A vida acontece em grupos

E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46

Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. Colossenses 4:15

As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está em sua casa. 1 Coríntios 16:19

Uma característica que existe desde os primeiros escopos ministeriais da Igreja Pentecostal Reformada é a sua constituição em pequenos grupos de comunhão interligados. Desde os primeiros dias em que a visão espiritual desse movimento começou a ser-me dada, eu contemplava diversos núcleos onde irmãos que possuíam afinidades espirituais pudessem partilhar juntos em sua caminhada com o Senhor Jesus.

O pequeno grupo da IPR não é uma célula de evangelismo e não é uma reunião de estudo bíblico. É um encontro de pessoas que tem fé em Jesus para que possam partilhar suas vidas, problemas, dificuldades e vitórias, acolhendo, encorajando, estimulando e instruindo os seus membros a um verdadeiro discipulado cristão. O anseio do nosso coração era poder a levar a fé da casa de oração à todo e qualquer espaço onde dois ou três, reunidos em nome de Jesus, possam manifestar a bendita e maravilhosa salvação que temos em Cristo Jesus.

Os Pequenos Grupos na igreja primitiva

Os pequenos grupos de comunhão não são uma novidade ou modinha da Igreja Pentecostal Reformada. Eles remetem aos primórdios da igreja, onde os cristãos reuniam-se nas casas uns dos outros para se alimentarem juntos, partilharem de suas vidas e, juntos, renderem graças a Deus em louvor, oração e adoração. Os primeiros templos cristãos datam do final do século III, sendo assim, por quase trezentos anos a Igreja não contou com um edifício para as suas reuniões regulares (Cl 4.15; 1 Co 16.19).

Para que servem os Pequenos Grupos?

Os pequenos grupos (PGs) são um momento de comunhão entre irmãos a fim de poderem partilhar as suas vidas uns com os outros. Por serem reuniões com número reduzido de pessoas (recomendamos que cada PG não tenha mais do que quinze componentes), todos tem a chance de falar, ministrar e utilizarem seus talentos naturais e dons espirituais para o benefício dos outros. É um espaço onde os membros desenvolvem o cuidado, o acolhimento, a oração e a intercessão a fim de auxílio mútuo e de atingirem os objetivos comuns que são propostos.

Posso participar de quantos PGs?

Não existe limite de participação nos PGs da IPR, contudo, certamente a abrangência deste projeto limitará a você a participação em um ou no máximo dois enquanto você for membro regular da IPR.

Ficarei para sempre no mesmo PG?

De forma alguma. Você será apresentado a todos os PGs em funcionamento e conhecerá as afinidades dos participantes e o tipo de atividade espiritual no qual se empenham e poderá livremente escolher em qual deles irá participar. Se ao longo da nossa jornada surgirem novos PGs com afinidades com as quais você se identifique mais ou caso tenha desejo de formar um PG próprio, terá apoio e liberdade dados pela liderança da igreja local. Conclusão Os pequenos grupos representam o ideal de Deus para a Igreja, onde cristãos partilham uns com os outros aquilo que são e aquilo que tem. É o espaço para todos praticarem o amor em verdade e assim, serem uma correta expressão do corpo de Jesus Cristo. Que Deus te abençoe em sua jornada em nossos grupos de comunhão. Afinal, a vida acontece em grupos!