top of page
Buscar

Abrão - Sermão de 22/05/2022

Atualizado: 23 de mai. de 2022



Tu és o Senhor, o Deus que escolheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão. Viste que o coração dele era fiel, e fizeste com ele uma aliança, prometendo dar aos seus descendentes a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus. E cumpriste a tua promessa porque tu és justo. Neemias 9:7,8


Introdução


Abrão é um importante personagem histórico, sendo considerado o pai das três religiões monoteístas do mundo: cristianismo, judaísmo e islamismo. Para nós, cristãos, Abraão é o pai da fé, do qual descende Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador. Os judeus o reconhecem como o pai da nação israelita e os muçulmanos o honram como o pai de Ismael, do qual descende todo o povo árabe. A importância dele para nossa civilização é um reflexo da promessa que Deus lhe fez, de que engrandeceria o seu nome (Gn 12.2).


Toda a revelação da Escritura a respeito do plano de salvação tem no chamado e na vocação de Abrão a sua espinha dorsal. Tudo o que acontece na história bíblica a partir de Gn 12 é a revelação dos desdobramentos da promessa que ele recebeu da parte de Deus. Por isso, dedicaremos alguns domingos refletindo em pontos chave de sua história a fim de entendermos melhor a natureza da nossa própria vocação em Cristo. Espero sinceramente que essas reflexões aqueçam seu coração e despertem sua devoção!





A família de Abrão


Segundo lemos em Gênesis 11, Abrão era filho de Terá e tinha como irmãos Harã e Naor. Eles viviam em Ur dos Caldeus, uma antiga cidade conhecida pela sua profunda idolatria e devoção à Lua. Harã morreu nessa cidade. Abrão casou-se com sua meia irmã Sarai e aparentemente adotou Ló (Gn 11.31; 12.4). A Bíblia deixa evidente que Sarai era estéril, algo muito preocupante em um mundo onde ses habitantes precisavam frutificar. Naor casou-se com sua sobrinha Milca.


Viveu Tera setenta anos e gerou a Abrão, a Naor e a Harã. São estas as gerações de Tera. Tera gerou a Abrão, a Naor e a Harã; e Harã gerou a Ló. Morreu Harã na terra de seu nascimento, em Ur dos caldeus, estando Tera, seu pai, ainda vivo. Abrão e Naor tomaram para si mulheres; a de Abrão chamava-se Sarai, a de Naor, Milca, filha de Harã, que foi pai de Milca e de Iscá. Sarai era estéril, não tinha filhos. Gênesis 11:26-30


Vivendo em uma terra idólatra e em uma família não muito convencional, Abrão era um pecador entre vários outros que agora ocupavam o mundo de Deus e vivia afastado de sua graça, servindo e adorando a outros deuses (Js 24.2).



Então, Josué disse a todo o povo: Assim diz o Senhor , Deus de Israel: Antigamente, vossos pais, Tera, pai de Abraão e de Naor, habitaram dalém do Eufrates e serviram a outros deuses. Josué 24:2

Enquanto viviam em Ur dos Caldeus, a Escritura afirma que Deus chamou Abrão soberanamente (Ne 9.7,8; At 7.2,3), ordenando que ele saísse de sua terra (Ur) e do meio de sua parentela (seu pai e seu irmão) para a terra que Ele lhe mostraria (um desafio a fé de Abrão, que deveria aprender a confiar no invisível e andar não por seus olhos, mas pela palavra do Deus que o chamava). O texto bíblico demonstra que embora tenha sido chamado em Ur dos Caldeus, Abrão não obedeceu o mandamento de imediato. O texto nos mostra que ele seguiu com seu pai até Harã, que distava cerca de 950km de distância e ali se estabeleceram, até a morte de seu pai.


Estêvão respondeu: Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para a terra que eu te mostrarei. Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que vós agora habitais. Atos 7:2-4

Perceba que entre o chamado de Deus e a despedida dos seus familiares, houve um tempo significativo. Alguns comentaristas consideram que Abrão demorou a crer no chamado, enquanto outros entendem que esse tempo caracteriza o intervalo de preparação entre o chamado e a sua execução.


