top of page
Buscar

Adoração ao Deus Verdadeiro- Sermão de 05/05/2024

Atualizado: 5 de mai.





Salmo 95:6: "Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou."


Introdução


Neste domingo, iniciaremos na Igreja Pentecostal Reformada a série de reflexões "A Missão da Igreja". Você entende o que significa a palavra missão?


A palavra "missão" tem sua origem no latim "missio", que significa "envio" ou "ato de enviar". No contexto teológico, o termo "missão" refere-se ao propósito ou chamado de Deus para sua igreja e seus seguidores.


Para pentecostais reformados, a missão da igreja é vista como uma extensão da missão redentora de Deus no mundo. Isso inclui proclamar o evangelho da salvação em Jesus Cristo, fazer discípulos, cuidar dos necessitados, promover a justiça e viver uma vida que glorifica a Deus em todas as áreas.


Neste domingo, dedicaremos um tempo para falar a respeito da adoração ao Deus verdadeiro, que é o alvo maior da obra da redenção.






O QUE É A ADORAÇÃO?



A adoração é o ato supremo de reverência, louvor e submissão a Deus. Envolve não apenas a expressão verbal ou musical, mas também a entrega total da vida em obediência e devoção a Ele. A adoração é o reconhecimento da grandeza, santidade e soberania de Deus, e é central na experiência religiosa de um cristão.


No hebraico, a palavra traduzida como "adorar" é "שָׁחָה" (shachah), que significa literalmente "prostrar-se" ou "curvar-se". Isso enfatiza a ideia de humildade e submissão diante de Deus.


A primeira menção da palavra "adorar" na Bíblia Sagrada está em Gênesis 22:5, quando Abraão se prepara para sacrificar seu filho Isaque no monte Moriá e diz aos seus servos:


“Fiquem aqui com o jumento”, disse ele aos servos. “O rapaz e eu iremos mais adiante. Vamos adorar e depois voltaremos.” Gênesis 22.5

No grego, a palavra traduzida como "adorar" é "προσκυνέω" (proskuneo), que também significa "prostrar-se diante de" ou "prestar homenagem". Essa palavra é usada em várias passagens do Novo Testamento para descrever atos de adoração a Deus, por exemplo, quando os magos do Oriente vieram ao encontro de Jesus.


"E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:11

O elemento primordial da missão da Igreja é adoração! Você é um adorador?


  • Devemos reconhecer Sua grandeza, louvando-o com alegria e gratidão;

  • Devemos temê-Lo, vivendo em santidade, separados para Sua glória;

  • Devemos nos prostrar diante dEle, o reconhecendo como Senhor de nossas vidas;


Falaremos mais sobre isso ao longo da mensagem. Antes, quero expressar como a adoração está intrinsicamente ligada com o drama da redenção.



ADORAÇÃO E QUEDA



O homem foi criado para o louvor da glória de Deus. Em seu estado original, o homem gozava de plena comunhão com o Senhor e vivia como um adorador obediente (Gn 2.15).


A queda da humanidade resultou na corrupção do desejo inato do homem de adorar a Deus. Ao seduzir Eva com a promessa de que ela e Adão se tornariam como Deus, a serpente plantou a semente da rebelião e da busca por autonomia em nossos corações, distorcendo assim nossa compreensão de quem somos em relação ao nosso Criador.


“É claro que vocês não morrerão!”, a serpente respondeu à mulher. “Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal.” Gênesis 3.4,5

Ao desobedecer a Deus, o homem deixou de ser um adorador.


Quando Adão caiu, caiu também a adoração ao Deus Verdadeiro.


O homem, contudo, não é completo sem adorar ao Seu Criador.


Quando soprava a brisa do entardecer, o homem e sua mulher ouviram o Senhor Deus caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores. Então o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: “Onde você está?”. Gênesis 3.8,9

Sem adoração, o homem se esconde. A confiança virou medo. A amizade virou inimizade. A comunhão tornou-se repulsa.


A ausência de adoração ao Deus Verdadeiro deixa um vazio insondável na alma humana, incapaz de ser preenchido por qualquer outra coisa. Assim, aqueles que vivem em pecado estão constantemente em busca de satisfação em substitutos inadequados para essa adoração primordial.


O pecado desvirtua nossa devoção, desviando nosso coração para a idolatria de objetos e ideias em lugar do Criador supremo.


João Calvino afirmou que o coração humano é uma fábrica de ídolos.


