top of page
Buscar

AVIVA SENHOR TUA OBRA - Sermão de 27/08/2023

Atualizado: 25 de set. de 2023




E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. 1 Co 12.31


Introdução


Esta é a última mensagem da série #PentecostalismoRelevante. Foi uma jornada alegre e edificante, que nos deu a oportunidade de relermos as Escrituras a fim de renovarmos nossas percepções teológicas sobre aquilo que faz de nós uma comunidade de pentecostais reformando a sua fé em Jesus Cristo. Me sinto gratificado no Senhor e saio desse ciclo um cristão diferente e com mais desejo pelas coisas celestiais.


Nessa última mensagem, quero refletir sobre as doces palavras de Paulo enquanto corrigia os inúmeros abusos que os crentes de Corinto cometiam no uso dos dons espirituais. A fim de que aqueles irmãos endireitassem seus caminhos sem perder a plenitude do Espírito, Paulo os desafia com palavras contundentes:


"(...) eu quero mostrar para vocês um caminho sobremodo excelente".


É comum entre nós, protestantes, o uso da expressão "avivamento" para se referir a despertamentos espirituais que surgiram na Igreja ao longo dos séculos. As abordagens parecem sempre girar em torno de um retorno à palavra, arrependimento, confissão e orações. Todas essas experiências são legítimas marcas de um avivamento bíblico.


Eu gostaria de propor, humildemente, que ao pensarmos em 'avivamento' atentássemos com diligência às palavras de Paulo: "há um caminho sobremodo excelente".






DEFINIÇÃO DE AVIVAMENTO


A expressão "avivamento" ou "reavivamento" refere-se a despertamentos espirituais de grande magnitude, que atingem igrejas locais de modo impactante e duradouro, promovendo não apenas um fervor renovado nos crentes, mas também uma transformação que atinge, inclusive, a sociedade não cristã.


Avivamento é uma obra soberana de Deus.


Como igreja local, devemos crescer na comunhão com Cristo e nas disciplinas espirituais, como a leitura bíblica, oração, comunhão, jejum, para estarmos prontos para recebermos o avivamento.


Mas ele só vem por determinação do alto.


O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito. João 3.8

Por muito tempo, neopentecostais tem tentado produzir avivamentos com eventos, congressos, técnicas de marketing bem produzidas e um discurso emotivo e encantador. O resultado disso tem sido, no máximo, um fogo estranho, que não se espalha e nem muda a sociedade.


Nós nunca tivemos tantos crentes no Brasil e nunca houve uma sociedade tão corrompida. Temos nos tornado um sal incapaz de salgar.


Alguns pentecostais também tem sequestrado a expressão "avivamento" para sugerir que suas reuniões são demonstrações de um avivamento. Não são!


Eu entendo que o movimento pentecostal surgiu como um avivamento, pelo seu impacto, alcance e potencial evangelístico sem precedentes na história da igreja.


Contudo, após poucas décadas, este fogo foi 'institucionalizado' e hoje o que restou foi um belo monumento para constar nos livros de história e quase nada mais.



AS MARCAS DE UM AVIVAMENTO


Um autêntico avivamento deixa marcas evidentes quando acontece. Podemos identificar diversos avivamentos na Escritura, os quais cito abaixo:


  • O avivamento promovido pelo profeta Elias, 1 Rs 18.39;

  • O avivamento sob os Rei Asa e Jeosafá, 2 Cr 15-17;

  • O avivamento sob o rei Josias, 2 Cr 34,35;

  • O avivamento conduzido por Esdras, Ed 9,10;

  • O avivamento conduzido por Neemias, Ne 8.9-11;

  • O avivamento em Nínive, Jn 3;

  • O avivamento em Jerusalém, At 2;

  • O avivamento em Samaria, At 8;

  • O avivamento em Éfeso, At 19;


Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam todo o povo lhe disseram: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei. Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8.9-11

Quando um autêntico avivamento acontece, suas marcas são evidentes.


  • Há um retorno generalizado às Escrituras Sagradas;

  • O povo confessa e abandona seus pecados, em sinal de arrependimento;

  • Intensa sede por Deus e temor generalizado;

  • Santificação cresce exponencialmente;

  • Um grande ardor evangelístico surge no coração dos crentes;


Tendo o rei ouvido as palavras da lei, rasgou as suas vestes. 2 Cr 34.19;

Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais. Nm 9.2;

Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor. Jn 3.5

Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. Hb 3.2

Entretanto, a palavra do Senhor crescia e se multiplicava. At 12.24


O AMOR COMO CAMINHO AO AVIVAMENTO


Agora que introduzi o assunto e fiz um panorama sobre as marcas de um genuino avivamento, quero retomar as palavras de Paulo, que sugeriu o amor como o caminho sobremodo excelente para os coríntios crescerem como comunidade cristã na plenitude do Espírito.


