top of page
Buscar

Binário - Sermão de 20/02/2022

Atualizado: 22 de fev. de 2022



E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. Gênesis 1:4


Introdução


Um dos elementos mais interessantes da leitura de Gênesis 1 é observamos uma evidente assinatura binária em diversos elementos da criação. Semprei gostei de observar o texto bíblico panoramicamente para perceber essas coisas, e neste caso, os três primeiros capítulos da Escritura são um banquete. Vejamos alguns exemplos simples dessa assinatura binária:


  • Criação e Criador, Gn 1.1;

  • Céus e Terra, Gn 1.1;

  • Luz e Trevas, Gn 1,3;

  • Terra e os mares, Gn 1.10;

  • Dia e Noite, Gn 1.14;

  • Sol e Lua, Gn 1.16;

  • Macho e Fêmea, Gn 1.27;

  • Vida e Morte. Gn 2.17;

  • Verdade e Mentira, Gn 3.1;

  • Obediência e Desobediência, Gn 3.6;

  • Certo e Errado, Gn 3.11;




Além desses conceitos facilmente identificáveis na Escritura, poderíamos citar diversos outros que podem ser percebidos no universo onde estamos. O homem é essencialmente um ser corporal e espiritual. A eletricidade tem dois pólos. Nosso cérebro tem dois hemisférios. Em nossos cromossomos, somos essencialmente XX ou XY. Os computadores "pensam" com um sistema binário que funciona basicamente com os digitos 0 e 1. No que tange à saúde, podemos ser saudáveis ou doentes. Os físicos apontam a gravidade e o eletromagnetismo como as forças básicas e mais elementares do universo. O átomo mais simples que existe (de Hidrogênio) possui apenas um próton e um elétron, e é o elemento mais presente no universo. Surpreendente?


E quanto nossas emoções e escolhas? Tomamos decisões partindo do princípio de certo e errado, moral ou imoral, desejável ou repulsivo. Quanto a nossa posição diante de Deus, podemos ser justificados em Cristo ou ímpios. Deus criou o mundo dessa forma para nos apresentar um conceito primordial para entendermos a Ele e conhecermos o plano de salvação: o conhecimento da verdade.


verdade e pós-modernismo


A verdade é um conceito central do pensamento humano e da construção de nossa fé, moralidade e percepção de mundo. Só existe um Deus verdadeiro, e em cada Pessoa da Trindade, Ele assumiu esse atributo. Veja só:


Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6

"Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito. João 15:26

Uma vez que entendemos que Deus é verdadeiro, podemos confiar que tudo o que a Escritura nos fala a respeito dEle, do homem e do plano de salvação são verdades absolutas reveladas por um Deus que não pode mentir. Contudo, vivemos em uma sociedade que está sendo alicerçada por um movimento chamado pós-modernismo. As principais características do movimento pós-moderno são a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de expressão. Neste movimento, não existe uma verdade absoluta, que é substituída por uma pluralidade de pensamentos onde cada um está certo a seu próprio modo. Parece a sociedade do tempo dos juízes.


Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo. Juízes 21:25

A pós-modernidade é uma afronta poderosa aos valores que professamos como cristãos. Hoje, quero falar com vocês sobre dois aspectos onde o pensamento pós-moderno fere a assinatura binária de Deus e toda a nossa cosmovisão: na sexualidade humana e na compreensão da importância do evangelho.


macho e fêmea


Na criação da raça humana, a assinatura binária de Deus se manifestou na formação do homem e da mulher. Formada com os gêneros masculino e feminino, a raça humana foi habilitada por Deus para:


Vencer o problema da solidão

O Senhor Deus disse ainda: — Não é bom que o homem esteja só; farei para ele uma auxiliadora que seja semelhante a ele. Gênesis 2:18

A necessidade da procriação

E Deus os abençoou e lhes disse: — Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Gênesis 1:28

A oportunidade de serviço

Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, Efésios 5:25

A possibilidade do prazer conjugal

O marido deve cumprir os seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. 1 Coríntios 7:3

A construção dos seus papéis complementares

Meu filho, guarde o mandamento de seu pai e não abandone a instrução de sua mãe. Provérbios 6:20

A Bíblia distingue os papéis, não a importância do homem e da mulher. Ambos possuem o mesmo valor diante de Deus, são de igual modo portadores de sua imagem, tem a mesma dignidade, mas receberam de Deus funções diferentes no espectro familiar.



O casamento é um modelo da união mística de cristo com a igreja


O fato de sermos uma comunidade de fiéis que segue o cristianismo histórico nos respalda para nos posicionarmos a favor daquilo que Deus criou, ressaltando a existência de apenas dois gêneros. Como cremos em verdade absoluta, é óbvio aceitarmos aquilo que foi deixado em nosso DNA: somos essencialmente XX (mulher) ou XY (homem). Nas atuais nomenclaturas sobre gênero, onde a humanidade é divida em três rótulos distintos, "cisgênero", "transgênero" ou "não binário", cada homem e mulher ainda são essencialmente XX e XY. Nada vai mudar isso! Deus deixou sua assinatura binária em nosso DNA. Não precisamos sofrer as tensões de tentarmos descobrir quem somos, Deus é quem define nosso gênero: somos essencialmente XX ou XY, para a glória do Seu nome!


