 1 Coríntios 6:9,10


4. Perseguição Religiosa: Em algumas partes do mundo, os cristãos enfrentam perseguição aberta e violência devido à sua fé. Isso pode variar desde discriminação até violência física. No Brasil, tem se tornado comum pessoas ligadas à movimentos progressistas vilipendiarem igrejas e símbolos cristãos.



"E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições." 2 Timóteo 3.12


5. Educação e Mídia: A influência cultural e educacional muitas vezes promove valores contrários ao cristianismo. A educação secular pode minar a fé, e a mídia muitas vezes retrata os cristãos de forma negativa ou estereotipada.


"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis." 1 Pedro 4.12,13


6. Cristofobia: A intolerância e hostilidade em relação aos cristãos, conhecida como "cristofobia", está se tornando mais comum em algumas partes do mundo. Os cristãos podem enfrentar discriminação, assédio e violência devido à sua fé.


"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós." Mateus 5.10-12


7. Globalização e Multiculturalismo: Em sociedades cada vez mais globalizadas e multiculturalistas, os cristãos enfrentam o desafio de manter sua identidade religiosa e valores em meio a uma diversidade de crenças e culturas.



Ele deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras. Tito 2:14


8. Pressão para a Conformidade: Os cristãos muitas vezes enfrentam pressão social para conformar sua fé às normas culturais predominantes, o que pode criar dilemas éticos e espirituais.



Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:1,2


como vencer a guerra cultural?


Como cristãos bíblicos, precisamos resistir a guerra cultural para não sermos vencidos pelo espírito desse tempo. Abaixo, deixo orientações de caráter pastoral para sermos vitoriosos nessa batalha.


Em vez disso, consagrem a Cristo como o Senhor de sua vida. E, se alguém lhes perguntar a respeito de sua esperança, estejam sempre preparados para explicá-la. 16Façam-no, porém, de modo amável e respeitoso. Mantenham sempre a consciência limpa. Então, se as pessoas falarem mal de vocês, ficarão envergonhadas ao ver como vocês vivem corretamente em Cristo. 1 Pedro 3.15,16

  • Pratique a religião dentro de casa, educando sua família na fé em Deus;

  • Domine as Escrituras Sagradas, estude a história da Igreja e conheça profundamente sua fé;

  • Converse com seus filhos sobre os temas morais e espirituais da Bíblia. Procure conhecer o que eles tem aprendido na escola e apresente com temor o contraponto das Escrituras;

  • Fortaleça sua vida de oração e busque ser cheio do Espírito;

  • Cresça em amor para não fortalecer os estereótipos negativos da imagem do cristão. Ministre ao coração das pessoas com amor, independente de suas escolhas pessoais e morais;

  • Cresça diariamente na santificação!

  • Desligue a TV e leia mais livros, em especial, literatura cristã;

  • Proteja sua mente da imoralidade consumindo a cultura com responsabilidade;

  • Seja um verdadeiro crente! Nada disso servirá se a nossa vida não for piedosa!


Portanto, vocês, meus amados, visto que já sabem disso, tenham cuidado para que não sejam arrastados pelo erro desses insubordinados e caiam da posição segura em que se encontram. Pelo contrário, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. 2 Pedro 3:17,18


Conclusão


Como você pode ver, a guerra cultural existe, estamos no meio dela e somente a graça de Jesus Cristo pode nos sustentar em meio aos inúmeros desafios que temos. A minha oração é para que o Senhor nos conserve diante dEle, protegendo nossas mentes e o nosso coração da contaminação desse mundo amaldiçoado pelo pecado.


E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria, a este que é o único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam a glória, a majestade, o poder e a autoridade, antes de todas as eras, agora, e por toda a eternidade. Amém! Judas 1:24,25

A nossa garantia é a de que, protegidos pela graça de Deus, já somos mais do que vencedores, por Cristo Jesus, Nosso Senhor.


Na cruz, a guerra cultural já foi vencida. Em sua morte, Cristo expôs o pecado e a maneira como Deus tratará aqueles que permanecerem obstinados contra Ele!


Ao ressuscitar, Jesus nos mostrou a verdade de nossa fé! O poder da ressurreição sustenta cristãos de todas as etnias a se manterem fiéis ao evangelho da salvação em seus respectivos contextos culturais!


Não seja vencido pelo espírito de nosso tempo!


Sejamos crentes fiéis! Até o fim!


Que Deus em Cristo nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

333 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page