top of page
Buscar

Cessacionismo e Continuísmo - Sermão de 30/07/2023

Atualizado: 31 de ago. de 2023




Sempre dou graças a meu Deus por vocês, por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. Ele os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1:4-8


Introdução


Ao participar de um culto de adoração em nossa igreja local, é provável que você perceba a espontaneidade de nossos irmãos. Em períodos de oração, você poderá ouvir alguém orando em uma língua desconhecida de forma moderada, o mesmo pode acontecer também durante o canto congregacional.


Não é incomum durante o culto que um de nossos membros saia do seu lugar e abrace outro para interceder por ele ou lhe comunicar uma palavra ao coração.


Nessas horas, você pode se perguntar que tipo de reformados nós somos. Não terei dificuldade alguma em lhe afirmar que somos 'pentecostais reformados'. Para nós, a convergência de tradições não apenas é querida, mas desejada.


Você pode afirmar que isso inevitavelmente gerará um "frankestein teológico" e eu lhe afirmarei que, para nós, esse posicionamento é o que parece responder com mais clareza os ensinamentos bíblicos que respaldam não somente a suficiência da Escritura como também as manifestações do Espírito para edificação do povo de Deus.


Na reflexão de hoje, falaremos sobre a continuidade dos dons espirituais no seio da igreja e o motivo de não adotarmos a posição cessacionista, presente na maior parte das igrejas que se assumem como sendo reformadas.




O que é o cessacionismo?


Os cessacionistas crêem que os dons do Espírito Santo cessaram e não estão disponíveis para a igreja hoje. Baseiam-se em duas premissas principais. Uma delas diz que esses carismas eram características do ministério apostólico, são "marcas dos apóstolos". Com a morte destes no século I os dons cessaram.


Outra baseia-se em 1Co 13:8. Para eles, "o que é perfeito" é a conclusão do NT, ou seja, quando o cânon foi completado, as profecias cessaram e as línguas foram aniquiladas. Estes são os argumentos principais usados para embasar o cessacionismo. Há argumentos teológicos e históricos que 'sustentariam' a posição, mas não quero me estender neles.


O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 1 Coríntios 13:8-10

Uma exegese do texto citado acima, que é a fundamentação da posição cessacionista facilmente identificaria que o que Paulo tem em mente não é a conclusão do cânon do Novo Testamento, mas a parousia, a própria vinda do Cristo em glória.


Percebemos isso quando, ao analisarmos toda a epístola aos Coríntios, como Paulo associa os dons espirituais à era da igreja, o período entre a ressurreição de Cristo e seu triunfal retorno. Vejamos:


de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado. 1 Coríntios 1:7

Paulo não afirma que os dons se encerrariam quando a Escritura fosse completada, mas quando Cristo fosse revelado na Sua vinda gloriosa.


De fato, o poder prometido em At 1.8 é um poder destinado à evangelização, e esta acontecerá até a volta de Cristo. Não há, biblicamente, nenhuma evidência sólida de que esses dons se encerrariam antes do retorno de Jesus e há, ao longo da história, relatos diversos sobre as manifestações do Espírito por toda a era da igreja.


Que fique claro, também, que o mesmo capítulo utilizado no argumento cessacionista afirma que "quando o perfeito vier" nós 'conheceremos plenamente'. Algum cristão arrola para a pretensão de afirmar que já tem o conhecimento perfeito? Não? Isso indica que o dia antecipado pelo apóstolo ainda não chegou!



Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. 1 Coríntios 13:12

Além disso, a mesma palavra grega que traduzimos como 'dons', que é 'charisma', aparece não apenas em 1 Coríntios 12, mas também nas demais listas de dons espirituais, como a de Romanos 12 ou 1 Coríntios 7.7, que trata do casamento ou celibato como 'dons'. É plausível crermos que o ensino, a misericórdia e o casamento cessaram quando a Escritura foi completada?


É claro que, sendo honesto, a crença cessacionista diverge entre as tradições. Há aqueles que crêem que todos os dons cessaram, há os que crêem que os dons de poder e milagres cessaram e há aqueles que acreditam que somente os dons revelatórios cessaram.


Baseados também no texto abaixo, cristãos cessacionistas afirmam que a igreja está edificada no fundamento dos profetas e apóstolos, tendo Jesus como pedra angular.


edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, Efésios 2:20

Este 'fundamento' é composto pelas palavras do AT (profetas) e a doutrina do NT (apóstolos), que já foram encerrados e reconhecidos pelo povo de Deus como aquilo que Ele quis nos revelar a respeito de si próprio. Por isso, cristãos cessacionistas entendem que nada mais pode ser divinamente comunicado, uma vez que a Escritrura se completou.


