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A vida cheia do Espírito

Atualizado: 12 de abr. de 2023




No dia de Pentecostes, todos estavam reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um som como o de um poderoso vendaval e encheu a casa onde estavam sentados. Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava. Atos 2:1-4


Introdução


Neste encontro da nossa Imersão Pentecostal, recebi a incumbência de falar com vocês a respeito do que significa uma vida cheia do Espírito. Para cumprir essa responsabilidade, acho que seria muito importante que nós, como comunidade, definíssimos isso com clareza, uma vez que como somos a união de duas tradições teológicas distintas, convivemos com aquele choque gostoso de realidades e da necessidade de dar sentido a termos teológicos que possuem signficado distinto sobre cada ponto de vista. Então, quero condensar minha fala nessa reunião em três pontos:


  1. O batismo no Espírito na perspectiva reformada e pentecostal

  2. A vida cheia do Espírito à luz da Escritura

  3. Os sinais de que estamos cheios do Espírito


Espero sinceramente que essa exposição nos ajude a entendermos a nossa perspectiva local sobre o tema e nos desperte a um desejo por uma vida cheia do Espírito.



A mesma expressão, dois significados diferentes



Na teologia bíblica de cada tradição religiosa, a mesma expressão pode ter significados radicalmente diferentes. Um caso onde isso acontece é no uso do termo "batismo no Espírito" entre reformados e pentecostais. Enquanto o primeiro grupo entende que o batismo no Espírito é a conversão, o segundo entende que "batismo no Espírito" é o revestimento de poder que habilita o cristão a viver uma vida mais eficaz no testemunho de Cristo às nações. Vejamos os textos citados pelos grupos para justificar suas posições:


Os reformados embasam sua crença de que o batismo no Espírito é a conversão citando basicamente o texto de 1 Co 12.13. Esse texto afirma claramente que todos os cristãos foram batizados pelo Espírito no Corpo de Cristo. Então, se na compreensão teológica da tradição o batismo no corpo de Cristo pelo Espírito é o que se chama de batismo no Espírito, sim, todos, de fato, já são batizados pelo Espírito Santo.


Alguns de nós são judeus, alguns são gentios, alguns são escravos e alguns são livres, mas todos nós fomos batizados em um só corpo pelo único Espírito, e todos recebemos o privilégio de beber do mesmo Espírito. 1 Coríntios 12:13

Os pentecostais clássicos, contudo, entenderam essa perspectiva de outra forma. Eles concordam que o batismo pelo Espírito no corpo de Cristo é a conversão, mas eles entendem que crentes convertidos devem buscar o enchimento subsequente de poder espiritual, algo que foi chamado por vários interprétes da Bíblia (não apenas pentecostais) por vários nomes distintos: John Weley chamava de "segunda benção", igrejas ligadas ao movimento de santidade chamavam ora de "santificação" ou de "revestimento de poder" e os pentecostais clássicos, quando se organizaram, começaram a chamar essa experiência de batismo no Espírito ou "com o Espírito", para diferenciar de "batismo pelo Espírito".


Basicamente, esses grupos de cristãos estavam querendo normatizar essa experiência que suas comunidades viviam quando passaram a se concentrar em ter uma relação mais viva com o Senhor mediante a oração. À luz da Bíblia, eles argumentaram o seguinte:


  1. Os discípulos já haviam recebido o Espírito antes da ascensão. Eles então já eram regenerados antes que o Espírito fosse derramado, Jo 20.22

  2. Jesus disse aos discípulos que eles seriam batizados com o Espírito e explicou o significado dessa experiência, sem aparentemente associá-la à conversão, At 1.5,8;

  3. Em várias passagens no livro de Atos, este derramar do Espírito foi identificado com pessoas falando em outras línguas e profetizando. Por isso, pentecostais clássicos entendem que falar em línguas pela primeira vez evidencia que esse batismo aconteceu. At 2.4; 10.46; 19.6;


Então soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo. João 20:22

João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo". Atos 1:5


Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra". Atos 1:8


Paulo lhes impôs as mãos e o Espírito Santo veio sobre eles, e falaram em línguas e profetizaram. Atos 19:6


Todas as posições possuem pontos fortes e fracos. Os reformados acertam quando colocam todos os salvos em posição de igualdade pela conversão, evitando com isso que na igreja haja uma distinção entre batizados no Espírito ou não, um erro que faria com que identificássemos uma casta "mais crente, mais santa, mais espiritual" que os demais. Contudo, suas posições baseiam-se em um conceito cessacionista que não pode ser sustentado sem ferir posicionamentos bíblicos bastante concretos sobre o modo como o Espírito capacita a igreja para a obra de Deus. Além disso, a mornidão espiritual que muitos deles vivem parece não "casar" com o testemunho de que o Espírito os capacitaria para a obra de Deus. Parece haver algo que eles pela força da tradição se recusam a enxergar.


