Catolicismo e evangelicalismo brasileiro não são tão diferentes assim...

O atual movimento evangélico brasileiro está envelhecendo muito mal. Sendo ele apresentado como uma alternativa ao catolicismo romano, ele segue basicamente os mesmos princípios e incorre nos mesmos erros que se propõe a corrigir, apenas com uma roupagem diferente. Precisamos urgentemente de uma reforma!

Hoje em dia, tenho optado por me apresentar como "protestante", uma vez que acredito que essa designação esteja mais adequada com a cosmovisão que sigo, ainda mais pelo fato de que, historicamente, aberrações teológicas como a Universal, Mundial e outras podem ser identificadas com a nomenclatura de "evangélicos".

Em uma igreja bíblica, a liderança é exercida por um colegiado, para impedir que o poder esteja concentrado em uma única pessoa (Tt 1.5, note o uso do plural). A Bíblia será a suficiente palavra de Deus (Jo 17.17), impedindo que o rebanho seja conduzido por tradições, costumes, revelações e "revelamentos" e regionalismos. Cristo será o centro de cada reunião e não as personalidades que participarão dela. Os pastores locais serão ovelhas como as demais, servindo mediante os dons que receberam para esse fim (Ef 4.11). A salvação pela graça será anunciada em toda a sua glória (Ef 2.8), esvaziando o ego da comunidade para que Cristo seja glorificado (Jo 3.30). A justificação pela fé será conhecida por cada cristão (Rm 5.1) que inspirados por essa obra da graça, desenvolverão sua santificação com temor e tremor (Fp 2.12). O dinheiro arrecadado será utilizado com responsabilidade, favorecendo a evangelização e ação social da igreja e não como um meio para enriquecimento ilícito de líderes abusivos.

Que venha uma nova reforma que estremeça a cristandade evangélica brasileira. Essa é a minha oração!

Que Ele nos abençoe!

コメント