top of page
Buscar

A mulher, a Bíblia e a comunidade local

Atualizado: 22 de ago. de 2022




Uma das coisas que você notará em um encontro da Igreja Pentecostal Reformada é que existe em nosso culto a participação de mulheres na liturgia, acolhendo visitantes, orando, lendo a Escritura, recolhendo ofertas, em alguns momentos pregando e ensinando. Contudo, você notará que não existem 'pastoras' ou 'presbíteras' e sempre que possível, o presbitério local reforça a impossibilidade disso acontecer. E é provável que você já tenha se perguntado em algum momento o 'por quê' de nossos posicionamentos quanto ao tema.


Por isso, nessa oportunidade, gostaria de forma abreviada analisar algumas porções da Escritura que nos mostram a singularidade da mulher, seu papel no plano de Deus e de que modo Deus a dotou de dons espirituais e talentos naturais para que contribua na edificação do corpo de Cristo e na concretização do plano de Deus.







O argumento da criação


Quando Paulo defende a distinção de papéis da igreja local, ele recorre a algo que chamamos de "argumento da criação". Escrevendo a Timóteo, o apóstolo o orienta a apoiar as irmãs da igreja local que estavam sendo ludibriadas a assumirem papéis de liderança na igreja, exercendo ali autoridade como se fossem homens. Uma boa parte dos comentaristas bíblicos afirmam que no contexto, elas desejam ser presbíteras para comandar a igreja de Eféso. Para evitar que tais planos fossem concretizados, Paulo argumenta que há uma distinção entre o homem e a mulher no plano de Deus e de que isso foi evidenciado na ordem da criação. Vamos aos textos!


A mulher deve aprender em silêncio, com toda a sujeição. Não permito que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. Esteja, porém, em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, e depois Eva. E Adão não foi enganado, mas sim a mulher, que, tendo sido enganada, tornou-se transgressora. Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso. 1 Timóteo 2:11-15

Observe que Paulo não diminui o valor da mulher, mas a enaltece, dizendo que ela foi habilitada por Deus com dons que o homem não possui (ele cita a maternidade como um exemplo). Desta forma, no entendimento de cristãos bíblicos, homens e mulheres possuem a mesma dignidade, a mesma imagem de Deus só que, no plano eterno, desempenham papéis distintos. Isso é verdadeiro tanto na fé cristã quanto na biologia (possuem orgãos sexuais distintos), na família (desempenham aspectos diferentes na educação dos filhos) e na sociedade (possuem papéis distintos na construção da comunidade).


Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27

Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Provérbios 1:8

Deste modo, quando nos reunimos como uma comunidade cristã, é importante perguntarmos para a Bíblia o que ela espera que façamos em nossas reuniões e em nossa vida comunitária. A Bíblia gera a comunidade cristã e não o contrário. Sendo assim, a Igreja não deve tratar seus assuntos internos com as seguintes considerações:


  • O que a sociedade espera que a igreja seja?

  • O que é politicamente correto de ser feito na igreja?

  • O que dá certo ao ser feito na igreja?

A nossa pergunta e busca como comunidade cristã sempre será a seguinte: "o que a Escritura espera que sejamos e façamos como comunidade?". E, seguindo essa luz, podemos identificar o papel especial que as mulheres desempenham para a edificação do Corpo de Cristo.


A partir desse ponto do estudo, quero responder diversas indagações que podem surgir em nosso imaginário sobre esse assunto e respaldar nossos posicionamentos biblicamente.



Mulheres não podem presidir a Igreja



Com isso, afirmamos que igrejas locais não podem ser lideradas por mulheres, por mais talentosas e capazes que elas sejam, uma vez que a Bíblia não normatiza essa possibilidade. Por isso, na Igreja Pentecostal Reformada não temos 'pastoras' e 'presbíteras' e nunca teremos. Argumentamos isso à luz de algumas passagens que enumero abaixo:


Jesus não chamou uma única mulher o apostolado, embora tivesse mulheres talentosas que serviam ao lado dele

Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para os expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: primeiro, Simão, por sobrenome Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que foi quem o traiu. Mateus 10:1-4

Ao dar as instruções a respeito da ordenação de presbíteros, Paulo não considera mulheres nos pontos de crivo

Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo. 1 Timóteo 3:1-7

Confirmando a importância e relevância disso na vida da igreja, as orientações dadas à Tito sobre o mesmo tema repetem basicamente todos os elementos, reforçando a impossibilidade de uma mulher atendê-los integralmente.


