top of page
Buscar

A Volta de Jesus - Sermão de 08/12/2024

Foto do escritor: Pastor Sérgio FernandesPastor Sérgio Fernandes

Atualizado: 8 de dez. de 2024





Eis que ele vem entre as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém. Ap 1.7


Introdução


Um dos assuntos mais belos (e controversos) das Escrituras é a promessa bíblica do retorno de Jesus Cristo. Todos sabemos que o Senhor prometeu voltar, e Ele é um Deus de Palavra. O que torna esse assunto controverso é que diferentes tradições cristãs possuem perspectivas únicas a respeito do tema.


Por isso, nesa segunda mensagem da série "A Esperança da Igreja", queremos apresentar a perspectiva da volta de Cristo pela confissão teológica reformada, que abraçamos em nossa comunidade e que entendemos ser a que melhor expressa a natureza e propósito da vinda de Cristo.


Acredito que ao longo da explanação eu corresponderei a algumas expectativas de vocês e também quebrarei vários outras.


Por isso, me acompanhe até o final da mensagem e se una comigo ao clamor da Noiva e do Espírito registrada em Ap 22.17.


"O Espírito e a noiva dizem: ― Vem! Todo aquele que ouvir diga: ― Vem! Quem tiver sede venha, e quem quiser beba de graça da água da vida.


o que é a segunda vinda de cristo?


Para definir o que entendemos ser a volta de Jesus, ou a sua segunda vinda, eu recorrerei ao Artigo 38 de nossa Confissão de Fé Pentecostal Reformada, que afirma.


Finalmente, cremos conforme a palavra de Deus que, quando chegar o momento determinado pelo Senhor — o qual todas as criaturas desconhecem —, e o número dos eleitos estiver completo, nosso Senhor Jesus Cristo virá do céu, corporal e visivelmente, assim como subiu ao céu, com grande glória e majestade. Ele se manifestará Juiz sobre vivos e mortos, enquanto porá em fogo e chamas esse velho mundo, a fim de purificá-lo.


Pela leitura das Escrituras, entendemos que a volta de Jesus é uma doutrina central de nossa fé. Ela foi afirmada pelo Senhor, confirmada pelos anjos, pelos apóstolos e é anunciada pelas igrejas que conservam a fé revelada na Bíblia.


Vejamos: o próprio Jesus prometeu que voltaria para buscar o Seu Povo.


Que o coração de vocês não se perturbe. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu teria dito que vou preparar lugar para vocês? Quando eu for e preparar lugar, voltarei e os levarei comigo, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês sabem o caminho para onde vou. Jo 14.1-3.

Quando Jesus, já ressuscitado dentre os mortos, voltou aos céus, os anjos apareceram aos apóstolos e deram garantias de que o Senhor voltaria outra vez.


Ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente, dois homens vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: ― Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma que o viram subir. Atos 1.10,11

Na igreja primitiva, os apóstolos insistentemente pregavam a respeito do retorno glorioso de Jesus. Nas pregações registradas em Atos e nas epístolas, a volta de Cristo é assunto corriqueiro.


Na pregação do apóstolo Pedro perante o Sinédrio.


Arrependam‑se, pois, e voltem‑se para Deus, para que os seus pecados sejam apagados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, que já foi designado a vocês, Jesus. Atos 3.19-20

Na pregação do apóstolo Paulo, em Atenas.


Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. Ele deu provas disso a todos, ressuscitando‑o dentre os mortos. Atos 17.31

Na epístola de Paulo aos Tessalonicenses.


Porque, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. Assim, estaremos com o Senhor para sempre. Atos 4.16

Como vemos, Deus agendou em seu calendário de redenção o Dia em que Jesus Cristo voltará a esse mundo. O seu retorno glorioso não é uma "invenção da igreja", mas uma promessa concreta falada por Cristo e por seus apóstolos.


Essa realidade nutre com propósito a razão de nossa existência, adornando nossa vida com a beleza de que vivemos para nos encontrarmos com Ele. Cada salvo em Cristo vive com essa santa expectativa de estar reunido com o Senhor, seja pela morte, seja por seu glorioso aparecimento.



QUANDO SERÁ A VINDA DE CRISTO?



A Bíblia não nos deixou uma data precisa para o dia do Retorno de Cristo. O plano de Deus não era necessariamente marcar uma data, mas nos manter vigilantes. Por isso, qualquer tentativa de "descobrir" o dia da vinda de Cristo é temerário.


A Igreja não está preocupada em saber quando Ele vem, mas sim, em estar constantemente preparada, proclamando o evangelho e servindo às pessoas em amor.


― Quanto ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Mateus 24:36 (NVI)

― Portanto, vigiem, porque vocês não sabem em que dia o seu Senhor virá. Mateus 24.42

Bem-aventurado o servo cujo senhor, quando voltar, o encontrar fazendo assim. Mateus 24.46

Nós sabemos quando Ele virá, mas sabemos que Ele virá! Essa ardente expectativa nos mantém humildes e vigilantes enquanto aguardamos seu retorno.



QUANDO SERÁ A VINDA DE CRISTO?


O fato de não sabermos o dia ou a hora não significa, contudo, que não podemos notar os sinais da vinda de Cristo.


O Senhor sabiamente deixou sinais ao Seu povo para que estivesse atento com os acontecimentos que preanunciariam Seu glorioso retorno.


