top of page
Buscar

A Prática da piedade - Sermão de 18/09/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023




Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna. Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que creem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens. Tito 3:7,8


Introdução



"O lampião não fala, mas brilha. Um farol não toca trombeta, não bate o tambor, mas por cima das águas o marinheiro enxerga seus raios amigos. Assim, mostrem seus atos, por seu brilho, a religião que vocês têm. Seja o sermão de sua vida ilustrado por sua conduta." – Charles H Spurgeon.


A piedade deve estar associada a diversas outras virtudes cristãs a fim de que seja frutuosa no pleno conhecimento de Cristo (2Pe 1.6-8). A nossa certeza é que Deus nos concedeu todas as coisas que nos conduzem à piedade. Ele exige de nós, os crentes, “o uso diligente de todos os meios exteriores pelos quais Cristo nos comunica as bênçãos da salvação”22 e que não negligenciemos os “meios de preservação”. Portanto, devemos utilizar todos os recursos que Deus nos forneceu com este santo propósito: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2Pe 1.3).


Mas se uma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiramente a colocar a sua religião em prática,cuidando de sua própria família e retribuindo o bem recebido de seus pais e avós, pois isso agrada a Deus. (1 Timóteo 5:4)

A piedade como resultado de nosso relacionamento com Deus deve ter o seu reflexo concreto dentro de casa, sendo revelada por meio do tratamento que concedemos aos nossos pais e irmãos: Nunca o nosso trabalho, por mais relevante que seja, poderá se tornar num empecilho para a ajuda aos nossos familiares. A genuína piedade é caracterizada por atitudes condizentes para com Deus (reverência) e para com o nosso próximo (fraternidade).



Seu Dever para com à Família de Forma Geral



Se você tem uma família sob sua autoridade, deve considerar o relacionamento em que está envolvido; e é necessário saber que, em cada um deles, você tem uma obra a fazer para Deus e que ele requer que você se comporte fielmente em cada um deles.

Aquele que é o chefe de uma família tem, com relação a ela, uma obra a fazer para Deus, a saber, o direito de governar a sua própria família. E seu trabalho é duplo. Primeiro, quanto à situação espiritual da família. Segundo, quanto à situação exterior da família, o sustento da sua mesma.

Primeiro, quanto ao estado espiritual de sua família. Ele deve ser muito diligente e prudente, fazer os maiores esforços para aumentar a fé onde ela já existe e para promovê-la onde não pode ser encontrada. Para esse fim, ele deve, diligente e frequentemente, expor as coisas de Deus àqueles que estão em seu lar, a partir de Palavra de Deus, levando em conta e aplicando o que é adequado para cada um em particular.

Se sua autoridade lhe houvesse sida dada por Deus apenas para promover boa conduta e honestidade civil, ainda assim, isso estaria dentro dos limites da própria natureza e deveria ser feito; porém, muito mais necessárias são as coisas de natureza superior. Além disso, o apóstolo nos exorta:


"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8).

Estar familiarizado com esse exercício piedoso em nossa família é muito digno de louvor e um bom testemunho cristão. Essa é uma das coisas pelas quais Deus elogiou seu servo Abraão, Sobre ele, Deus diz:

"Eu o conheço" como um homem que faz o que é bom, pois "sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor.(Gênesis 18:19).

Isso também era algo que o bom Josué praticou intencionalmente enquanto viveu neste mundo.

"Quanto a mim", diz ele, eu "e minha casa, serviremos ao Senhor" (Josué 24:15).

Além disso, também encontramos que o Novo Testamento considera falhos aqueles cristãos que não têm o devido respeito a esse dever com relação à sua família, e negligenciam esse chamado.

Deve estar plenamente convicto da mensagem fiel que lhe foi ensinada, de modo que possa encorajar outros com o verdadeiro ensino e mostrar aos que se opõem onde estão errados. (Tito 1:9)
Buscarei viver de modo inculpável; quando virás me ajudar? Viverei com integridade em minha própria casa. (Salmos 101:2)

Mas minha família é ímpia e indisciplinada quando a tudo que é bom. O que eu posso fazer?


  1. Embora isso seja verdade, você deve domina-los, não eles a você! Deus pós você sobre eles e você deve usar a autoridade que Deus lhe deu tanto para repreender os seus vícios como para mostrar-lhes o mal de se rebelarem contra o Senhor. Eli fez isso, embora não o suficiente; e o mesmo pode ser dito de Davi.

Parem com isso, meus filhos! Não são bons os comentários que escuto entre o povo do Senhor . Se alguém peca contra outra pessoa, Deus poderá intervir em favor do culpado. Mas, se alguém peca contra o Senhor , quem poderá interceder?". Contudo, os filhos de Eli não deram atenção ao pai, pois o Senhor já havia decidido matá-los. (1 Samuel 2:24,25)
"E você, meu filho Salomão, aprenda a conhecer o Deus de seus antepassados. Sirva-o de todo o coração e com a alma alegre. Pois o Senhor vê todos os corações e conhece todos os planos e pensamentos. Se você o buscar, o encontrará. Mas, se você o abandonar, ele o rejeitará para sempre. (1 Crônicas 28:9).