Por esta causa, te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas restantes, bem como, em cada cidade, constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Porque é indispensável que o bispo seja irrepreensível como despenseiro de Deus, não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem. Tito 1:5-9

Mulheres não DEVEM SER SEPARADAS COMO DIACONISAS NA IGREJA



Embora mesmo entre os reformados e pentecostais clássicos exista alguma flexibilidade sobre esse ítem em questão, precisamos ser honestos com a Escritura e humildes para aprendermos o que ela fala ao nosso coração. E mesmo nessa tarefa que não envolve diretamente "presidir" pessoas, a Bíblia reforça que o ofício do diácono também é estritamente masculino. Dois textos bíblicos reforçam esse posicionamento.


Quando o ministério dos diáconos foi instituído, a instrução dos apóstolos é a de que fossem escolhidos homens para a tarefa.

Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. Atos 6:3,4

Na instrução que Paulo deixa a Timóteo sobre a escolha de diáconos, mais uma vez, o ofício masculino é ressaltado.

Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. 1 Timóteo 3:8-12

Um ponto importante nessa questão é o argumento em prol da diaconia feminina, onde afirmam que a expressão "quanto as mulheres" seria uma abertura para que as tais também servissem como diaconisas. O texto grego, contudo, não favorece essa interpretação, uma vez que a palavra 'gynaikas' pode ser traduzida como "esposa", o que parece corroborar melhor o contexto, onde neste caso, o diácono deveria ser avaliado não apenas por seu caráter e maturidade, mas também pela fé de sua esposa e de toda a sua casa.



O que as mulheres podem fazer na igreja então?



Quando o Espírito capacitou a igreja para servir a Deus e a comunidade, ele dotou de carismas espirituais tanto homens como mulheres. Embora existam ofícios especificadamente masculinos, há uma diversidade de dons que podem ser exercidos tanto por homens quanto pelas mulheres. A Bíblia contém ao menos três listas de dons espirituais. Vejamos:


Temos, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se é profecia, seja segundo a proporção da fé; se é ministério, dediquemo-nos ao ministério; o que ensina dedique-se ao ensino; o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com generosidade; o que preside, com zelo; quem exerce misericórdia, com alegria. Romanos 12:6-8

A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento. A um é dada, no mesmo Espírito, a fé; a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos. A um é dada a variedade de línguas e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as a cada um, individualmente, conforme ele quer. 1 Coríntios 12:7-11

Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus lhe dá, para que, em todas as coisas, Deus seja glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio para todo o sempre. Amém! 1 Pedro 4:10,11


Como você pode ver, Deus enriqueceu a Igreja com dons carismáticos e nesse universo, há muitas possibilidades para que as mulheres contribuam no reino de Deus e na igreja local. Vamos analisar a vida de algumas mulheres notáveis no Novo Testamento e ver sua contribuição na obra!



Priscila, natural de Corinto, esposa, cooperadora e educadora

Apolo começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando Priscila e Áquila o ouviram falar, levaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus. Atos 18:26

Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios. Romanos 16:3,4

Paulo ficou ainda muitos dias em Corinto. Por fim, despedindo-se dos irmãos, navegou para a Síria, levando em sua companhia Priscila e Áquila. Antes de embarcar, rapou a cabeça em Cencreia, porque tinha feito um voto. Atos 18:18

Dorcas, exemplo de caridade e Socorro

Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, nome este que, traduzido, é Dorcas. Ela era notável pelas boas obras e esmolas que fazia. Atos 9:36

Pedro se aprontou e foi com eles. Quando chegou lá, eles o levaram ao quarto do andar superior. Todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe túnicas e vestidos que Dorcas tinha feito enquanto estava com elas. Atos 9:39

