top of page
Buscar

BABEL - Sermão de 15/05/2022

Atualizado: 16 de mai. de 2022



E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:4


Introdução


Nesta manhã, daremos um pequeno salto de alguns capítulos para avançarmos na história de Gênesis e vermos o desenvolvimento do plano de redenção ao longo dos seus escritos. O episódio da Torre de Babel é emblemático porque ele nos lança luz a respeito da origem das nações (que começou a ser explicada no capítulo 10 de Gênesis) e, em especial, a origem dos muitos idiomas que existem no mundo.


Embora o dilúvio tenha dado à humanidade a oportunidade de um novo começo. O pecado entrou na arca com os homens e permaneceu entre eles, causando os males que já conhecemos! E o texto bíblico sobre o qual nos debruçaremos nessa manhã é digno de nossa atenção porque mostra um novo evento onde Deus reagiu ao intento maligno do coração dos homens. Que Ele, por Sua graça, nos ajude a abrirmos nosso coração para entendermos a Sua vontade!






O surgimento das nações


Quando Noé e sua família saíram da arca, Eles ouviram a voz de Deus os comissionando para darem continuidade em seu plano envolvendo a raça humana. Essas palavras compõe o que os teólogos chamam de aliança noética, um dos desdobramentos do pacto de graça que Deus firmou com seu povo através de Cristo. Irei me concentrar somente nos primeiros termos da aliança, porque são eles que importam para nossa reflexão de hoje!


E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra. Gênesis 9:1

Como parte da aliança, a descendência de Noé deveria frutificar, se multiplicar e encher a terra, isto é, gerarem filhos e se espalharem por todo o globo terrestre. Em Gênesis 10 e na segunda porção de Gênesis 11, vemos o desdobramento disso, quando Moisés cuidadosamente registra a descendência dos três filhos de Noé e as nações que vieram deles. Vejamos!


Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé; e nasceram-lhes filhos depois do dilúvio. Gênesis 10:1

Nestes versiculos, são registradas as origens de 70 ou 72 nações (dependendo da origem dos manuscritos). A intenção do autor é demonstrar que toda a humanidade descende de um mesmo tronco e por isso, até esse momento, todos possuíam a mesma origem e a mesma linguagem. Jesus parece ter se inspirado nesse número quando comissionou um segundo grupo de discípulos que iria adiante dele anunciando o evangelho pelas cidades que ele ainda iria visitar.


Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir. Lucas 10:1

O império de Ninrode


No meio do relato do surgimento das nações, aparece um personagem que se destaca dos demais, chamado Ninrode, cujo nome significa "aquele que se rebela". Seus feitos eram tão grandes que o próprio Deus o considerava com atenção. Uma das coisas notáveis foi que Ninrode não quis se espalhar pela terra, antes ele optou por construir um reinado poderoso sendo, provavelmente, o primeiro imperador do mundo pós diluviano. Alguns historiadores o identificam com o conhecido rei Sargão I, que fundou o primeiro império multiétnico governado a partir de uma cidade centro, chamado império Acadiano.


Cuxe gerou a Ninrode, o qual começou a ser poderoso na terra. Foi valente caçador diante do Senhor ; daí dizer-se: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor . O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar. Daquela terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir e Calá. E, entre Nínive e Calá, a grande cidade de Resém. Gênesis 10:8-12

Ninrode percebeu rapidamente que o mundo estava pronto para ser transformado em um império global: além da abundância de recursos naturais, um único idioma facilitaria a comunicação e a expansão desse reinado. A Bíblia nos apresenta ao menos oito cidades fundadas por ele, o que mostra a sua capacidade de liderar e persuadir as pessoas. Esse modelo, contudo, não era autorizado e nem aprovado por Deus. O Criador sabe que o acúmulo de poder em poucas mãos sempre gera opressão. Um império unificado precisaria de leis unificadas, cultura unificada, moeda unificada e uma religião única. E todos nós sabemos que o coração depravado do homem naturalmente rejeita o culto ao Deus verdadeiro e sempre o substitui por outra forma de religião imoral ou idolatrias.


Ninrode chegou rapidamente no mesmo nível de oposição a Deus que existia antes do dilúvio. Além de desobedecer ao claro mandamento deixado na aliança feita com Noé, ele levou homens e mulheres a seguirem o mesmo caminho de depravação. É interessante refletirmos que ao longo da história, muitos outros impérios se ergueram, sempre com os mesmos ideais de unificação visando paz e prosperidade. Em todos estes, contudo, a fé em Deus foi fortemente perseguida, uma vez que o povo de Deus sempre se oporá a opressão e ao sacrifício das liberdades individuais.