Além disso, você deve dizer a eles o quão triste era o seu estado enquanto estava na condição deles e, assim, se esforçar para preveni-los contra as armadilhas do Diabo (Marcos 5:19).


2. Você também deve se esforçar para levá-los ao culto público, a fim de que Deus converta as suas almas. Jacó disse à sua casa e a todos os que o cercavam:

"Levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado" (Gênesis 35:3).
Ana levou Samuel a Siló, para que ele permanecesse com Deus para sempre (1 Samuel 1:22).
De fato, uma alma realmente alcançada se esforçará para levar, não apenas a sua família, mas uma cidade inteira a Jesus Cristo (João 4:28-30).

3. Se eles são obstinados e não vão ao culto com você, então leve homens piedosos e sãos na fé para a sua casa e que a Palavra de Deus seja pregada ali, quando você, como Cornélio, reunir a sua família e amigos, curiosamente, quando o Novo Testamento descreve Cornélio, diz que ele era um homem “piedoso e temente a Deus (...) e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus” (At 10.2)


Você sabe que o carcereiro, Lídia, Crispo, Gaio, Estéfa nas e outros não apenas eles mesmos, mas também suas famílias foram alcançados pela graça por meio da Palavra pregada e que alguns deles, se não todos, pela Palavra pregada em suas próprias casas (Atos 16:14-34, 18:7-8; 1 Corintios 1:16).

E isso, pelo que eu sei, pode ser uma das razões entre muitas, pelas quais os apóstolos não apenas ensinavam publicamente, mas de casa em casa. Penso que eles assim faziam para que, se possível, pudessem alcançar aqueles membros de alguma família que permaneciam não convertidos e em seus pecados (Atos 10:24, 20:20-21).

A piedade é, portanto, uma relação teologicamente orientada do homem para com Deus em sua devoção e reverência e em sua conduta biblicamente ajustada e coerente com o seu próximo. A piedade envolve comunhão com Deus e o cultivo de relações justas com os nossos irmãos. “A obediência é a mãe da piedade”, resume Calvino.


4. Vigie para que você não negligencie os deveres da família entre os membros como ler a Palavra e orar. Se há alguém em sua família que é piedoso, encoraje-o; porém, ainda que você esteja sozinho, saiba que tem a liberdade de ir a Deus em Cristo e também medite no fato de estar unido à igreja invisível, com todos aqueles que serão salvos.


5. Cuide para que não haja nenhum livro ou conversa ímpia, profana ou herética em sua casa.

"As más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).

Livros profanos ou heréticos são aqueles que tendem a promover as futilidades da vida ou que se opõem aos fundamentos do Evangelho. Eu sei que os cristãos devem ter liberdade quanto às coisas indiferentes; mas quando se trata das coisas que dizem respeito à fé ou à santidade, aquelas outras coisas devem ser abandonadas por todos os cristãos, e especialmente pelos pastores de igrejas e chefes de famílias. Essa foi a prática de Jacó ao ordenar a sua casa, e todos o que estavam nela, a lançar fora os deuses estranhos dentre eles e mudarem as suas vestes (Gênesis 35:2).

Jacó disse à sua família e a todos que estavam com ele: "Joguem fora todos os seus ídolos pagãos, purifiquem-se e vistam roupas limpas. Gênesis 35:2

Em Atos nos deram um bom exemplo disso aqueles que pegaram os seus livros de artes mágicas e os queimaram em público, ainda que valessem cinquenta mil peças de prata (Atos 19:18-19).

Muitos dos que creram confessaram suas obras pecaminosas.Vários deles, que haviam praticado feitiçaria, trouxeram seus livros de encantamentos e os queimaram publicamente. O valor dos livros totalizou cinquenta mil moedas de prata. (Atos 19:18,19)

A negligência quanto a isso já ocasionou a ruína em muitas famílias, tanto entre filhos quanto entre pais. Faladores vãos e suas obras enganosas podem subverter famílias inteiras muito mais facilmente do que muitos supõem (Tito 1:10-11). Você deve se preocupar com a situação espiritual de sua casa.

Pois há muitos rebeldes que promovem conversas inúteis e enganam as pessoas. Refiro-me especialmente àqueles que insistem na necessidade da circuncisão.É preciso fazê-los calar, pois, com seus ensinamentos falsos, têm desviado famílias inteiras da verdade. Sua motivação é obter lucro desonesto. (Tito 1:10,11)


Quanto à situação exterior de sua família, você deve considerar essas três coisas



1. Que depende de você cuidar deles para que tenham o suficiente para uma vida conveniente.

"Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel" (1 Timóteo 5:8).

Mas observe que, quando a Palavra diz que você deve prover o bem da sua casa, ela não lhe dá licença para negligenciar esse cuidado e nem permite que você busque se apegar ao mundo em seu coração, nem que entesoure bens visando esta vida e nem que se preocupe com os dias que estão por vir, mas essa passagem das Escrituras os ordena a prover para suas famílias de modo que possam ter comida e roupas; e se eles ou você não se contentarem com isso, então vocês vão além daquilo que Deus ordena .

