top of page
Buscar

A Membresia da igreja Sermão de 13/03/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023





Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. 1 Coríntios 12:12


Introdução


O corpo humano é constituído de vários membros com suas respectivas funções. Todos funcionando em perfeita harmonia e coordenação, conduzindo vida em toda sua extremidade. Que obra-prima! Não é mesmo? Para produzir os gestos mais simples, como escovar os dentes ou pentear, muitos membros, dos mais simples aos mais complexos, trabalham para um fim. Você já parou para pensar que o Corpo de Cristo também funciona da mesma forma? Os membros são todos os filhos de Deus, que quando creram no Senhor, o nosso cabeça, tornaram-se parte dessa perfeita harmonia.


o Que é membresia ?


Deus chama seu povo para serem membros ativos e fieis de uma igreja local. Ir à igreja não é algo que deve estar espremido na agenda semanal do cristão; ao contrário, deve ser a atividade principal e o ponto focal da vida cristã. Entretenimento, hobbies, trabalho e família são secundários em relação à adoração a Deus na assembleia dos santos. Em outras palavras, os cristãos devem organizar seus horários em função da vida da igreja.


A principal razão para ir à igreja não é se tornar um melhor pai, cônjuge, trabalhador ou cidadão, mas, sim, adorar a Deus. Aqueles que só vão à igreja com o fim de serem capacitados para liderem melhor com os problemas da vida entenderam o propósito da igreja de forma equivocada. É claro que a igreja ajudará o cristão em todas as áreas da vida, mas o objetivo final do cristão não é a si mesmo, seu trabalho, sua família, mas Deus.

Os cristãos devem ir a igreja para glorificar a Deus, e se Deus deve ser centro da vida cristã (e o centro da família cristã ), então a igreja deve ser o centro da agenda cristã.

No entanto, infelizmente, isso parece extremo para cristãos professo.


Mesmo admitirem que a adoração tem prioridade sobre qualquer outra atividade vida, muitos deles ainda sentem que podem cultuar a Deus separados de outros cristãos. A individualidade e a liberdade pessoal do pós modernismo têm influenciado o cristianismo contemporâneo. O crente pós-moderno enxerga a vida cristã, em sua maior parte, como algo independentemente do corpo de Cristo. Ver a igreja através da lente do "eu" leva as pessoas a julgarem uma igreja com base em quão bem a igreja satisfaz as suas expectativas pessoais. A igreja se transformou em um restaurante de fast-food: entrar, comer e sair, sem compromissos.


Muitas pessoas estão contentes em passar a vida inteira pulando de igreja em igreja ou simplesmente ficar em casa. A opção B é ir a um local de preferência pessoal, como por exemplo, em outro lugar, para adorar a Deus à sua própria maneira ou ir até uma igreja, mas nunca se comprometer e se submeter a uma igreja local.


Os pós-modernistas são rápidos em mudar de membresia mesmo pelo menor motivo. Já se foram os dias em que os cristãos permaneciam fiéis a uma igreja e procuravam resolver as suas diferenças com amor e humildade. O conselho de Paulo aos Filipenses para Evódia e Síntique que "se reconciliem no Senhor"


Agora, suplico a Evódia e a Síntique: tendo em vista que estão no Senhor, resolvam seu desentendimento. Filipenses 4:2

já não tem mais valor. Agora ouvimos:"Você tem que encontrar uma igreja que seja certa para você". Acho que esse espírito descompromissado não é assim tão novo; até mesmo o teólogo puritano John Owen se queixava desses que ficavam saltando de igreja em igreja no final do século XVII.


COMPROMISSO com a igreja


Este tipo de independência é angustiante porque é contrário à verdade da Palavra de Deus e à unidade dos irmãos. Embora todos os cristãos tenham um relacionamento individual e pessoal com Cristo, eles também são chamados por Deus a viver o seu cristianismo dentro da comunidade do povo de Deus.