"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis." Romanos 1:21-23

No estado de pecado, a humanidade tende a buscar substitutos espirituais para Deus, muitas vezes recorrendo à adoração de ídolos, representações físicas ou concepções falsas de divindades, todas elas moldadas pelas próprias inclinações e desejos humanos.


Não existe idolatria "do bem".


Nosso Deus está nos céus e faz tudo como deseja. Seus ídolos não passam de objetos de prata e ouro, formados por mãos humanas. Têm boca, mas não falam; olhos, mas não veem. Têm ouvidos, mas não ouvem; nariz, mas não respiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés, mas não andam; garganta, mas não emitem som. Aqueles que fazem ídolos e neles confiam são exatamente iguais a eles. Salmo 115.3-8;

“Não tenha outros deuses além de mim. “Não faça para si espécie alguma de ídolo ou imagem de qualquer coisa no céu, na terra ou no mar. Não se curve diante deles nem os adore, pois eu, o Senhor, seu Deus, sou um Deus zeloso. Êxodo 20.3-5;

Jesus respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele’”. Lucas 4.8

Na vida cotidiana, encontramos não apenas ídolos religiosos, mas também ídolos de natureza secular, como a busca por riqueza, prestígio, poder, prazeres passageiros e outras formas de gratificação egoísta. Qualquer coisa que assuma a supremacia na nossa devoção e afaste nossa atenção e adoração de Deus se torna um ídolo.


Então, o que estou tentando dizer? Que a comida oferecida a ídolos tem alguma importância, ou que os ídolos são deuses de verdade? De maneira nenhuma! Estou dizendo que esses sacrifícios são oferecidos a demônios, e não a Deus. E não quero que vocês tenham parte com demônios. 1 Corintios 10.19,20

O homem no pecado sempre é um idólatra por excelência.


ADORAÇÃO E REDENÇÃO



Uma vez que entendemos que o homem no pecado tornou-se um idólatra, que permanentemente tenta preencher o vazio de sua alma com coisas que não podem satisfazê-lo, percebemos que o propósito da redenção é devolver ao homem a sua condição de adorador.


Enquanto esteve entre nós, Jesus proclamou que o Pai procurava verdadeiros adoradores, que o adorassem em espírito e em verdade.


Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo. Pois Deus é Espírito, e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. João 4.23,24

O fato é que o homem no pecado não pode corresponder a esse chamado de Jesus.


Primeiro, o homem no pecado não pode adorar a Deus "em espírito", porque está morto em delitos e pecados.


"Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e da incircuncisão de sua natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados." Colossenses 2:13

E não pode adorar "em verdade", porque o pecado o aprisionou na mentira do diabo.


"pois eles trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém!" Romanos 1:25

O homem só pode tornar-se 'adorador' mediante a obra da redenção! Jesus morreu para transformar pecadores em adoradores.


Jesus conhece a raíz de nosso problema: O problema do homem é o seu coração idólatra (Jr 17.17), que está dentro dele. Mas a solução para o problema do homem não está dentro do homem, mas do lado de fora. Não somos capazes de transformar o nosso coração.


“Ninguém é justo, nem um sequer. Ninguém é sábio, ninguém busca a Deus. Todos se desviaram, todos se tornaram inúteis. Ninguém faz o bem, nem um sequer.”, Romanos 3.10-12

Somente Deus pode nos libertar desse estado de alienação. Isso é a redenção!


"mesmo estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, —pela graça sois salvos," Efésios 2:5

Queridos, homem nenhum pode adorar a Deus sem redenção e nenhum de nós pode se aproximar de Deus sem o auxílio de Jesus. Enquanto o homem não se submete à Cristo e a fé no evangelho, ele adora falsos deuses criados nas trevas do seu coração.


É a redenção que nos torna verdadeiros adoradores. Somente à sombra da cruz podemos nos aproximar do santo Deus e sermos aceitos por Ele!


Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo. Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo. Hebreus 10.19,20


crescendo na adoração


Ao morrer na cruz do Calvário, Cristo levantou uma nova geração de adoradores! É isso que cristãos devem fazer: adorar o Rei dos Reis!

Mas não se trata de qualquer tipo de adoração. Não existe religião self-service!


A adoração que Deus exige é divinamente ordenada. O que isso significa? Precisamos adorar a Deus conforme Ele ordena na Sua Palavra.


O cristão adora a Deus e se aproxima dEle pelo sacrifício de Jesus Cristo. Por isso, não existe para nós a necessidade de um rito específico para adoração (como os sacrifícios da Velha Aliança), mas há, em Cristo, uma disposição correta de vida e coração.