O fato é que nenhum cristão continuísta sério entende que a finalidade dos dons espirituais seja trazer novas revelações ou complementos ao que Deus nos comunicou pela Escritura. O derramamento do Espírito está vinculado à evangelização e os dons são ferramentas complementares para o anúncio do evangelho e edificação do corpo de Cristo.


A verdade e a doutrina cristã emanam unicamente da Escritura. Os dons são manifestações do Espírito para a evangelização e para edificação da igreja. É a Escritura que afirma isso:


Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. 1 Coríntios 12:4-7

A Escritura ressalta que o funcionamento orgânico da igreja depende da ampla manifestação dos dons carismáticos. Negar isso é negar a própria Escritura.


Não queremos, com isso, tratar o cessacionismo de forma equivocada. Muitos cessacionistas, como Calvino, Whitefield, MacArthur, Nicodemos, Stott, Sproul, são exemplos de piedade e tem contribuído muito para a edificação de cristãos de todas as tradições. Não é uma batalha do bem contra o mal.


Por isso, entendemos que o cessacionismo, em qualquer formulação, exige irmos além do que está escrito. E uma igreja que afirma o Sola Scriptura não cairá nesse erro banal.


UMA PALAVRA DE ALERTA


O fato de sustentarmos a continuidade dos dons espirituais na era da igreja, contudo, não é chancelar a quantidade incontável de abusos feitos em nome de Deus em muitas igrejas tidas como evangélicas e carismáticas.


Não reconhecemos como movimento do Espírito:


  • os famosos rététés;

  • as lives de revelações;

  • as campanhas de milagres;

  • atos proféticos e outras superstições;

  • o estranho sincretismo presentes nas danças do 'espírito'

  • a busca por pessoas com dons de profecia para consultarmos a vontade de Deus;

  • e coisas semelhantes a essa;


Entendemos a continuidade dos dons espirituais na comunidade cristã na mesma proporção que compreendemos que a própria Escritura nos dá o discernimento necessário para vivermos a plenitude do Espírito de modo honroso e agradável a Deus.


O que vemos em muitas igrejas são verdadeiras balbúrdias religiosas, que não glorificam a Deus e não servem nem para evangelização e muito menos para edificação.


Mas tudo deve ser feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:40


O que é o CONTINUÍSMO?


Continuísmo é a crença entre cristãos bíblicos de que os dons espirituais permanecem disponíveis por toda a era da igreja. Os continuístas também se dividem entre diversos grupos.


A Igreja Pentecostal Reformada crê na possibilidade da manifestação de qualquer dom do Espírito previsto na Escritura, segundo as claras instruções que normatizam o uso de tais carismas para a glória de Deus.


O que são os dons espirituais?


Dons são capacitações dadas pelo Espírito a fim de habilitar a igreja a cumprir sua missão enquanto aguardamos o retorno de Cristo.


Os dons espirituais sempre se fizeram presente na história da redenção. Mesmo no Antigo Testamento, homens como Moisés, Samuel, Davi, Elias e Eliseu tinham ministérios incríveis de sinais e prodígios. Essas manifestações, contudo, foram dadas no passado a homens específicos da história da redenção.


A profecia de Joel, contudo, previu um tempo onde o Espírito seria derramado (fala de abundância) sobre toda carne (todos aqueles que se sujeitariam ao governo de Deus), onde aconteceria uma ampla distribuição de dons espirituais para todo o povo de Deus. A era da Nova Aliança é, biblicamente falando, uma era poderosamente carismática!


"E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias. Joel 2:28,29

Pedro recorreu a essa profecia para explicar aos seus ouvintes o que havia acontecido com ele e com os outros discípulos, conforme lemos em At 2.14-18. O apóstolo reconheceu que como parte dos benefícios da Nova Aliança, a efusão do Espírito levaria a igreja a se mover com poder espiritual para anunciar o evangelho às nações até Jesus Cristo voltar!


Quando lemos as epístolas, percebemos que as igrejas bíblicas eram amplamente carismáticas. Para nós, essa percepção dos dons espirituais deveria tão natural quanto nosso próprio respirar.


Cada cristão é desafiado a crescer nos dons espirituais para com eles trazer edificação para a igreja.


Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja. 1 Coríntios 14:12

Os dons espirituais também são uma amostra do Reino Futuro. Assim como o Espírito é uma garantia da possessão de nossa herança (2 Co 5.5), os dons são uma prévia do que gozaremos eternamente na presença do Rei.


Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. 2 Coríntios 5:5

Vejamos um exemplo:


  • Os dons de curar são um antegozo da saúde perfeita que teremos na eternidade;

  • Os dons de conhecimento e sabedoria nos mostram parcialmente o saber perfeito que teremos quando Cristo voltar;

  • Os dons de discernimento nos prepararam para a perfeita compreensão que obteremos quando estivermos na presença do Senhor.


