Carta Pastoral - Pode Vir 2021!

Atualizado: 29 de dez. de 2020

A expectativa que se adia deixa o coração adoecido, mas o anseio satisfeito renova o vigor da vida. Pv 13.12

Estamos na reta final de um ano atípico e que já tem nos deixado terríveis sequelas de tristezas, abatimentos e incertezas. Quando observamos os fatos hodiernos, envolvendo a pandemia do coronavírus, a terrível polarização política que assola o Brasil e que tem destruído nosso tecido social e a expansão do secularismo entre a nossa geração, percebemos que os dias que estão à nossa frente não serão fáceis. Quanto sonhos frustrados e quantas expectativas adiadas vem minando a confiança de muitos em Deus e isso, no longo prazo, apenas ampliará os problemas que haveremos de enfrentar. Como lidar com isso?

Sinto que temos uma oportunidade de ouro de redescobrirmos nossa identidade como povo de Deus e assumirmos posições na execução do seu propósito soberano na face da terra.

Afirmo isso ao fazer essas pequenas observações:

• A pandemia do coronavírus expôs publicamente a falibilidade da maior parte das afirmações evangélicas sobre “qualidade de vida”, “prosperidade e saúde pela fé”, “milagres” e outros. Muitas dessas vozes estão silenciadas, porque não possuem respostas para dar ao povo sedento por orientação e condução espiritual

• Da mesma forma, este ano atípico expôs a fraqueza na fé de muitos que considerávamos parte do nosso povo, demonstrando que é verdadeira a palavra de Jesus que há sementes que são incapazes de se desenvolver por não suportarem o fogo da aflição (Mc 4.16,17).

• Ao mesmo tempo, o evangelho floresceu em meio a pandemia, levando multidões a um desejo pelo genuíno leite espiritual (1 Pe 2.2). O interesse pela Palavra de Deus fez com que muitas pessoas revisassem seus posicionamentos e alianças, buscando melhores alternativas para viverem um cristianismo autêntico.

Precisamos contar com a graça de Cristo para enxergarmos 2021 com alegria e confiança. Deus quer nos levantar como um povo que transborda de alegria e que pode distribuir fé, amor e esperança, porque os têm em abundância pela sua união com Cristo Jesus (1 Corintios 13.13). Para isso, precisamos redescobrir nossa identidade nEle, para vivermos:

• Como servos obedientes, que fazem a vontade de Deus (Gl 5.13) e que não se intimidarão com os dias maus que certamente virão;

• Como sacerdotes de Cristo, intercedendo pela Igreja, pelos governantes e pelo mundo (1 Pe 2.9);

• Como embaixadores do amor, vivendo para minimizar o sofrimento do mundo, nas muitas frentes promovidas por nossas igrejas locais e, também, por meio de engajamento social e comunitário (Tg 1.27);

• Como proclamadores do evangelho da graça, entendendo que a obra de Deus não se resume à caridade, mas deve levar homens e mulheres ao arrependimento de pecados e a fé em nosso glorioso Salvador Jesus (Mc 16.15);

Os campos já estão brancos para a ceifa, e o Rei breve vem! Não viva com expectativas frustradas! Satisfaça sua alma no nosso santo dever vocacional de vivermos para Ele! Se nossos anseios forem os do Salvador, enfrentaremos o “novo normal” com coragem, ousadia e renovação em nosso coração!

Pode vir 2021, estamos prontos!

Pastor Sérgio Fernandes Pastor Titular da Igreja Pentecostal Reformada