Na humilde percepção pastoral que possuo, a frieza generalizada de nossos dias está diretamente associada à falta de amor. Jesus previu esse tempo!


E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:12

  • Nossa falta de amor por Deus é evidente na forma como conduzimos nossas escolhas pessoais. Não lemos a Escritura, não oramos, não conseguimos congregar com regularidade, não ofertamos ou dizimamos, não desejamos comunhão e intimidade com Deus porque não o amamos de verdade. A falta de temor na igreja é uma triste constatação de que estamos prostrados perante o espírito de nosso tempo. Deus sacrificou seu Filho para podermos amá-lo, mas temos sido na maior parte das vezes ovelhas irresponsáveis e infiéis.

  • Por não amarmos as pessoas, deixamos de compartilhar o evangelho que pode salvá-las da condenação eterna. Não nos ocupamos com o sofrimento do mundo, nem com a necessidade de servirmos uns aos outros. Sobram as desculpas e falta-nos amor. Cristo nos ensinou que ser humano significa estar disposto a amar até o fim, mas temos agido muitas vezes como monstros deformados, cheios de orgulho, soberba e arrogância, que só pensam no próprio umbigo.

Sem amor, não existe a possibilidade de um avivamento.


Para Paulo, o amor é o caminho sobremodo excelente que nos autentica como o povo do Espírito. O apóstolo associa o amor com cada pessoa da Trindade. Para ele:


  • Deus prova o Seu amor tendo Cristo morrido por nós sendo ainda pecadores;

  • O amor de Cristo, que o levou à cruz, nos constrange a uma vida sacrificial;

  • Os crentes devem demonstrar 'amor no Espírito';


Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8

Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 2 Co 5.14;

o qual também nos relatou do vosso amor no Espírito. Cl 1.8

Precisamos que esse amorde Deus seja derramado sobre nós; somente um amor renovado por Deus e pelas pessoas que nos colocará na rota do avivamento. Só lerá as Escrituras quem ama a Deus. Só buscará Sua face quem o ama! Só se precupará com a santidade quem o ama. Só se ocupará com a obra de Deus quem o ama.


Por isso dediquem-se com zelo a amar o Senhor, o seu Deus. Josué 23:11

Os próprios dons devem ser exercidos tendo o amor como seu fundamento. Quando amamos sinceramente desejaremos servir, socorrer, liderar, exercer misericórdia, curar, discernir, exortar e edificar.


Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Gálatas 5.13

O caminho sobremodo excelente, infelizmente, é o caminho negligenciado!


Eu desejo sinceramente que o avivamento venha! E quero na graça de meu Senhor estar disposto a abrir mão de tudo em mim que impeça o avivamento de vir com poder! Por isso, peço a Deus que me ensine cada dia a amar mais. O amor é a resposta para uma vida cristã profunda! O amor é a chave do verdadeiro avivamento!


Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Maranata! 1Co 16.22


Conclusão


Falando aos coríntios, Paulo reconhecia que somente quando o amor se apoderasse daqueles irmãos eles poderiam viver a plenitude do Espírito Santo. Suas recomendações para isso não giram em torno de mais disciplinas, mas em buscar mais amor.


Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais, 1 Co 14.1

A boa notícia da salvação, que salva o pecador e aviva os corações, é uma mensagem de amor! Na eternidade pretérita, Deus amou uma multidão incontável de pecadores de nossa raça decaída e os escolheu para pertencerem a Ele.


Por amor, Cristo se fez carne e subiu o madeiro, padecendo a ira santa de Deus para libertar do pecado aqueles que crerão em Seu nome.


E em amor, o Espírito gentilmente atrai esses eleitos para que abandonem suas vidas mundanas e creiam no evangelho.


Por amor, o Deus Triúno está chamando você!


  • Não dê as costas ao Deus que amorosamente te criou!

  • Não desmereça o Filho de Deus, que sangrou na cruz para salvar você!

  • Não endureça seu coração ao ouvir o Espírito te chamar por amor!

Há um caminho sobremodo excelente para você nessa manhã!


Cristo, O Caminho, morreu para perdoar os pecados e ressuscitou para justificar aqueles que crêem em Seu nome!


Fora de Cristo há chamas que não se apagam, há ódio e dor. NEle, há certeza de vida eterna, amor, fé e esperança!

O Deus que aviva corações quer tirar você da morte espiritual nessa manhã!


A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? Salmo 42.2

Eu creio que verei um avivamento tomar conta da nação brasileira! Aviva oh Senhor a Tua obra!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

2.210 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page