top of page
Buscar

Acolhendo com Amor - Sermão de 12/12/2021



Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; Se é que já provastes que o Senhor é benigno; 1 Pedro 2:2,3

introdução


Quando uma comunidade cristã compreende seu chamado e passa a trabalhar organicamente pelo seu crescimento, ela precisará lidar com um ciclo que envolve três etapas na vida das pessoas que se achegam a ela. São elas: o acolhimento, o discipulado e o envio. Não existe a possibilidade de uma igreja crescer de maneira bíblica sem que essas etapas sejam masterizadas e atinjam um nível de excelência. Por isso, trabalhar esse tema é de vital importância naquilo que estamos construindo em nossa comunidade cristã.





É óbvio que entendemos claramente que o crescimento da igreja é uma obra do Senhor. Mas não ignoramos que para Deus dar o crescimento, "Paulo tem que plantar e Apolo tem que regar". Dessa forma, precisaremos de muita humildade para sentarmos para aprender e deixarmos de lado parte da cultura que trouxemos de nossas antigas casas de oração para podermos construir o "novo" que Deus preparou para nós, lendo a Escritura, refletindo em sua mensagem e reformando nossas práticas ministeriais.


Nessa segunda mensagem da série "Preparados para o crescimento", quero me concentrar na tarefa de acolher o recém-chegado (que pode ser um novo convertido ou um ex-membro de uma igreja evangélica). Saber olhar para essas pessoas e oferecer a elas o amor de Jesus Cristo é algo que parece simples, mas que pode ser extremamente dificil quando nos falta maturidade para compreender o tempo de Deus em sua vida.



O que significa acolher?


A palavra acolher significa "oferecer refúgio, proteção, conforto e amparo". É o ato no qual sinalizamos com palavras e com obras que a pessoa recém-chegada é bem-vinda na casa do Pai e entre nós que somos a comunidade cristã. É o olhar diferenciado que temos de que essas pessoas precisam de um carinho adicional a fim de que compreendam em nossas atitudes o valor do evangelho de Jesus Cristo e o seu poder de salvação.


Precisamos compreender que há um abismo gigantesco entre um cristão maduro e um recém-chegado. Enquanto nós estamos habituados com o linguajar cristão, as palavras que expressam nossas doutrinas e até mesmo os clichês que expressam verdades cristãs, o recém-chegado não conhece nada disso. Por isso, não podemos tratá-lo da mesma forma como tratamos um membro da igreja e muito menos podemos dar a ele o mesmo tipo de alimentação. Um bebê recém-nascido precisa de leite, não de uma feijoada.


Por isso, para acolhermos os recém-chegados, precisamos olhar para a Escritura e aprendermos com ela como lidarmos com essas pessoas que precisam da graça de Cristo, mas que possui necessidades diferentes das nossas. Falhamos todas as vezes que tentamos dar ao recém-chegado o mesmo tratamento que nós recebemos uns dos outros no cotidiano da igreja.



Cuidados bíblicos para o acolhimento


Um recém-chegado, seja ele um novo convertido ou alguém oriundo do movimento evangélico, é como um recém nascido que precisa do máximo cuidado para que consiga estar entre nós. A Escritura demonstra isso em algumas passagens, que destacarei abaixo:


O recém-chegado precisa de graça

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1:17

O recém-chegado procura uma igreja porque já se feriu suficientemente e então, atraído pelo Espírito, ele busca um espaço onde possa ser compreendido, perdoado, cuidado e restaurado. Ele precisa ser tratado à respeito das batalhas que tem enfrentado, compreendido em seus dilemas e amado apesar de seus inúmeros problemas e inadequações. Ele chega repleto de vícios, hábitos nocivos e valores questionáveis. Nesse primeiro contato com a comunidade, tudo o que essa pessoa procura é "graça".


Ao afirmar que um recém-chegado precisa de graça, estou dizendo que antes de forçá-lo a ficar conosco, antes de tentar "arrancar dele" seus maus hábitos, antes de proferir para ele sentenças condenatórias, eu preciso lhe oferecer a mesma graça que me salvou. Assim como Jesus trouxe primeiro "graça" e depois "verdade", nós, do mesmo modo, primeiro acolhemos (Graça), para depois discipularmos (verdade).