O continuísmo é a melhor resposta a essa questão por permitir que identifiquemos a nossa comunidade com a igreja do primeiro século, cuja organização, liturgias e práticas foi descrita na Bíblia Sagrada como modelo do que é uma igreja cheia do Espírito Santo.


O cristão continuísta lê a Bíblia de forma natural porque não precisa fazer manobra hermenêutica alguma para identificar a sua realidade congregacional no texto sagrado.



Quais são os dons espirituais?


Citando Wayne Gruden, "as epístolas do Novo Testamento trazem uma relação de dons espirituais específicos em seis passagens distintas". A tabela abaixo, inclusive, foi adaptada de sua excepcional teologia sistemática.

Romanos 12.6-8

1 Coríntios 12.8-10

1 Coríntios 12.28

  • ​Profecia

  • Ministério

  • Ensino

  • Exortação

  • Liberalidade

  • Administração

  • Misericórdia

  • ​Palavra da Sabedoria

  • Palavra da Ciência

  • Dons de Curar

  • Milagres

  • Profecia

  • Discernimento

  • Variedade de Línguas

  • Interpretação

  • ​Apóstolo

  • Profeta

  • Doutor

  • Milagres

  • Dons de Curar

  • Socorros

  • Governos

  • Línguas

1 Coríntios 7.7

​Efésios 4.11

​1 Pedro 4.11

  • Casamento

  • Celibato

  • ​Apóstolo

  • Profeta

  • Evangelista

  • Pastor / Doutor

  • ​Quem Fala

  • Quem Administra

Perceba que as listas são bem diferentes uma das outras. Além disso, há nas listas dons de ministério, que muitas tradições preferem chamar de ofícios ministeriais.


Não parece ter sido intenção do Espírito que enumerássemos os dons ou fechássemos uma lista exaustiva. Entendo que o Espírito deseja nos ensinar que Ele age por intermédio de diversas formas de manifestações para suprir a igreja de recursos espirituais, para situações e oportunidades específicas, para cumprir cabalmente sua missão. Os dons espirituais são a forma de Deus demonstrar sua graça multiforme!


Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 1 Pedro 4:10

Deus espera que os cristãos reconheçam humildemente os dons que possuem, sem julgarem-se superiores por isso.


Se por causa de um dom espiritual você se julga superior a outro irmão, você não compreendeu a diversidade planejada por Deus para o Corpo de Cristo.


Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros.Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Romanos 12:4-6

Os dons são diferentes uns dos outros assim como nós somos diferentes uns dos outros.

A variedade incrível de dons deve servir para fortalecer a unidade espiritual da igreja, a fim de reconhecermos que precisamos uns dos outros para cumprirmos cabalmente o propósito que Deus tem com cada igreja local que Ele estabeleceu (1 Co 12.14-27).



Devemos buscar os dons espirituais?


À luz da Escritura, sim, devemos buscar os dons espirituais. Reconhecemos que o Espírito dá a manifestação dos carismas mediante Sua vontade soberana (1 Co 12.7-11), mas Paulo recomenda que os cristãos busquem com zelo os melhores dons, isto é, aqueles que serão úteis para que a igreja cumpra sua missão.


Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer. 1 Coríntios 12:11

Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um 1 Coríntios 12:31

Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, 1 Coríntios 14:1


Conclusão


Quando Cristo voltou aos céus, após morrer pelos eleitos de Deus e ressuscitar para justificá-los, Ele rogou ao Pai para que o Consolador fosse enviado (Jo 14.16).


A vinda do Espírito é para os cristãos a certeza de que Deus aceitou o sacrifício de Cristo pelos pecadores e de que hoje podemos experimentar um 'teaser' da glória que gozaremos no céu.


A presença da Igreja no mundo, como um povo escatológico, é um testemunho vivo de que Cristo voltará um dia para julgar os vivos e os mortos! E as manifestações do Espírito são 'lembretes' de que o Reino já está entre nós, mas será plenamente consumado quando Ele vier!


Há dias de refrigério para sua alma cansada! Há perdão de pecados disponível! Há promessa de restauração e providência! E elas são dadas gratuitamente para aqueles que obedecem o evangelho e recebem o Espírito.


Nós somos testemunhas destas coisas, bem como o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem". Atos 5:32

A minha oração é para que o Espírito venha com poder sobre nós, para que haja conversões em nosso meio e um avivamento que nos desperte a um cristianismo bíblico, missional e contagiante. Veni Creator Spiritus!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

589 visualizações0 comentário
bottom of page