Febe, mulher notável pelo serviço prestado à Igreja

Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, que está servindo na igreja de Cencreia, para que vocês a recebam no Senhor como convém aos santos e a ajudem em tudo o que de vocês vier a precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, inclusive de mim. Romanos 16:1,2

Joana e Suzana, mantenedoras generosas

Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos. Lucas 8:3

Trifena, Trifosa e Pérside, trabalhadoras Fiéis

Saúdem Trifena e Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saúdem a querida Pérside, que também muito trabalhou no Senhor. Romanos 16:12

Eunice e Lóide, mestras na Escritura

Lembro da sua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em sua avó Loide e em sua mãe Eunice, e estou certo de que habita também em você. 2 Timóteo 1:5

Quanto a você, permaneça naquilo que aprendeu e em que acredita firmemente, sabendo de quem você o aprendeu e que, desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3:14,15

A mãe de Rufo, uma mãe para toda a igreja

Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a mãe dele, que também tem sido mãe para mim. Romanos 16:13

Júnias, uma presa por causa do evangelho

Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são bem conhecidos entre os apóstolos e estavam em Cristo antes de mim. Romanos 16:7

Evódio e Sintique, evangelistas esforçadas

Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar. E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida. Filipenses 4:2,3


As particularidades de nossa Igreja quanto ao ministério feminino



O nome de nossa igreja é "Igreja Pentecostal Reformada" e isso obviamente significa que somos uma convergência de tradições. Sendo assim, entendo que algumas doutrinas da nossa casa podem chocar irmãos pentecostais e outras podem assustar irmãos reformados. Mas não queremos mexer no arraial alheio, estamos lendo a Escritura e procurando aplicá-la em nossa vida comunitária para sermos regidos por ela, respeitando o que outras igrejas estão fazendo, partindo do pressuposto de que comunidades cristãs bíblicas estão lendo a mesma Bíblia e reformando suas práticas por elas, podendo, contudo, em pontos secundários chegarem a conclusões um pouco diferentes.


Por isso, na Igreja Pentecostal Reformada, acreditamos que as mulheres podem ser muito úteis na concretização do plano de Deus nas seguintes frentes que descrevo abaixo:


  • O cuidado do lar, do esposo e dos filhos constiitui-se o ministério mais importante que uma mulher pode desempenhar. Efésios 5.22-24; Provérbios 1.8; 14.1;

  • No culto cristão, as mulheres podem orar, cantar e manifestar dons espirituais (1 Co 11.5; 1 Co 14.26), fazendo tudo para edificação;

  • Na vida em comunidade da igreja, a mulher cristã pode envolver-se nas áreas de ensino e educação cristã, na ação social, no acolhimento, recepção, serviço, arrumação, enfim, em tudo o que a igreja necessita para funcionar como um corpo bem ajustado, Ef 4.16;

  • Devidamente presididas por um presbitério masculino biblicamente ordenado, mulheres podem pregar e ensinar nos cultos públicos, colocando a disposição do Reino de Deus seus dons de ensino dados pelo Espírito Santo, Rm 12.7, sem com isso ferir as instruções deixadas em 1 Tm 2.9-15 e 1 Coríntios 14.34,35;



CONCLUSÃO


Como pudemos observar, Deus dotou as mulheres de dons espirituais e as capacitou para, juntamente com os homens, servirem ao Reino na força do Espírito Santo, cada qual com seu papel, cada qual com a sua tarefa, mas ambos objetivando honrarem ao Senhor de todo o coração. Que como uma comunidade cristã ordeira, zelosa e de boas obras, possamos crescer como corpo e assim, honrarmos o cabeça que é Cristo.


Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

203 visualizações1 comentário

1 comentario


Se me é permitido, partilho aqui dois artigos sobre o pastorado feminino. Uma interpretação de I Timóteo 2:11-15: https://vidaemabundancia.blogspot.com/2013/04/consagracao-feminina-ao-pastorado-i.html E uma discussão sobre a "ordem da Criação" referida em I Timóteo 2:13: https://vidaemabundancia.blogspot.com/2024/05/porque-primeiro-foi-formado-adao-depois.html

Me gusta
bottom of page