O recém-chegado precisa do leite espiritual

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo; Se é que já provastes que o Senhor é benigno; 1 Pedro 2:2,3

Um bebê não pode suportar uma comida mais forte. Se você der uma colher de arroz e feijão para um recém-nascido você irá matá-lo. Ele precisa de leite. Pedro usa essa figura dizendo que "meninos novamente nascidos" (o termo bíblico para os recém-chegados) precisam de leite racional, não falsificado. Essa expressão se refere à Palavra de Deus. O único alimento que o recém-chegado precisa é a Palavra de Deus, porque esse é o único alimento que ele pode suportar até se integrado na igreja.


Por isso, precisamos conter nossos impulsos humanos quando lidamos com recém-chegados. Por termos uma posição teológica continuísta, cremos que o Espírito atua na edificação do corpo de Cristo através dos dons espirituais. Mas não temos como afirmar categoricamente que um recém-chegado já faz parte do corpo de Cristo. Por isso, se coloque no lugar do recém-chegado e reflita: seria prudente "profetizarmos" a um recém-chegado, transmitirmos a ele palavras de conhecimento, uma vez que ele não tem idéia do que isso significa? Deus fala na língua que o homem entende.


Eu compreendo os dons espirituais porque já sou maduro em Cristo. Eu posso suportar uma palavra de profecia, tenha sido ela dita por Deus ou pela carne. Um recém-chegado não pode suportar essas coisas. Ele precisa SOMENTE do leite racional, que é a Palavra de Deus. Por isso, até que uma pessoa seja integrada à igreja, não profetize para ela, não lhe entregue uma visão ou uma palavra de conhecimento, deixe que o leite racional a alimenta até que ela possa suportar um cardápio diferenciado. Se Deus lhe mostrar algo sobre um recém-chegado (não questiono jamais que Deus não possa fazer isso), Ele mostrou para você orar e acolher melhor; há um tempo adequado para todo propósito debaixo do sol.



O recém-chegado precisa do evangelho

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Romanos 1:16

O recém-chegado sempre chega à comunidade cristã repleto de "carrapichos", que precisarão ser tirados com o tempo. Mas essa obra não deve ser realizada por coerção religiosa, mas pela operação do poder de Deus no evangelho no seu coração. Certamente, recém-chegados podem estar lutando contra pecados horríveis, vícios perniciosos e comportamentos discutíveis, mas nos seus primeiros passos na fé, devemos aplicar em seus corações o evangelho pleno, com todas as suas admoestações e todas as suas promessas.


Então não siga o caminho do moralismo morto, que afirmaria "irmã, agora que você é crente, você não pode mais usar esse tipo de roupa", mas se achegue com o evangelho: "quando você creu em Cristo, a Bíblia afirma que você foi revestida por Ele, de que modo essa verdade deve nortear nossas escolhas sobre o que comemos, bebemos ou vestimos?". Você consegue perceber a diferença?



Os principais desafios no acolhimento


O recém-chegado precisa ultrapassar seis barreiras que o impedem de "chegar" e "fazer parte" de uma igreja local. É nosso papel como cristãos maduros oferecer o acolhimento necessários para que eles vençam cada uma delas.


1. Emoções e pensamentos conflitantes

O processo que envolve substituir a cosmovisão que tínhamos por uma fé totalmente nova é um processo doloroso e desafiador. A maior parte das pessoas, por questões que envolvem valores familiares, orgulho e até má compreensão das verdades bíblicas, podem se sentir arredios em dar esse passo de fé. Por isso, como a maior parte das promessas bíblicas não possam ser entendidas racionalmente ou vistas de modo concreto, é nosso papel estar ao lado dos recém-chegados até que o evangelho converta seus corações e os ensine nas palavras da fé.


Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5:7 – NVI).

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (João 14:26 – NVI).


