top of page
Buscar

CORRUPÇÃO - Sermão de 27/02/2022

Atualizado: 7 de mar. de 2022



Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:17


Introdução


Todo ser humano possui no íntimo uma inquietação sobre os temas difíceis da vida, dos quais ele não é capaz de compreender. Questões como a existência do mal, a razão de existirem tiranias, as desigualdades sociais persistentes (e o fracasso em tentar dissolvê-las) e muitos outros. São temas que permeiam nosso cotidiano, vejamos dois exemplos: a atual conquista das mulheres colombianas que celebraram o "direito" de assassinarem seus filhos no útero até a 24º semana de gestação (que correspondem seis meses) e a invasão da Ucrânia pela Rússia. Há algo de muito errado com a humanidade.




A Bíblia fornece uma narrativa histórica bastante convincente do motivo de existirem tais perversidades no mundo. Alem de nos apresentar a origem da corrupção humana, a Escritura também nos mostra a solução provisionada por Deus para tirar o homem deste estado e transformá-lo em uma nova criação. É sobre isso que falaremos hoje!



A percepção Humana da corrupção


A questão da existência do mal e da maldade humana não são temas exclusivos dos cristãos. Cada ser humano sabe, a seu modo, que há algo de muito errado consigo e com a sociedade. Deus nos deixou essa evidência gravada em nossa consciência, que sinaliza para nós quando agimos contrários à Sua lei. Mesmo em tribos isoladas, existe senso de certo e errado: os povos mais primitivos da terra já praticavam ritos religiosos para tentar extirpar de sua consciência a culpa. A Escritura nos explica o motivo disso acontecer.


Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Romanos 2:14,15


Na filosofia há quem acredite que o homem nasce bom e se torna mal por causa da sociedade. Essa era a ideia defendida por Jean Jacques Rousseau. Thomas Hobbes, filósofo inglês, defendia o contrário, que o homem nasceu mau, mas a sociedade o torna bom. São conceitos bem presentes nas ideologias politicas dominantes de nossos dias: progressistas acreditam que o homem nasce bom mas se torna mau por falta de oportunidades e pela desiguladade. Já conservadores acreditam que o homem nasceu mau, mas pode tornar-se bom mediante a virtude e a disciplina. São tentativas de explicar aquilo que nós cristãos já conhecemos com certa clareza. Vejamos.



TUDO COMEÇA COM DEUS


Se quisemos entender qualquer assunto, precisamos recorrer a fonte. Ora, Deus é Criador de todas as coisas e somos feitura de suas mãos. Habitamos no mundo que Ele criou e devemos a Ele nossa adoração e obediência. A fim de estabelecer uma ordem no universo que Ele criou e dar ao homem a possibilidade de crescimento e desenvolvimento, Ele firmou com a nossa raça a Aliança das Obras.


Na teologia reformada, a expressão aliança das obras se refere ao acordo que Deus fez com Adão antes de a humanidade cair em pecado. Nesta aliança, Deus prometeu abençoar Adão se ele obedecesse ao mandamento divino (Gn 1.28-30), e julgá-lo caso desobedecesse (Gn 2.15-17). As obras de Adão constituíam o fator determinante, daí o termo aliança das obras.


E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Gênesis 1:28-30

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:15-17

Adão, o pai da raça humana, foi criado por Deus em estado de pureza e de retidão. Contudo, tentado pelo diabo, ele falhou em obedecer a Aliança das Obras. Sendo ele o nosso representante legal, seu erro foi imputado a todos nós. Por isso, os descendentes de Adão carregam consigo tanto a sua culpa quanto a sua inclinação nata para a corrupção.


Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5:12

O princípio da corrupção



Para entendermos a corrupção da raça humana, vou introduzir aqui uma palavra que evitei intencionalmente em toda a reflexão: PECADO. Pecar signfica desprezar ao Senhor, desobedecer sua lei, comportando-se contra à sua santidade, extrapolando os limites que Ele nos deixou. O texto bíblico referente à queda, registrado em Gn 3, renderia uma série inteira de reflexões. Mas quero ser suscinto nas afirmações que farei.


Perceba que o homem, ao lado de Deus, gozava de plena alegria e satisfação. Ele tinha amor, provisão, acolhimento, enfim, tinha tudo. Nosso Pai Celestial não priva o homem de alegria ao dizer "não". Na ocasião da tentação, a serpente comunicou a ideia de que havia "algo mais" que Deus estava escondendo do homem. Eva sucumbiu à tentação e arrastou seu marido consigo para a morte espiritual.


E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:6

  • Eva viu que a árvore era boa, e se esqueceu que Deus é muito bom!

  • Eva viu que a árvore era agradável, mas se esqueceu que Deus é totalmente desejável!

  • Eva viu que a árvore poderia lhe dar entendimento, mas se esqueceu que Deus lhe dava vida eterna!


