top of page
Buscar

As virtudes de uma mãe que glorifica a Deus!




Você já parou para pensar em que tipo de mãe Deus gostaria que você fosse? Todas nós já paramos para pensar nisso, sejam as mamães de fato ou aquelas dentre nós que planejam ser mães um dia.


Em nossa conversa de hoje, falaremos sobre as sete virtudes que uma mãe cristã precisa desenvolver para cumprir a maternidade para a glória de Deus.


Espero que essa conversa seja bastante edificante para todas nós!



Primeira Virtude: investir no crescimento espiritual de nossos filhos


O maior desafio de uma mãe cristã não é prover o necessário para que seus filhos cresçam e se desenvolvam. É formar no coração deles os valores de nossa fé. Infelizmente, muitas mulheres delegam essa tarefa para a igreja, mas a educação cristã começa dentro de casa. Se você não investir nisso, um professor doutrinador irá na escola roubar a fé do seu filho.


E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Deuteronômio 6:6,7

Como colocar isso em prática: fazendo culto doméstico, lendo a Bíblia com os filhos, orando com eles e principalmente, sendo crente dentro de casa. Se não dermos exemplo de um verdadeiro cristianismo eles não valorizaram a fé como a Bíblia exige do povo de Deus.



SEGUNDA Virtude: PERMANECER CONECTADA AOS FILHOS


Ser mãe é mais do que colocar a criança no mundo e alimentá-la. É necessário dar atenção, conversar, discernir, se importar, porque nossos filhos são muito sensíveis à nossa indiferença.


Essa conexão não pode ser delegada ao pai ou aos irmãos. A mãe deve suprir totalmente as necessidades emocionais e afetivas dos filhos elogiando, abraçando, beijando, brincando, se importando sinceramente com cada um deles.


Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados. Colossenses 3.21

terceira Virtude: Enxergar nossas falhas como uma oportunidade de transmitir os valores da fé


Uma mãe não deve ser perfeita, mas deve ser humilde no trato com os filhos. O tempo todo cometeremos falhas no processo de educação das crianças, e quando isso acontecer, podemos utilizar isso ao nosso favor. Exemplos:


- Se errou com eles, peça perdão! Assim, ensinará a necessidade de se arrepender e consertar o que não funcionou.


- Se planejou e não conseguiu, ensine para eles que nem todos os nossos planos se concretizam.


A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida. Provérbios 22:4

Quais outros exemplos vocês dariam para esse tópico?



quarta Virtude: aceite ser ajudada!


Você é uma heroína, mas não precisa ser assim sempre! É importante ter humildade para reconhecer quando você está esgotada ou precisando ser aconselhada. Nenhuma mulher pode tudo ou sabe tudo. Quando estiver cansada, peça ajuda de familiares para dividir a missão de dar atenção aos filhos e assim você renovar suas forças.


Além disso, aceite conselhos de mulheres experientes para te instruírem com responsabilidade sobre algo que você pode fazer melhor.


Mães orgulhosas que não admitem precisar de ajuda tornarão a missão da maternidade ainda mais difícil.


Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2

As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Tito 2:3-5

QUINTA Virtude: ALIMENTAR-SE DA PALAVRA DE DEUS!


Para formarmos uma mentalidade cristã em nossos filhos, precisamos amar a Escritura. Como vamos ensinar a fé para eles se nós mesmas não conhecemos nada da Palavra de Deus? Infelizmente, muitas mães se contentam em vir aos cultos e trazer seus filhos para a igreja, mas falham em se alimentar diariamente da Escritura e crescer no conhecimento dela.


Você, mulher pentecostal reformada, precisa entender que não basta ser membra de uma igreja bíblica de você não for uma mulher bíblica. Não precisamos ser mestras de teologia (embora seria ótimo se fôssemos), mas precisamos sair do raso no conhecimento da Escritura.


Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Josué 1:8

sexta Virtude: use o comportamento do seu filho para apontá-lo a jesus


O seu filho, assim como você, tem uma batalha diária contra o pecado. E talvez ele tenha dificuldades para lidar com isso, precisando do seu apoio como mãe a apontar para a cruz diante de cada desafio que ele enfrenta. Use isso sempre em seu favor na educação dele!


O seu filho ansioso? Mostre para ele que podemos confiar no cuidado de Deus!

O seu filho está indisciplinado? Mostre para ele o quando Jesus se esforçou para cumprir a missão que recebeu!

O seu filho está abatido? Encoraje-o com o amor de Jesus e com a sua Graça. O seu filho está desobediente. Mostre o padrão de obediência de Jesus e o desafie a imitar o mesmo amor que Jesus demonstrou.


Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1

SÉTIMA Virtude: FAÇA O CULTO DOMÉSTICO REGULARMENTE


Parece um clichê, mas precisamos repetir sempre: O culto doméstico forma a educação cristã dos filhos. Mais importante do que trazer os filhos para a igreja é levar Deus para dentro de casa. No culto doméstico as crianças participam cantando, lendo, orando, falando e tiram suas dúvidas sobre a fé.


Uma casa sem culto doméstico é como um lar sem telhado.


Você pode começar da forma mais simples possível: uma vez por semana reúna a família para ler a Bíblia, cantar um hino e orar. Aos poucos, o culto vai tomando forma e você perceberá o impacto na casa: mais harmonia, mais paz, mais diálogos, maior paciência. Onde Deus é bem-vindo milagres sempre acontecem!


Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. Colossenses 4:15

Tem uma igreja em sua casa?



Conclusão


Eu sei que ser mãe cristã é um desafio gigantesco, mas você não está sozinha! Você tem um Deus que está cuidando de você uma rede de mulheres que está disposta a dividir esse enorme desafio para formarmos uma geração de crentes que amam a Jesus e se importam com a fé que recebemos. Você vai conseguir!



Élida Fernandes Líder do PINC

336 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page