2. Cobranças do Passado

O recém-chegado cometeu uma quantidade considerável de erros e pecados antes de chegar a igreja. E por causa disso, ele terá que encarar sua consciência antes de tomar a decisão de fazer parte dela. O diabo usa nosso passado como uma sentença condenatória para nos impedir de enxergar o brilho da glória do evangelho. Por isso, até que esses irmãos enxerguem o perdão e a justificação na morte e na ressurreição de Jesus, é nosso papel estar ao lado deles mostrando as fiéis promessas do evangelho.


Agora, portanto, já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1

3. Pressão da família ou dos amigos

Muitas pessoas foram feridas por igrejas não bíblicas e isso causou uma marca enorme em seus corações. A quantidade de escândalos envolvendo falsos pastores também faz com que familiares e amigos tentem desacreditar no coração do recém-chegado a necessidade de fazer parte de uma igreja local. A batalha de sentimentos que essa pessoa enfrenta deve ser dosada com muito amor por nós que somos maduros na fé. Nós não podemos levar a pessoa a abandonar suas relações familiares e sociais, mas devemos humildemente lhes orientar que o evangelho pode, sim, causar rupturas sociais temporárias até que as pessoas vejam o que Cristo está fazendo em nossa vida.


"Se alguém que me segue amar pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, e até mesmo a própria vida, mais que a mim, não pode ser meu discípulo. E, se não tomar sua cruz e me seguir, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26,27


4. Integração

O amor entre os membros da igreja é um distintivo da comunidade cristã, mas também pode ser um impeditivo para que novas pessoas façam parte de nossas relações sociais. Por isso, precisamos batalhar para vencer as "panelinhas" que surgem entre nós e termos um olhar compassivo para que o amor que nutrimos uns pelos outros seja acessível. A igreja tem que ter espaço para mais um! Ao término do culto, antes de ir abraçar os irmãos de casa que você já conhece, acolha o visitante dizendo para ele o quão feliz você ficou com a sua visita. E lhe proporcione a chance de "fazer parte" do que Deus está fazendo entre nós!


Como é bom e agradável quando os irmãos vivem em união! Salmos 133:1


5. Lidar com os problemas que envolvem a fé

O recém-chegado sempre tem dificuldades em lidar com os desafios da fé: tribulações, a incoerência e as falhas que podem surgir mesmo na vida de cristãos maduros, a disciplina da igreja com os seus valores, enfim, em um mundo muito permissivo, a ética e os valores morais da igreja podem ser um desafio enorme para um recém-chegado. É nosso papel focar o olhar deles, com amor, no fato de que a igreja não é um museu de santos, mas um hospital para pecadores e que o evangelho foi dado justamente para salvar pessoas que não são capazes de obedecer a Deus perfeitamente.


Pois estas aflições pequenas e momentâneas que agora enfrentamos produzem para nós uma glória que pesa mais que todas as angústias e durará para sempre. 2 Coríntios 4:17

Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores, para que se arrependam". Lucas 5:32

6. Entender a Escritura

O recém-chegado pode ser alguém que nunca leu a Bíblia ou alguém que sempre a leu com filtros errados, sem compreender de fato o evangelho. Por isso, devemos oferecer àqueles que chegam todo nosso cuidado e tempo para lhes explicar a fé e também lhes oportunizar que tenham acesso a versões da tradução em português da Escritura que sejam mais acessíveis, tais como:


  • NTLH (Nova versão da linguagem de hoje);

  • NAA (Nova Almeida Atualizada);

  • NVT (Nova versão transformadora).


E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:30,31


Conclusão


Se observarmos essas instruções e praticarmos esse ensinamento, certamente teremos mais eficácia no acolhimento e, com amor, proporcionaremos um ambiente melhor para que pecadores atraídos pela graça de Deus possam encontrar, em nosso meio, um ambiente adequado para pertencerem e serem discipuladas para a glória de Deus. Esse será o assunto da próxima mensagem e desejo, de coração, que Nosso Senhor fale de uma forma especial com você!


Que Ele te abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.484 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page