A ÉTICA BÍBLICA NO TRABALHO - Sermão de 05/11/2023
- Pastor Sérgio Fernandes
- 5 de nov. de 2023
- 7 min de leitura
Atualizado: 6 de nov. de 2023

Tudo o que fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens. Colossenses 3.23
Introdução
Em nosso contexto cultural, a maior parte dos cristãos brasileiros exercem suas profissões e passam uma porção significativa do seu dia trabalhando.
Neste cenário, é natural que o ambiente de trabalho se torne, ao mesmo tempo, a nossa arena de combate para os enfrentamentos da fé e, também, nossa melhor oportunidade de darmos testemunho do evangelho de Jesus Cristo.
Deus, em sua imensa sabedoria, deixou registrado nas Escrituras Sagradas uma porção generosa de ensinamentos que norteiam a nossa visão o trabalho e a ética cristã aplicada nesse aspecto da vida humana.
Nesta reflexão de nossa série #FalandoFrancamente, eu quero, de forma temática, apresentar alguns dos fundamentos que norteiam a visão e ética cristã do trabalho, além de pincelar as promessas bíblicas a respeito de nosso esforço diligente.
Espero sinceramente que essa reflexão nos inspire a sermos trabalhadores crentes que trabalham para a glória de Deus.
o trabalho faz parte da ordem da criação
Uma leitura atenta em Gênesis nos revelará um fato importante sobre o Deus Triúno: Ele é um Deus trabalhador.
Deus existe plenamente satisfeito em Si mesmo, sem precisar de nada além dEle mesmo. Contudo, Ele inicia nosso universo trabalhando. Em sete dias criativos, o Senhor criou tudo o que existe, inclusive nós que somos suas criaturas.
"Digno és, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.", Apocalipse 4:11
Quando o Deus trabalhador criou o homem à sua imagem e semelhança, Deus o formou para o trabalho. Ao colocar o homem no jardim do Éden, o Criador o deixou o que chamamos de "mandato cultural", um chamado para o trabalho diligente de cuidar e preservar a criação.
"O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.", Gênesis 2.15
Entendemos com isso, como cristãos bíblicos, que:
A visão hodierna de que o trabalho foi uma das maldições do pecado é um erro teológico grave. A fadiga do trabalho é consequência do pecado (Gn 3.17), o trabalho é uma ordenança de Deus a toda a raça humana.
Ao formar a imagem de Deus no homem, o Criador imprimiu nele o mesmo ímpeto pelo trabalho que Ele mesmo possui.
O trabalho é divinamente ordenado, por isso, quando trabalhamos, estamos fazendo a vontade de Deus. Quem trabalha glorifica a Deus!
trabalho e pecado
Obviamente, a queda do homem afeta todo o nosso sistema e ambiente, por isso, uma das formas do pecado desvirtuar em nós o bom propósito de Deus é afetando a nossa visão sobre o trabalho, levando homens e mulheres a não glorificarem a Deus nessa importante área de suas vidas.
O lema reformado de glorificar a Deus em tudo (1 Co 10.31) é especialmente necessário em nosso trabalho. Não podemos ser cristãos na igreja e pagãos em nosso ambiente profissional.
Veja algumas formas do pecado desvirtuar essa importante aptidão que recebemos de Deus:
O pecado pode tornar o homem preguiçoso, impedindo-o de cumprir o mandato cultural para o trabalho. Preguiça é pecado!
Vá ter com a formiga, preguiçoso; observe os seus caminhos e seja sábio. Provérbios 6.6
"O preguiçoso não ara no outono; procurará na colheita e nada encontrará.", Provérbios 20:4
O pecado pode tornar o homem obcecado por dinheiro, levando-o a trabALHAR EXCESSIVAMENTE, NEGLIGENCIANDO COM ISSO SUA SAÚDE, FAMÍLIA E COMPROMISSO COM DEUS. ISSO TAMBÉM É PECADO!
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente. 1 Timóteo 5:8
Melhor é ter punhado com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito. Eclesiastes 4.6
"Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho.", Êxodo 20:9-10
O pecado perverte o senso de valor do homem, levando-o a agir enganosamente com o seu trabalho, ora para obter favorecimento, ora para ter lucro excessivo.
Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer. Provérbios 11.1
Cada um mente ao seu próximo; seus lábios bajuladores falam com segundas intenções. Salmos 12:2
Perceba que Deus, pela Escritura, fala profundamente sobre o trabalho. Um homem comum passará 36% de sua vida trabalhando. Não podemos negligenciar a urgência de assumirmos uma postura ética e que glorifique a Deus em nosso ambiente profissional.
trabalho e redenção
Entendemos pela perspectiva reformada que a morte de Cristo na cruz do Calvário não apenas visa redimir o homem, mas também redimir toda a criação. O sacrifício de Jesus teve um impacto cósmico que afeta o universo como um todo.
A criação espera, com grande expectativa, a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação foi submetida à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será liberta da escravidão da decadência em liberdade gloriosa dos filhos de Deus. Romanos 8.19-21
Na morte de Cristo, o pecado foi vencido! Cada eleito salvo se torna uma nova criatura, que vive uma nova vida, adquire novos hábitos e assim inicia a transformação do mundo vivendo para a glória de Deus!
redimindo o trabalho para a glória de Deus
Como cristãos bíblicos podem redimir o trabalho?