Nossa adoração é espiritual! Leiamos as Escrituras!


  • Adoramos a Deus pelo sacrifício vivo de nosso corpo. Isso significa que devemos nos submeter a Deus com corações obedientes, sacrificando nosso orgulho a fim de obedecê-lo e amá-lo de todo o coração. A adoração do cristão não é música. A adoração do crente é vida! Quando renunciamos nosso ego, desejos e paixões, queimamos as raizes de idolatria que ainda resistem dentro de nós! Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo, Romanos 12.1

  • Adoramos a Deus mediante sacrifícios de louvor. Cristãos não precisam sacrificar animais, subir escadarias, acender velas, flagelar seus corpos. Cristo já ofereceu o sacrifício suficiente que nos torna aceitáveis a Deus. O sacrifício que oferecemos agora é espiritual, reconhecendo a misericórdia que nos foi dada e louvando Deus com singeleza de coração! "Por meio dele, pois, ofereçamos a Deus sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome." Hebreus 13:15

  • Adoramos a Deus com nosso serviço abnegado. Paulo afirmou que nosso serviço dedicado a Deus é uma oferta que agrada nosso Senhor. Deus recebe com alegria nossos sacrifícios e renúncias, da mesma forma como recebia as ofertas de libação do Antigo Testamento, que simbolizavam a entrega, consagração e comunhão do adorador com Deus. Contudo, me alegrarei mesmo se perder a vida, entregando-a a Deus como oferta derramada, da mesma forma que o serviço fiel de vocês é uma oferta a Deus. E quero que todos vocês participem dessa alegria. Filipenses 2.17

  • Adoramos a Deus com nossas ofertas e dízimos de gratidão. Quando Paulo recebeu a oferta dos filipenses pelas mãos de Epafrodito, ele as considerou uma oferta aceitável e agradável a Deus. Quando contribuimos, estamos participando dos negócios de Deus no mundo e declarando que não somos servos do dinheiro e das ambições terrenas. E isso agrada a Deus! No momento, tenho tudo de que preciso, e mais. Minhas necessidades foram plenamente supridas pelas contribuições que vocês enviaram por Epafrodito. Elas são um sacrifício de aroma suave, uma oferta aceitável e agradável a Deus. Filipenses 4.18


Verdadeiros adoradores estão compromissados em adorar ao Senhor como Ele deseja ser adorado! Nós nos tornamos semelhantes ao objeto de nossa adoração. Quanto mais nos dedicamos na disciplina da adoração, renunciando nosso ego, louvando a Deus, servindo-o de coração e contribuindo para o avanço da Sua obra, vamos nos tornando cada vez mais santificados e parecidos com Cristo! É a vida para glória de Deus que nos coloca na rota da santificação!


Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. 1 Coríntios 10.31

Contudo, quando negligenciamos nossa vocação de verdadeiros adoradores, nosso coração começa a se apegar novamente com as coisas dessa vida.


Há cristãos que se tornaram infrutíferos no Reino porque voltaram ao pecado da idolatria. O conselho do apóstolo João ecoa através dos séculos.


Filhinhos, afastem-se dos ídolos. 1 Jo 5.21


CONCLUSÃO


A missão da igreja começa com a adoração ao Deus Verdadeiro! Conforme afirmou A.W. Tozer: "A adoração é o combustível da missão e a missão é o resultado da adoração".


Como comunidade de fé, proclamamos o evangelho da graça, convidando pecadores a deixarem os ídolos para adorar o Salvador Invencível. Se você é um grande pecador, há um grande Salvador que deseja te libertar dos seus pecados e da idolatria do seu coração! Volte-se para Cristo! Deixe os ídolos e adore somente a Deus!


pois as pessoas têm comentado sobre como vocês nos acolheram e como deixaram os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro. 1 Ts 1.9

Agora, se você já foi lavado dos seus pecados e recebeu a promessa da vida eterna, é seu dever levar a adoração até os confins da terra. A Igreja deve conduzir as nações à fé no Deus verdadeiro, chamando os povos ao arrependimento, até que o último eleito chegue a fé!


Deus quer ser adorado por todos os povos e nós, como igreja missional, temos a missão de tornar esse anseio real!


"Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo. Todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus feitos de justiça se fizeram manifestos." Apocalipse 15:4

Falaremos sobre isso no próximo domingo, se Deus nos permitir!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.163 visualizações0 comentário
bottom of page