Segundo lemos no capítulo 13 de Marcos e 24 de Mateus, a Igreja deve esperar os seguintes eventos antes do retorno de Jesus.


O anúncio do evangelho à todas as nações...


É necessário que antes o evangelho seja pregado a todas as nações. Mc 13.10

A ampliação dos conflitos mundiais, com guerras e fomes se multiplicando.


Vocês ouvirão falar de guerras e de rumores de guerras, mas não tenham medo. É necessário que tais coisas aconteçam, mas ainda não é o fim. Nação se levantará contra nação, e reino, contra reino. Haverá fome e terremotos em vários lugares. Mt 24.6,7

Uma escalada de esfriamento espiritual e abandono da fé sem precendentes.


Por causa do aumento da iniquidade, o amor de muitos esfriará, Mt 24.12

Um tempo de tribulação como nunca antes existiu...


Porque aqueles serão dias de tribulação como nunca houve desde o princípio, quando Deus criou o mundo, até agora, nem jamais haverá. Se o Senhor não tivesse abreviado tais dias, ninguém sobreviveria, mas, por causa dos eleitos por ele escolhidos, ele os abreviou. Mc 13.19,20

A multiplicação de falsos cristos e falsos profetas...


Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas, que realizarão sinais e maravilhas, para, se possível, enganar até os escolhidos. Mc 13.22

Sinais cósmicos sem precedentes...


― Mas, naqueles dias, após a tribulação, “o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados”. Mc 13.24.25.

E então, Cristo voltará com poder e grande glória!


― Então, verão o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. E ele enviará os seus anjos e reunirá os seus eleitos dos quatro ventos, dos confins da terra até os confins do céu. Mc 13.26,27

Podemos observar muitos desses sinais nos dias atuais. Para uma geração cética, mais preocupada com ser politicamente correta do que em ser santa aos olhos do Senhor, tal realidade deveria faze nascer em nós um temor renovado pelo Dia do Senhor.



a natureza da vinda de cristo



Como vimos, a Bíblia nos apresenta o retorno de Cristo como um único evento que encerra o plano eterno de redenção.


A perspectiva histórica sobre o retorno de Cristo, abraçado pela tradição reformada, aponta a vinda de Cristo acontecendo em um único momento, antes do Juízo Final, e não em duas etapas, como crêem alguns evangélicos que seguem doutrinas que surgiram tardiamente na história da igreja.


Em tratando da natureza da vinda de Cristo, a Bíblia afirma que será um evento repentino, sem uma "segunda chamada" ou sem "segunda chance".


Se Cristo supostamente voltasse em duas etapas essa expectativa seria quebrada.


Irmãos, quanto aos tempos e às épocas, não precisamos escrever, pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como um ladrão à noite. 1 Ts 5.1,2

Além disso, a Bíblia é enfática em afirmar que a vinda do Senhor não será um evento secreto, mas uma manifestação pública de glória e poder.


Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Mt 24.30,31

A volta de Jesus tem o propósito de recompensar os infiéis e julgar os infiéis. Deus graciosamente salva pecadores pelos méritos obtidos por Cristo na cruz. E, de modo justo e santo, recompensará cada salvo por sua fidelidade.


― Quando o Filho do homem vier na sua glória, com todos os anjos, ele se assentará no seu glorioso trono. Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes. Ele colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda. Mt 25.32,33

Aqueles que lavaram suas vestiduras no sangue do Cordeiro entrarão nas bodas do Seu Senhor. Mas aqueles que permanecerem obstinados em seus pecados, serão lançados no lago de fogo.


Depois, vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado. A terra e o céu fugiram da sua presença, e não se encontrou lugar para eles. Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava escrito nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia; e cada um foi julgado de acordo com o que tinha feito. Então, a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados escritos no livro da vida foram lançados no lago de fogo. Apocalipse 20.11-15


COMO AGUARDAR A VINDA DE JESUS?



Se você ainda não recebeu a Cristo como Senhor e Salvador, você deve imediatamente abandonar seus maus caminhos e se voltar para Ele de todo o coração. Deus é bondoso, rico em perdoar.


Abandone o pecado, deixe o mundo, peça que o Espírito Santo converta o seu coração.


Jesus Cristo suportou na cruz do Calvário a ira de Deus contra todos os pecadores que receberão o dom da salvação. Deus aceitou o seu sacrifício o ressuscitando dentre os mortos.


A ressurreição de Jesus garante que Ele está vivo e que pode voltar a qualquer momento para julgar os vivos e os mortos.


Aqueles que receberam a Jesus como Senhor estão livres de condenação e serão chamados para a alegria do Seu Senhor.


Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele. João 3.36

Querido amigo que me escuta, hoje é o dia aceitável do Senhor, o dia da salvação de Nosso Deus. Renda-se a Ele!


E nós, que cremos em Jesus, não podemos ficar displicentes em nossa fé. A atitude de um cristão que aguarda o Seu Senhor é uma atitude cheia de piedade, amor e esperança.


Visto que tudo será destruído dessa forma, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa, esperando o dia de Deus e apressando a sua vinda. Naquele dia, os céus serão desfeitos pelo fogo, e os elementos se derreterão pelo calor. Mas, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. 2 Pedro 3.11-13

Cristão, nessa manhã multiplique seus talentos, acenda a lamparina que está apagada, peça para o Senhor lhe encher do Espírito Santo e lhe ajudar na sua caminhada rumo ao céu. Canaã é logo ali!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

86 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page