João Calvino afirmava que "o trabalho não é maldição, é uma benção de Deus". Martinho Lutero afirmava que "o trabalho é uma das maiores bençãos da vida". John Wesley, reformador metodista dizia que "o trabalho é oração".
A perspectiva positiva que eles tinham do trabalho é fruto de uma leitura honesta da palavra de Deus que nos recorda que a fé sem obras é morta, Tg 2.17.
Foi a ética protestante sobre o trabalho como uma forma de glorificar a Deus, produzir recursos e ajudar os necessitados uma das colunas que organizou o pensamento capitalista moderno. Não é a toa que o progressismo odeia o capitalismo, afinal, uma das bases desse pensamento nasceu de um avivamento cristão.
Cristãos bíblicos reconhecem o trabalho como uma expressão do seu ministério no Reino de Deus, afinal:
A ética dos dez mandamentos é cumprida trabalhando (Ex 20).
Eu só posso guardar um dia descanso após trabalhar seis dias. O "não furtarás" ée cumpirdo se eu trabalhar sem ser pesado para ninguém. Para não cobiçar a casa do próximo, preciso trabalhar para ter a minha casa. Honrarei meu pai e minha mãe trabalhando para poder cuidar deles em sua velhice! Cristianismo e trabalho caminham juntos!
Paulo, em suas epístolas, destacou a necessidade dos crentes trabalharem para glorificarem a Deus.
Pois, quando estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. 2 Tessalonicenses 3.10.
Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos, a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém. 1 Tessalonicenses 4:11,12
Além disso, o cristão não trabalha para enriquecer, ele trabalha para glorificar a Deus e ter o que repartir.
Hoje muitos crentes fazem do enriquecimento seu objetivo de vida. Eles querem mais e mais e com isso, sacrificam tudo. Estão se matando para ganhar a terra e dessa forma, estão perdendo o céu. O trabalho é redimido quando trabalhamos para a glória de Deus, para usarmos esses recursos naquilo que é eterno!
Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo algo de útil com as próprias mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Efésios 4.28
Não te esforces para enriquecer, nem apliques nisso a tua sabedoria. Provérbios 23.4
por entendermos que "do Senhor é a terra e a Sua plenitude", reconhecemos que o nosso patrão é Deus.
Seja você um empregado ou um empreendedor, dê o melhor de si trabalhando como se estivesse fazendo para Deus. Trate com deferência seus empregadores e cuide com amor dos seus empregados!
Senhores, dêem aos seus servos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu, Colossenses 4:1
Os servos devem ter todo o respeito por seus senhores, para não envergonharem o nome de Deus e seus ensinamentos. O fato de o senhor ser irmão na fé não é desculpa para deixarem de respeitá-lo. Pelo contrário, devem trabalhar ainda mais arduamente, pois seus esforços beneficiam outros irmãos amados. 1 Timóteo 6:1,2
HÁ PERSPECTIVAS BÍBLICAS POSITIVAS SOBRE O TRABALHO DILIGENTE
Não cremos na teologia da prosperidade. Cristo não veio ao mundo para enriquecer o homem, mas para livrá-lo da ira de Deus, libertá-lo do pecado e de uma vida inútil. Mas entendemos que os valores cristãos, quando aplicados na vida profissional, nos tornarão aptos a vivermos vidas dignas, prósperas e equilibradas.
"Você vê um homem hábil em sua ocupação? Ele estará na presença de reis, não estará na presença de pessoas comuns." Provébios 22.29
"O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes engorda.", Provérbios 10.4
"Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.", Provérbios 3:9-10 (NVI)
Conclusão
Quando Jesus falou sobre seu ministério e a obra da redenção, Ele associou esse movimento redentor ao trabalho. Certa vez, quando os líderes o acusavam de não guardar o sábado, ele afirmou:
Jesus, porém, disse: "Meu Pai sempre trabalha, e eu também", João 5:17
De fato, a salvação de pecadores foi o penoso trabalho de Cristo. Para nos redimir de nossos pecados, Ele subiu à cruz, sofreu ali a ira de Deus e promete salvar todos os crêem nEle.
Ele verá o fruto do trabalho de sua alma e ficará satisfeito. O meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Isaías 53.11
Nessa manhã, olhe para o trabalhador Jesus e ressignifique sua vida! Receba-o como o Seu Senhor e Salvador! Deixe a perfeita vida de Cristo e seu modelo de sacrifício moldar seu coração, suas percepções e o recomeço de uma vida que glorifica a Deus!
Não seja vencido pelo espírito desse tempo, que demoniza o trabalho ou pela inverdade da teologia da prosperidade que instiga em seu coração a avareza e a luxúria. Olhe para a cruz nessa manhã! Veja no sacrifício do trabalhador Jesus o modelo do trabalho que glorifica a Deus:
O trabalho de Jesus trouxe satisfação!
O trabalho de Jesus abençoou o próximo!
O trabalho de Jesus trouxe deixou um legado que abençoa gerações!
O trabalho de Jesus trouxe faz a glória de Deus se manifestar!
Que a renovação de nosso entendimento traga para nossa vidas compromisso com Deus, satisfação no trabalho, generosidade para abençoar o próximo e juízo para sermos não esbanjadores, mas previdentes, vivendo vidas que honram aquEle que morreu por nós!

Pastor Sérgio Fernandes
Pastor Titular da IPR
Comments