O cristianismo é pessoal, mas não individualista. Na verdade, é seu relacionamento pessoal e invisível com Cristo que obriga os crentes a terem um relacionamento corporativo e visível uns com os outros. O mesmo Espírito que une os crentes a Cristo é o Espírito que une os crentes uns aos outros Amar a Cristo é amar seu povo, e submeter-se a Cristo é submeter-se a uma igreja local.


A igreja é vista na Escritura como uma família. Uma família não é algo que alguém escolhe, mas é algo ao qual se une por nascimento e nos unimos à igreja pelo novo nascimento.


O Novo Testamento foi escrito sob a suposição de que os cristãos são membros de igrejas locais, pois foi escrito principalmente não para indivíduos desconectados, mas para várias igrejas locais. Como Paulo se comunicava com os santos individuais? ele se comunicou com eles dirigindo suas cartas às igrejas e fazendo com que suas cartas fossem lidas em voz alta nas igrejas. (colossenses4.16).


Paulo escreveu suas epístolas, como a 1 Timóteo, com a suposição de que os crentes são membros de uma igreja local, e para que eles soubessem "como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo" (1 Timóteo 3:14-15).

Embora espere vê-lo em breve, escrevo-lhe estas coisas agora, para que, se eu demorar, você saiba como as pessoas devem se comportar na casa de Deus. Ela é a igreja do Deus vivo, coluna e alicerce da verdade. 1 Timóteo 3:14,15

Plantar igrejas era importante para Paulo, porque a maturidade dos santos era importante para ele. E se o apóstolo Paulo gastou tanta energia plantando e estabelecendo igrejas, por que qual quer cristão pensaria que eles estão isentos da necessidade de ser um membro ativo de uma igreja?


Então, por essas três razões - igreja é uma família, o Novo Testamento foi escrito às igrejas e Paulo era um plantador de igrejas o Novo Testamento, os cristãos são membros de uma igreja local.


A igreja é comparada não só a um edifício ou a um templo, mas também a um corpo .



O membro do corpo de cristo


1. A membresia da igreja é Evidencia do novo nascimento.


"Quando uma pessoa se torna cristã, ela não se junta apenas a uma igreja local porque é um bom hábito para crescer em maturidade espiritual. Ele se junta a uma igreja local porque é a expressão do que Cristo fez dele - um membro do corpo de Cristo"lembra do carcereiro filipense Paulo e Silas batizaram ,inseriu eles a membresia da igreja com as costas ensanguentada devido aos acoites.(atos 16.13 e 34).


Os santos se amam, cuidam uns dos outros e se sentem mais próximos do céu quando estão juntos. No passado, e em certos países, a perseguição, a angústia e várias ameaças não podiam impedir os cristãos de se reunirem regularmente. Cristãos de antigamente se encontravam frequentemente nas florestas, nos campos, ou até mesmo em antros escuros ou cavernas. Eles não se importavam de viajar muitos quilômetros em condições difíceis. Tudo que eles sabiam era que amavam ao Senhor e desejavam se encontrar com os irmãos para adorar o Deus vivo coletivamente e desfrutar da comunhão dos santos. Se alguém não ama aos irmãos, mesmo em seu estado imperfeito e não glorificado, então devemos nos perguntar se essa pessoa realmente nasceu de novo na família de Deus (1 João 3:14).

Quem odeia seu irmão já é assassino. E vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna. 1 João 3:15

2. A Membresia é Essencial para a Santificação


Essa união não é meramente simbólica ou hipotética, mas é intencional na produtividade e funcionamento de cada cristão. Os cristãos estão entrelaçados de tal forma que não podem funcionar adequadamente se parados uns dos outros (1 Coríntios 12.12).


O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. O mesmo acontece com relação a Cristo. 1 Coríntios 12:12

Portanto, a noção de que um cristão pode servir e agradar a Deus à parte do resto do corpo de Cristo não é apenas uma concepção errada e orgulhosa, é uma impossibilidade.