Pentecostais falham ao tratar o batismo no Espírito como um estado permanente, uma prova de superioridade espiritual e como um fim em si mesmo. A Bíblia destaca vários novos enchimentos do Espírito entre aqueles que participaram de Atos 2. Também é necessário frisar que, embora seja possível embasar bíblicamente que o falar em línguas pela primeira vez evidencie um "batismo no Espírito", normatizar que isso acontecerá com todos é impossível à luz de 1 Co 12.30.


Após anos estudando as Escrituras sobre ambas as perspectivas, embora eu tenha uma forte inclinação a conservar minhas crenças pentecostais, sei à luz do texto que essa normatização é impossível. Entendo hoje que qualquer tentativa de categorizar essa experiência pode apagá-la de alguma forma. E tudo o que não queremos é que o Espírito seja apagado em nosso meio.


Não apaguem o Espírito. 1 Tessalonicenses 5:19

O que é então uma vida cheia do Espírito?


Nós, da Igreja Pentecostal Reformada, preferimos o uso da expressão "vida cheia do Espírito" a "batismo no Espírito" pelas razões apresentadas acima. Não importa para nós, contudo, se você viveu essa experiência com o falar em outras línguas pela primeira vez ou se foi uma obra transformadora no seu homem interior. O que importa é que desejamos que todos vocês sejam cheios do Espírito.


Chamamos de vida cheia do Espírito de uma profunda experiência com a terceira pessoa da trindade. É um mergulho sobrenatural na vida do Reino, que nos capacita a vivermos como testemunhas de Cristo, pregando e vivendo o evangelho com mais fervor e mais alegria.


É a mudança da apatia para a alegria. Da vida à margem para o engajamento. Da teoria para a prática. Da vida pacata a um profundo amor por Cristo. E essa experiência pode ser vivenciada com explosões emocionais e manifestações de carismas do Espírito.


Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava. Atos 2:4

Depois dessa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e pregavam corajosamente a palavra de Deus. Atos 4:31

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo. Atos 13:52

Devemos buscar essa vida cheia do Espírito orando, estudando as Escrituras e confiando na promessa de Deus, de que Ele derramará sobre nós esse revestimento maravilhoso de poder!


"Agora, envio a vocês a promessa de meu Pai. Mas fiquem na cidade até que sejam revestidos do poder do céu". Lucas 24:49

Quais são os sinais de uma vida cheia do Espírito?


Quando vemos a Igreja em movimento no livro de Atos dos Apóstolos, temos uma boa perspectiva do que acontece quando uma comunidade está vivendo cheia do Espírito Santo.


Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração. Havia em todos eles um profundo temor, e os apóstolos realizavam muitos sinais e maravilhas. Os que criam se reuniam num só lugar e compartilhavam tudo que possuíam. Vendiam propriedades e bens e repartiam o dinheiro com os necessitados, adoravam juntos no templo diariamente, reuniam-se nos lares para comer e partiam o pão com grande alegria e generosidade, sempre louvando a Deus e desfrutando a simpatia de todo o povo. E, a cada dia, o Senhor lhes acrescentava aqueles que iam sendo salvos. Atos 2:42-47

Vamos listar o perfil da Igreja de Atos e identificar aqui sinais de uma comunidade cheia do Espírito:


  • Dedicação de coração aos ensinos da Escritura;

  • Todos se dedicavam à comunhão e ao partir do pão;

  • Todos se dedicavam às orações;

  • Havia temor na igreja;

  • Aconteciam pontualmente sinais e maravilhas;

  • Os salvos congregavam;

  • Havia preocupação social entre os membros;

  • Havia alegria e generosidade;

  • Haviam conversões;


Esses são os ideais que buscamos como Igreja.


Conclusão


Embora sejamos pentecostais, não compactuamos com os "retétés", com as "rodas de profetas", com as "adivinhaçõe evangélicas" e outras práticas desses grupos que maculam o que significa de fato ser cristão.


Embora reformados, não queremos reuniões cheias de formalismo e sem espontaneidade, antes, queremos ouvir glórias a Deus e aleluias em nossas reuniões e vermos crentes manifestando os carismas do Espírito com ordem e decência.


Queremos ardentemente que o Espírito desça com poder sobre nós e nos capacite a sermos homens e mulheres que possuem os mandamentos de Deus e que os guardam, para vivermos nossas vidas de forma a agradar aquele que nos comissionou.



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

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