O pecado aparece sempre que desejo algo mais do que desejo a Deus! Ao entrar no coração do homem, o pecado corrompeu aquele estado de pureza e retidão que Adão possuía. Seus efeitos nefastos podem ser vistos!


  • O homem, antes alegre, ficou triste;

  • O homem, antes confiante, ficou envergonhado;

  • O homem, antes inocente, ficou culpado;

  • O homem, antes amigo da sua esposa, conflitou-se com ela;

  • O homem, que antes amava a Deus, passo a considerá-lo um problema;

  • Esse mal corrompeu toda a nossa raça!


Enquanto lutamos contra nossa consciência querendo julgar que não somos tão maus assim, Jesus afirmou que o homem é mau em sua natureza

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Mateus 7:11

Os apóstolos também viram o mau em nosso coração

E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Atos 2:40

O salário do pecado é a morte

Pois todos me pertencem, tanto pais como filhos. Aquele que pecar é que morrerá. Ezequiel 18:4


A solução da CORRUPÇÃO


Você hoje pode ter sido despertado na sua consciência para o problema do pecado. A nossa geração costuma se preocupar com o mal que existe no mundo, mas parece ter uma dificuldade imensa em enxergar o mau no próprio coração!

Deus, contudo, sempre tem uma solução: uma vez quebrada a Aliança das Obras, Deus propõe uma aliança graciosa com os seus eleitos. A aliança da graça começou com a promessa feita depois da queda de que a descendência da mulher feriria a cabeça da serpente (Gn 3.15). O descendente da mulher é o Senhor Jesus Cristo, que se fez homem, obedeceu a Deus perfeitamente e enfrentou a morte de cruz para leva sobre si nossos pecados e imputar a nós sua vida perfeita!


Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Gênesis 3:15

Cristo obedeceu à lei perfeitamente e se ofereceu como o sacrifício legítimo e definitivo pelo pecado. Como filho de Davi, hoje Cristo reina sobre o mundo na condição de herdeiro de todas as bênçãos de perdão, paz e comunhão com Deus em sua criação renovada, conforme as promessas da aliança — bênçãos que ele concede aos cristãos no tempo presente (Rm 8.17).

Cristo não apenas se entregou pelos eleitos, como também enviou do seu trono de glória o Espírito Santo e, desse modo, selou o povo de Deus como propriedade sua (2 Co 1.22; Ef 1.13-14).


Imaginem como o sangue de Cristo purificará nossa consciência das obras mortas, para que adoremos o Deus vivo. Pois, pelo poder do Espírito eterno, Cristo ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício perfeito. Por isso ele é o mediador da nova aliança, para que todos que são chamados recebam a herança eterna que foi prometida. Porque Cristo morreu para libertá-los do castigo dos pecados que haviam cometido sob a primeira aliança. Hebreus 9:14,15

Apesar de, em Adão, toda nossa raça ter se corrompido, e cada pecado que cometemos e cada passo dado na obstinação de nosso coração ser um ultraje a um Deus Santo e Eterno, Ele teve por nós misericórdia! Somos merecedores da justa indignação de Deus, mas a Escritura afirma que embora em Adão todos tenham caído, em Cristo uma multidão de pecadores será perdoada e restaurada. Cristo tornou real a salvação!


Mas há uma grande diferença entre o pecado de Adão e a dádiva de Deus. Pois o pecado de um único homem trouxe morte para muitos. Ainda maior, porém, é a graça de Deus e sua dádiva que veio sobre muitos por meio de um único homem, Jesus Cristo. E o resultado da dádiva de Deus é bem diferente do resultado do pecado de um único homem, pois enquanto o pecado de Adão levou à condenação, a dádiva de Deus nos possibilita ser declarados justos diante dele, apesar de nossos muitos pecados. A morte reinou sobre muitos por meio do pecado de um único homem. Ainda maior, porém, é a graça de Deus e sua dádiva de justiça, e todos que a recebem reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Romanos 5:15-17

A Igreja de Jesus Cristo, lavada e remida pelo seu precioso sangue, é a comunidade daqueles que foram transformados pela salvação e que estão sendo agora, paulatinamente, livres da corrupção. A obra do Espírito Santo em cada cristão está os preparando para um tempo glorioso que virá, onde o mal será extirpado de nosso universo e transformados e ressuscitados pelo poder de Deus, viveremos ao lado de Jesus Cristo pelos séculos dos séculos.


Disse-me ainda: "Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida. O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". Apocalipse 21:6-8

Conclusão


A paz e a igualdade que a humanidade afirma procurar não será conquistada mediante ideologias políticas, guerras ou tiranias. O problema do homem reside em sua natureza pecaminosa e somente a graça de Jesus Cristo pode transformar homens mortos em delitos e pecados em novas criaturas que vivem para a glória de Deus.


Que conscientes dessa verdade, sejamos proclamadores da esperança que encontramos no evangelho de Jesus Cristo e que nossas vidas reflitam a fé, esperança e o amor de Deus a um mundo corrupto e que caminha a passos largos para a condenação.


Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page