Portanto, se temos alimento e roupa, estejamos contentes. (1 Timóteo 6:8)

Isso consiste em trabalhar para que você tenha com que

"aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias" (Tito 3:14).

E nunca faça objeções quando a seu dever de prover para sua família, pois isso consistirá apenas em incredulidade.

A Palavra diz que Deus alimenta os corvos, cuida dos pardais e veste a erva; e essas três coisas - ser alimentado, cuidado e vestido- abrangem aquilo que o coração pode desejar (Lucas 12:6-28)


2. Portanto, embora um homem deva prover para sua família, todavia, todo o seu trabalho precisa ser regrado com moderação:

"Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens" (Filipenses 4:5, ARA).

Vigie para não buscar tão intensamente as coisas deste mundo, a ponto de privar a si mesmo e a sua família daqueles deveres para com Deus, aos quais vocês são obrigados pela graça, deveres tais como: oração secreta, leitura das Escrituras e comunhão cristã. É o egoismo que faz os homens gastarem a si mesmos e suas famílias nas coisas deste mundo, de modo que afastam o seu coração da adoração a Deus. Cristãos,

"isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; e os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa" (1 Corintios 7:29-31).

Muitos cristãos vivem e agem neste mundo como se o Evangelho fosse apenas um negócio e este mundo fosse a única coisa necessária; quando, de fato, todas as coisas deste mundo são apenas passageiras e somente o Evangelho é a única coisa necessária (Lucas 10:40-42).


3. Se você é o chefe de uma família, cuide para que haja um padrão cristão entre os que estão debaixo de seus cuidados, como deve ser uma casa que é governada por alguém que teme a Deus.


(a) Esforce-se para que os seus filhos e empregados estejam sujeitos à Palavra de Deus. Pois, embora somente Deus governe os corações, ele requer que você governe o comportamento exterior de seus familiares, e se você não fizer isso em pouco tempo eles poderão ser afligidos (1 Samuel 3:11-14), Cuide, portanto, para que você os mantenha sóbrios em todas as coisas: nas vestes e na linguagem, e para que não sejam glutões nem bêbados; não permita que seus filhos maltratem os seus empregados nem se comportem de modo insensato uns para com os outros.


Então o Senhor disse a Samuel: "Estou prestes a realizar algo em Israel que fará tinir os ouvidos daqueles que ouvirem a respeito. Cumprirei do começo ao fim todas as ameaças que fiz contra Eli e sua família. Eu o adverti de que castigaria sua família para sempre, pois seus filhos blasfemaram contra Deus, e ele não os repreendeu por seus pecados. Por isso, jurei que os pecados de Eli e de seus filhos jamais serão perdoados por meio de sacrifícios nem de ofertas". (1 Samuel 3:11-14)

(b) Aprenda a distinguir entre aquela aflição em sua família que é causada por você e aquela que é operada por Deus. E ainda que você seja muito zeloso pelo Senhor e não suporte nada que represente uma transgressão aberta contra Ele, todavia - aqui estará a sua sabedoria - não se preocupe com aquilo que é feito para prejudicar você, antes esqueça disso: "O amor cobre uma multidão de pecados". Não seja como os que se enfurecem e ficam como loucos quando são ofendidos, mas que, por outro lado, podem até mesmo rir ou não repreender seriamente aqueles que desonram a Deus em sua própria casa.

"Governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia" (1 Timóteo 3:4).

Salomão era tão excelente, que fazia deslumbrar os olhos de seus observadores (2Crônicas 9:3-4). Que você não se contente em fazer seu dever apenas com relação às grandes coisas, mas cuide também dos menores detalhes.

Quando a rainha de Sabá percebeu quanto Salomão era sábio e viu o palácio que ele havia construído, a comida que era servida às mesas do rei, os alojamentos e a organização de seus oficiais e servos, os trajes esplêndidos que vestiam, os copeiros da corte e suas roupas, e os holocaustos que Salomão oferecia no templo do Senhor, ficou muito admirada. ( 2 Crônicas 9:3,4)


CONCLUSÃO


A piedade é desenvolvida por meio de nosso crescimento na graça. A graça de Deus é educativa:

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente ” (Tt 2.11-12).

A piedade autêntica, por ser moldada pela Palavra, traz consigo os perigos próprios resultantes de uma ética contrastante com os valores deste século:

“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm 3.12).

No entanto, há o conforto expresso por Pedro às igrejas perseguidas: “....o Senhor sabe livrar da provação os piedosos... ” (2Pe 2.9).

Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo, (2 Pedro 2:9)

A piedade não pode estar dissociada da fé que confessa que Deus é o autor de todo o bem. Portanto, podemos descansar nele, sendo conduzidos pela sua Palavra.


Se os lares forem mudados através do culto familiar, a igreja será mudada.
— Donald S. Whitney


Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

232 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page