É fato que algumas pessoas não vivem um relacionamento com Deus por falta de fé, mas há outras pessoas que receberam o chamado mas ainda não estão o vivendo plenamente, porque tem sido preservadas por Deus em um período de preparação. Eu não posso afirmar em que ponto da sua história você está (sem fé, com fé e sendo preparado ou com fé e mergulhado no chamado), mas eu sei que anuncio um Deus que chama homens e mulheres para estarem diante dEle!


Abrão seguiu à voz do Senhor e aos 75 anos, ele deixou Harã e seguiu à terra de Canaã, uma nova viagem de cercade 850km, na qual foi acompanhado por Ló. Eu não sei com quantos anos você foi chamado e quantos anos terá quando mergulhará finalmente no propósito de Deus, mas eu sei que no Reino de Cristo idade não é um critério para poder participar da promessa de salvação.


O chamado de Abrão


Em Gênesis 12, lemos a respeito do chamado e da promessa que Deus faz com Abrão. Mesmo estando aprisionado na idolatria de Ur dos Caldeus, a voz graciosa de Deus foi até o coração do patriarca o atraindo a crer no Todo Poderoso Criador. Não foi Abrão que decidiu seguir a Deus, mas foi Deus quem determinou chamá-lo das trevas da falsa religião para uma fé viva em Seu nome. Na obra de salvação, é sempre Deus quem toma a iniciativa de buscar o pecador. Foi assim com Adão, com Noé, com Abrão e com todos os que professam a verdadeira religião.


O chamado de Abrão era, primeiramente, um convite para que ele renunciasse a idolatria e os falsos deuses e seguisse o Deus verdadeiro. O Criador exige daqueles que são chamados uma completa e perfeita devoção. O homem e a mulher chamados por Deus devem renunciar o pecado, as superstições, a idolatria e confiarem suas vidas com fé no Deus invisível e na sua palavra imutável.


Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; Gênesis 12:1

Movido pela fé no Deus invisível, Abrão recebeu como parte do chamado uma poderosa promessa de Deus. Ela dizia respeito a uma descendência, uma terra, uma nação e uma benção e proteção divinas. Deus soberanamente se comprometeu com Abrão nos termos da promessa. Ele deveria acreditar na palavra divina e obedecê-la pela fé!


Farei de você uma grande nação, e o abençoarei, e engrandecerei o seu nome. Seja uma bênção! Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:2,3

Perceba que Abrão precisaria trocar o conhecido pelo desconhecido. Deus lhe promete ser uma grande nação, algo que ele não viveria para ver. Seus descendentes se organizariam como um povo distinto e peculiar que ocupariam a terra que o Senhor estava lhe dando!


Darei a você e à sua descendência a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles. Gênesis 17:8

Deus também lhe promete engrandecer seu nome, algo intangível e que ele não viu se cumprir em vida. Perceba que os construtores de Babel se esforçaram para ter um grande nome e não atingiram seu objetivo. Abrão, contudo, foi engrandecido pelo simples fato de crer na promessa de Deus. No texto de Gênesis, essa promessa cumpriu-se cabalmente, com o testemunho de que davam de Abrão, embora ele próprio ainda tivesse pecados e imperfeições.