Além disso, perceba que toda a Escritura é sobre Cristo e toda a revelação serve para compreendermos melhor a sua natureza e glória. A Escritura afirma que nos últimos tempos haveria uma proliferação de doutrinas de demônios e todos os esforços atuais para a destruição dos valores judaico-cristãos da sociedade tem a finalidade de construir uma sociedade onde não haverá mais espaço para a Igreja do Senhor.


Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, 1 Timóteo 4:1

Foi Paulo que, escrevendo aos efésios, percebeu a belíssima analogia entre o casamento humano e a união mistica entre Cristo e a Sua Igreja. Aquilo que mulher e o homem são, dentro da esfera do casamento, sã exatas representações daquilo que Cristo e a Igreja são um para o outro. Vejamos!



A submissão da mulher ao homem na esfera do lar demonstra a submissão da Igreja para com Cristo

Esposas, que cada uma de vocês se sujeite a seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da esposa, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também a esposa se sujeite em tudo ao seu próprio marido. Efésios 5:22-24

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Colossenses 1:18

O respeito que a esposa demonstra ao marido se assemelha ao temor da Igreja para com Cristo

"como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor", 1 Pedro 3.6a

Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; Hebreus 12:28

O amor sacrificial do marido é um reflexo do sacrifício de Cristo pela Igreja

Maridos, que cada um de vocês ame a sua esposa, como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela, Efésios 5:25

Ninguém tem amor maior do que este: de alguém dar a própria vida pelos seus amigos. João 15:13

A gestão do lar realizada amorosamente pelo marido mostra o governo amoroso de Cristo na Igreja

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações. 1 Pedro 3:7

Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus, Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. Efésios 1:20-23

Perceba que o casamento humano foi instituído, primariamente, para glorificar a Deus, expressando a beleza da obra da salvação na união mística de Cristo e sua igreja. Essa esperança é tão bela que a própria Escritura afirma que um dia a noiva do Cordeiro será sua esposa. Sustentar a verdade do casamento monogâmico, da família nuclear é muito mais do que defender a família por si só, mas garantirmos que haja uma imagem vívida daquilo que o Senhor Jesus Cristo é para a Sua Igreja.


Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse-me: Escreve: Bemaventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus. Apocalipse 19:7-9


o sistema binário e o plano de salvação: uma palavra aos não crentes


No pós-modernismo, todos os caminhos levam a Deus. Na Escritura, existem apenas duas escolhas diante do pecador: receber a sentença de condenação ou aceitar o dom da graça de Cristo. Somos todos culpados por nossos pecados, vivemos no mundo de Deus e não lhe rendemos glória! Amamos as coisas dessa vida e rejeitamos a soberania e santidade de Deus.


Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:19

E disse-lhes: — Vão por todo o mundo e preguem o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Marcos 16:15,16

O salário do pecado é a morte! Não importa quantas "supostas verdades" nos sejam apresentadas, a verdade de Deus triunfou contra Babilônia, o império Romano, a idade medieval, o modernismo, o pós-modernismo e ela permanecerá firme até que Cristo volte para consumar todas as coisas. Não seja enganado pelos esforços demoníacos que tentam perverter a nossa crença em Deus! Não amacie sua consciência com palavras bonitas de falsos pastores, existe um único caminho de salvação e Ele se chama Jesus Cristo!


Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:10-12

Talvez você esteja contaminado com as incertezas do pensamento pós-moderno, perguntando a si mesmo: onde eu encontrarei a verdade? Há algo melhor para você! Saia da escuridão que uma vida sem limites proporciona! Há luz em Jesus Cristo! Há verdade na assinatura binária de Deus! Saia das trevas e venha para a luz!


Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

o sistema binário e a mornidão espiritual. uma palavra aos fiéis


Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Apocalipse 3:15,16

Se somos Noiva do Cordeiro, não podemos / devemos viver nossas vidas sem experimentarmos uma profunda devoção por Cristo e uma obediência humilde e sincera aos seus mandamentos. Ser cristão nos primórdios da igreja era aceitar uma fé de alto risco: os crentes estavam dispostos a morrer por causa do Salvador. Hoje, infelizmente, somos uma geração de crentes fraca, que se afasta da comunhão dos santos pelas razões mais fúteis e que não conhece a fé que possui e muito menos o Deus que invoca.


Cristo, repreendendo a Igreja de Laodicéia, alegou que a mornidão daqueles irmãos lhe causava repulsa. Ele afirma que seria melhor que eles fossem frios (porque reconheceriam seu estado e buscariam arrependimento) ou quentes (ativos e frutíferos no Reino de Deus) do que mornos. A mornidão espiritual é aquela fé "mais ou menos", sem graça, sem sabor, sem luz, sem amor, sem engajamento, sem diferença. A pior coisa que pode acontecer a um cristão é ser um sucesso no mundo e um fracasso no Reino.


Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5:13

conclusão


Somos agradecidos a Deus pela simplicidade que existe no universo que Ele criou. Ele não nos deixou entregues a suposições e possibilidades, mas nos revelou graciosamente a verdade, nos mostrando que podemos sim compreender o mundo à nossa volta, interagirmos com ele nas sólidas bases do "verdadeiro e falso", "certo e errado" e dessa maneira, nos voltarmos a Ele atraídos pelo Seu chamado gracioso!


Cristo foi erguido no madeiro para nos transformar de pecadores culpados em filhos de Deus perdoados! Não perca a oportunidade de reconciliar-se com Cristo. Escolha a vida nessa manhã!


Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Atos 2:38

Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page