A vontade de Deus é que vocês vivam em santidade; 1 Tessalonicenses 4:3 parte A

3. A Membresia é Essencial para Amar a Cristo


Cristo ama a igreja o suficiente para morrer por ela (Efésios 5:25). E embora a igreja ainda não esteja aperfeiçoada (Efésios 5:26-27), mesmo assim Cristo a ama. Portanto, como nós vamos amar a Cristo sem amar o que ele também ama? Como podemos dizer que amamos o Cabeça da igreja se não dissermos também que amamos o corpo de Cristo - mesmo em seu estado imperfeito?

Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela, a fim de torná-la santa, purificando-a ao lavá-la com água por meio da palavra. Assim o fez para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa. Efésios 5:25-27

4. A Membresia da Igreja é Essencial à Obediência


A Bíblia deixa claro que devemos ser membros ativos de uma igreja local quando diz: "E consideremo nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e ás boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" (Hebreus 10:24-25).


Com essa ordem em mente, Charles Spurgeon abordou a necessidade de ser membro da igreja para aqueles que falsamente pensam que não precisam se submeter a um corpo local da igreja.


Não somente a membresia na igreja é um mandamento direto, como também muitos outros mandamentos nas Escrituras.


***Obedecer aos pastores (Hebreus13:17).


Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês. Hebreus 13:17

***Participar adequadamente da ceia do Senhor (1 Coríntios 10:17).


E, embora sejamos muitos, todos comemos do mesmo pão, mostrando que somos um só corpo. 1 Coríntios 10:17

***Reunir com outros cristãos para adoração corporativa (Colossenses 3:16).


Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. Colossenses 3:16

5. A Membresia é um instrumento de Deus para Prestação de Contas.


Ser membro da igreja é mais do que ter nossos nomes, números de telefone e fotos no rol da membresia da igreja. É mais do que apenas o reconhecimento ex terno de que escolhemos uma igreja particular para ser a nossa nova igreja. Compromissos sérios e consequências graves estão relacionados à membresia da igreja.


No coração da membresia da igreja está a responsabilidade. Somos chamados a nos comprometermos e a nos submetermos uns aos outros. A igreja é designada para ministrar, amar, cuidar e zelar pelos seus membros. Isso significa que cada membro tem a responsabilidade de amar e orar pelo corpo de Cristo.


Este é meu mandamento: Amem uns aos outros." João 15:17
Amem-se com amor fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros. Romanos 12:1
Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Efésios 4:2
Portanto, tenhamos como alvo a harmonia e procuremos edificar uns aos outros. Romanos 14:19
Ajudem a levar os fardos uns dos outros e obedeçam, desse modo, à lei de Cristo. Gálatas 6:2
Por fim, tenham todos o mesmo modo de pensar. Sejam cheios de compaixão uns pelos outros. Amem uns aos outros como irmãos. Mostrem misericórdia e humildade. 1 Pedro 3:8
Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados. Tiago 5:16


Conclusão


Se saltarmos de igreja em igreja, e mudarmos nossa membresia daqui para lá muito casualmente, isso revela que não consideramos a membresia da igreja

como algo muito importante. que está por detrás dessa mentalidade "entrar sair"? a perspectiva que a igreja deve ser tratada mesma forma o cinema local favorito.


igreja tornou nada do que um evento para espectadores, outro lugar qual se pode para entreter aos domingos, sem compromisso.


O fato de Cristo morrido pela igreja deve incutir em nós uma visão elevada dela a ponto a de considerarmos mais que apenas um local onde entramos saímos aos domingos, após termos participado de certas atividades.


Ser membro igreja algo que Deus requer do seu povo, isso inclui se colocar sob os cuidados da igreja sob o direcionamento dos pastores, comprometer-se ser fiel na participação cultos e atividades e um apoiador regular ministério, de se tornar responsável pelo bem-estar espiritual dos outros membros do corpo da igreja.


Cristo instituiu a igreja para os santos; evitando assim que eles vejam a si mesmos como mais sábios que Deus.


Faca parte de uma igreja, e seja membro do corpo de Cristo.


Que Ele nos abençoe!


Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

219 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page