Por esse tempo, Abimeleque e Ficol, comandante do seu exército, disseram a Abraão: — Deus está com você em tudo o que você faz. Gênesis 21:22

Os filhos de Hete responderam a Abraão, dizendo: — Escute: o senhor é um príncipe de Deus em nosso meio. Sepulte a falecida numa das nossas melhores sepulturas. Nenhum de nós se recusará a ceder a sua própria sepultura, para que você sepulte a sua falecida. Gênesis 23:5,6

Agora devolva a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por você, e você viverá. Mas, se não a devolver, saiba que você certamente morrerá, você e tudo o que é seu. Gênesis 20:7

A promessa de Deus também dia respeito a benção que estaria sobre ele e o seu dever de ser uma benção às nações. Essa expressão demonstra que a fé de Abrão Deus mediou a salvação para todos os povos. A expressão "benção", na Escritura, refere-se aos privilégios que desfrutam aqueles que estão unidos em uma relação salvífica com Deus. Abrão foi o primeiro homem a ouvir o evangelho, foi ele próprio abençoado com a salvação e da sua descendência haveria de nascer o Salvador, aquele por quem Deus levaria salvação à todos os povos!


Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria os gentios pela fé, preanunciou o evangelho a Abraão, dizendo: "Em você serão abençoados todos os povos." De modo que os que têm fé são abençoados com o crente Abraão. Gálatas 3:8,9

Como podemos observar, o chamado de Abrão é o desdobramento daquilo que o Pai Celestial está fazendo no mundo para salvar o povo que Ele de antemão escolheu para a salvação. Deus elegeu Abrão para ser o pai da nação israelita e, consequentemente, ser a semente de onde nasceu o próprio Senhor Jesus Cristo.


Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Mateus 1:1


A jornada até Canaã


Alguns comentaristas acreditam que Abrão ouviu o chamado de Deus em Ur dos Caldeus e, alguns anos depois, ouviu novamente em Harã, quando tinha 75 anos de idade. Ele tomou sua mulher, seu sobrinho e todos seus pertences e servos e partiram para Canaã. Embora o chamado tenha sido feito para Abrão, seu desdobramento se estende de alguma forma para todos que estão à sua volta. Quando um homem e uma mulher são chamados por Deus, o universo à volta deles é radicalmente transformado.


Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe havia ordenado. E Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abrão levou consigo a sua mulher Sarai, o seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam adquirido e as pessoas que lhes foram acrescentadas em Harã. Partiram para a terra de Canaã e lá chegaram. Gênesis 12:4,5

Ao chegar a Canaã, Abrão atravessou a terra de Siquém, até o carvalho de Moré. Ali, Deus lhe apareceu mais uma vez, prometendo-lhe aquela terra para ele e seus descendentes. Naquele lugar, que provavelmente era um centro de adoração idólatra, Abrão ergueu um altar ao Senhor, tornando pública a sua fé no Deus Invisível.


Abrão atravessou a terra até Siquém, até o carvalho de Moré. Nesse tempo os cananeus habitavam essa terra. O Senhor apareceu a Abrão e lhe disse: — Darei esta terra à sua descendência. Ali Abrão edificou um altar ao Senhor , que lhe tinha aparecido. Gênesis 12:6,7

Essa aparição é emblemática por vários fatores:


  • Deus sempre manifesta sua presença ao povo da aliança. Seja pela Providência, pelas experiências espirituais e principalmente pela revelação da Sua Palavra, Deus permite se revelar ao coração daqueles que o buscam;

  • Deus falou com Abrão em Ur, depois em Hamã e agora em Siquém. De fato, o Senhor estava lembrando o patriarca que Ele era o Deus que estaria com ele em toda a sua jornada. Eu não sei onde você está hoje em sua caminhada com Deus, mas tenho convicção que Ele está com você!

  • Abrão pisou nas terras da idolatria sem comprometer sua devoção ao Deus verdadeiro. Embora estivesse em um local de culto idólatra, é ao Senhor que ele levanta um altar, demonstrando a todos que servia o Deus verdadeiro. A sua religião é vivida em público ou no privado?

Depois de sua passagem por Siquém, Abrão segue para o monte ao oriente de Betel e ali ele armou a sua tenda e edificou um altar ao Senhor, invocando o Seu nome. Em sua peregrinação, Abrão deixava um sinal público de sua fé por onde ele passava, consagrando a terra ao Senhor. Sua adoração não é regional, seja em Siquém ou no monte em Betel, ele invocava o Deus onipresente. Também não era o culto a um ídolo pagão, uma vez que onde ele estivesse ele erguia um novo altar sinalizando sua crença de que o Deus invisível ocupava todo o universo e que toda terra lhe devia adoração. Partindo dali, Abrão seguiu em frente, dirigindo-se ao caminho de Neguebe.