A atual tentativa de construção de uma sociedade única (o movimento globalista) baseia-se nos mesmos princípios e promove como todos os outros impérios os mesmos ideais, buscando promover paz (sem nunca atingi-la), uma moeda única (as criptomoedas são um preparo para isso), um governo centralizado (hoje representado pela ONU) e a defesa da supressão das liberdades em nome da igualdade (o que fatalmente levará a perseguição maciça dos cristãos).


Por isso, quando cristãos bíblicos levantam sua voz demonstrando a falácia de tais ideais progressistas de um Estado forte e onipresente, é pela perspectiva que o próprio Deus nos deixou de que o poder centralizado sempre corrompe o coração humano. Nós vemos no Brasil a tentativa de criminalizar a opinião dos cristãos como um reflexo do que um Estado forte pode fazer ao suprimir liberdades individuais (inclusive a de culto e expressão) em nome da igualdade. Por isso, cristãos bíblicos nunca se inclinarão a apoiar qualquer movimento ou ideologia política que se apresente como "a salvadora", pois eles sabem o que acontece quando ideologistas totalitaristas assumem o comando de uma sociedade (Venezuela, Cuba, Coréia do Norte e Rússia tem sido verdadeiras aulas de história para todos nós).



O começo do seu reino foi babel


O primeiro grande empreendimento de Ninrode foi estabelecer uma cidade centro onde seus ideais pudessem ser propagados. Eles se deslocaram até uma planície em Sinar e ali, iniciaram a construção de uma cidade e de uma torre. Utilizando-se de alta tecnologia para a época (eles foram os primeiros a queimar tijolos e usá-los para edificação), seu trabalho coordenado possibilitava uma rápida e efetiva expansão. Vejamos:


Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Sucedeu que, partindo eles do Oriente, deram com uma planície na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Vinde, façamos tijolos e queimemo-los bem. Os tijolos serviram-lhes de pedra, e o betume, de argamassa. Gênesis 11:1-3

O povo unido, trabalhando e cooperando entre si, alta tecnologia envolvida, o que podia dar errado? A Bíblia nos responde essa pergunta: Além da clara desobediência à ordem de Deus de se espalharem e ocuparem a terra, o desejo desses homens era o de perpetuarem os seus nomes, se tornando famosos. Deus não olha apenas o resultado de nossas ações, mas principalmente a motivação por trás de cada decisão ou aspiração.


O problema do ser humano reside na obstinação do seu coração depravado. Sua rebeldia a Deus sempre o levará a considerar como puro aquilo que Deus rejeita. É exatamente isso que acontece quando pecadores se organizam e se únem em prol de um ideal comum.


Disseram: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra. Gênesis 11:4

Todos os caminhos de uma pessoa são puros aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda o espírito. Provérbios 16:2

Babel sinalizava um ponto na história humana de ampla e aberta oposição contra a vontade de Deus. Vocês se lembram quue Caim edificou uma cidade e deu a ela o nome de seu filho (Gn 4.17), estes homens estavam indo além, edificando uma cidade e uma torre, para que seus nomes fossem perpetuados. O pecado deforma nosso senso de prioridades, macula nossos princípios e a nossa capacidade de enxergamos o mundo como Deus o enxerga! Devemos glorificar a Deus e não a nós mesmos! Devemos distribuir caridade e não concentrarmos poder. Devemos fazer a vontade dEle e não a nossa. Nós pelejamos pelo Reino Celestial e não por impérios terrestres.


Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade! Salmos 115:1

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Romanos 13:8

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu Mateus 6:10

Ninrode se tornou grande fazendo o que Deus abomina. Será que eu e você não temos construído também a nossa Babel? Quando vejo cristãos ocupados em terem sucesso em um mundo para o qual já deveriam ter morrido, acumulando riquezas sem fim, sem nunca reparti-las, vivendo seus próprios prazeres pecaminosos como se Deus não existisse, eu temo que muitos de nós ainda carreguem Babel no coração!


Babel hoje não é uma cidade, mas um sistema espiritual que aprisiona os homens no engano, para que não vejam a glória de Deus. E, infelizmente, muitos ainda seguem em vida aquilo que Babel representava: eles não rendem glórias ao Criador, são idólatras, avarentos, mesquinhos, orgulhosos, não reconhecendo a soberania de Deus e acumulando em vida o ouro dessa terra, sem se recordar da herança que está reservada para nós no céu!


"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Mateus 6:19-21

Deus interveio mais uma vez


A Bíblia apresenta o Senhor Deus como um Ser onipresente, onisciente e onipotente. Ao ver a malignidade do coração daqueles homens, Ele decidiu agir. A Escritura usa uma figura de linguagem ao mencionar que o Senhor "desceu" e analisou a obra como um todo. Caso não acontecesse uma intervenção, aquele primeiro movimento imperial se tornaria um câncer para toda a humanidade.


O Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. E disse o Senhor: "Eles são um só povo e falam uma só língua, e começaram a construir isso. Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer. Gênesis 11:5,6

Deus, como um Ser Soberano, rege e governa a história segundo à sua vontade! Nada escapa de suas mãos gloriosas! Ele estabelece reis e também os faz cair! Deus havia determinado que os homens enchessem a terra e nada o faria mudar sua intenção! Por isso, numa demonstração poderosa de sua onipotência, ele confunde a língua daqueles homens e os espalha por toda a terra. Encerrou-se o trabalho em Babel e prosseguiram-se os planos de Deus!


Venham, vamos descer e confundir a língua que eles falam, para que um não entenda o que o outro está dizendo. Assim o Senhor os dispersou dali pela superfície da terra; e pararam de edificar a cidade. Por isso a cidade foi chamada de Babel, porque ali o Senhor confundiu a língua de toda a terra e dali o Senhor os dispersou por toda a superfície dela. Gênesis 11:7-9

Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Daniel 2:21

Todas as vezes que homens ímpios se posicionam contra a vontade de Deus, eles sofrem a justa condenação por seus atos! Quando a humanidade decidiu se opor ao que Deus estava fazendo, eles foram literalmente espalhados. Isso me recorda um texto bíblico que parece refletir exatamente o mesmo tema!


Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva. Salmos 1:4

Cristo e Ninrode


Em todo o texto bíblico, podemos encontrar pistas que apontam para a obra de Jesus Cristo consumada na cruz do Calvário. No texto em estudo, Cristo é o contraste perfeito daquilo que Ninrode representou no seu tempo. Vejamos!


Ninrode caracterizou-se como um homem que se rebelou à vontade Deus. Cristo, contudo, foi obediente até a morte, e morte de cruz!


ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8

Ninrode uniu pessoas com o propósito de se rebelarem contra a vontade de Deus. Cristo uniu as nações para servir ao Senhor em novidade de vida!


Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos. Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Colossenses 3:11,12

Babel, princípio do reino de Ninrode, foi um império humano, terreno e passageiro. Cristo nos trouxe um reino eterno, que não pode ser abalado nem removido!


Jesus respondeu:— O meu Reino não é deste mundo.Se o meu Reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas agora o meu Reino não é daqui. João 18:36

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre, Daniel 2.44

Ninrode edificou um império que caiu! Cristo edificou a Igreja, que permanece para sempre!


E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Mateus 16:18


Conclusão


Quando o Espírito foi derramado sobre os discípulos em Atos 2, cada um daqueles que estavam reunidos buscando a Deus foi cheio do Espírito, e começou a falar em outras línguas conforme era-lhes concedido falar. Aquela "confusão santa" era um anúncio público de que a salvação se espalharia e que Deus chamaria de todos os povos homens e mulheres para pertencerem a Ele!


Em Babel, a confusão das línguas era sinal de condenação. Na Igreja, a variedade de línguas foi e ainda é um sinal de salvação! O Pentecostes iniciou um tempo novo no calendário de Deus, com a articulação de um evangelho pregado em várias línguas diferentes, até os confins da terra. O mesmo Deus que espalhou para juízo, agora ajunta para a salvação.


E disse-lhes: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16:15,16

O trabalho missionário da igreja é o anúncio público da chegada do Reino de Cristo, manifestado claramente no Verbo que se fez carne, morreu, ressuscitou e que voltará para julgar os vivos e os mortos. Perceba claramente que todos aqueles que insistem em viver no sistema que rege esse mundo de engano cairão como Babel caiu. Não importam quantos reinos, ideologias, ou falsas religiões se levantem, o lugar delas é sempre no chão porque somente um Reino subsistirá para sempre!


A Bíblia demonstra isso claramente mencionando que a Babilônia futura, que personifica todo o mal que há no mundo cairá, convidando os fiéis a deixarem este reino de engano para entrarem no Reino de Cristo!


Então exclamou com potente voz, dizendo: — Caiu! Caiu a grande Babilônia! Ela se tornou morada de demônios, refúgio de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo tipo de ave imunda e detestável, pois todas as nações beberam do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria.Ouvi outra voz do céu, dizendo: "Saiam dela, povo meu, para que vocês não sejam cúmplices em seus pecados e para que os seus flagelos não caiam sobre vocês. Porque os pecados dela se acumularam até o céu, e Deus se lembrou das injustiças que ela praticou. Apocalipse 18:2-5

Embora o mundo onde vivemos apregoe como bom tudo o que se opõe à vontade de Deus, esse atual sistema cairá como todos os outros. Mas Deus promete conservar aqueles que se arrependerem dos seus pecados e viverem para glorificá-lo! Deus te chama a se arrepender e crer em Cristo para a salvação!


Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente. 1 João 2.16,17

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e entrem na cidade pelos portões. Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira. Apocalipse 22:14,15

Que Ele nos ajude a não ficarmos de fora!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

15 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page