Depois, Abrão partiu dali, indo sempre na direção do Neguebe. Gênesis 12:9


A Vocação cristã e o chamado de abrão


Há alguns pequenos pormenores que devem ser observados no chamado de Abrão que são imediatamente aplicados na forma como nós somos chamados à pertencermos ao Senhor. Vejamos alguns pequenos exemplos:


  • Abrão era um idólatra quando foi chamado por Deus. Nós éramos pecadores destituídos da glória de Deus e vivíamos na escravidão de nossos pecados. Rm 3.23; 6.23;

  • Foi Deus quem buscou Abrão e é Ele mesmo quem nos busca, individualmente.

  • Abrão respondeu com fé ao chamado de Deus e cada um de nós que foi escolhido para a salvação responderá com a mesma fé obediente quando o chamado eficaz acontecer. Operando Deus, ninguém impedirá! Jo 10.27;

  • Abrão foi chamado para seguir a Deus a uma terra que ele ainda não conhecia. Nós somos chamados por Deus para deixarmos o mundo de pecado e caminharmos até a nossa futura morada celestial. Nós andamos por fé e não por vista! Hb 11.8-10;

Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:8-10


Cristo, Filho de Abrão


Abrão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça. A sua confiança na promessa de Deus e a certeza de que de sua semente nasceria o Messias o conduziram a uma fé obediente, a mesma fé que o evangelho exige daqueles que professam o nome de Jesus Cristo.


Abrão creu no Senhor , e isso lhe foi atribuído para justiça. Gênesis 15:6

Abrão creu em Deus e olhando para o futuro, viu a chegada do Messias! Como todos os heróis da fé registrados em Hebreus 11, ele foi movido a caminhar em direção ao cumprimento da promessa de redenção que Deus havia feito à humanidade e que foi consumada futuramente na vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.


Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11:13

Deus prometeu que por intermédio do descendente de Abrão seriam abençoados todos os povos da terra. Deus escolheu salvar pessoas de toda raça, tribo de nação. Salvação não é obtida por meio do dinheiro, da condição social, do muito conhecimento ou da própria virtude. A salvação é uma obra de graça, um milagre operado por Deus, que transforma corações endurecidos em corações crentes!


Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: "e aos descendentes", como falando de muitos, porém como falando de um só: "e ao seu descendente", que é Cristo. Gálatas 3:16

Por meio do descendente de Abrão, que é Cristo, o mais vil pecador pode ser perdoado do seus pecados e resgatado da maldição da lei! Não importa em qual condição você entrou aqui, os seus pecados ofendem a santidade e o prazer de Deus e caso você não se arrependa deles e os abandone, você estará eternamente banido da presença do Eterno. Mas Cristo pagou o resgate pela salvação e você pode receber esta promessa crendo nEle de todo o seu coração! A benção de Abrão, a salvação de sua alma, está naquelas mãos que foram feridas na cruz e que hoje querem abraçar você!


Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar — porque está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro" —, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido. Gálatas 3:13,14

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, Romanos 5:1

Conclusão


Nesta mensagem introdutória, quero desafiá-lo a ter a mesma confiança em Deus que podemos observar em Abrão e também encorajá-lo a ler as Escrituras Sagradas não como um livro de auto ajuda, mas como a história da redenção que foi conquistada por Cristo e que será por Ele consumada completamente na ocasião da Sua volta gloriosa! Assim como Abrão deixou o mundo para trás e correu aos braços de Deus na Terra Prometida, nós seguimos firmes na graça de Cristo, deixando o mundo para trás e perseguindo com fé a promessa eterna de salvação!


A Deus seja dada toda glória por esse dom inefável!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

381 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page