top of page
Buscar

A Membresia Bíblica - Sermão de 07/04/2024

Atualizado: 7 de abr.





Pois assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros, e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Romanos 12.4,5


Introdução


Um dos problemas mais evidentes de nossa geração é a destruição do tecido social. Essa expressão se refere à estrutura e à dinâmica das relações sociais que existem dentro de uma comunidade, sociedade ou grupo.


É a rede de interações, conexões e normas compartilhadas que une os membros de uma sociedade e influencia seu comportamento, identidade e valores.


Todos nós sonhamos com a construção de uma sociedade onde exista unidade de propósito, amor e mútua cooperação.


Essa utopia, tão sonhada por políticos de todos os espectros, já é uma realidade desde que Deus invadiu nosso mundo e, na pessoa de Jesus, iniciou seu plano mais audacioso: a formação do Corpo de Cristo.


A partir desse domingo, dedicaremos um tempo para refletirmos a respeito da visão bíblica de membresia cristã. Entender o modo como Deus planejou a igreja nos dará condições de reformarmos a nossa prática local e, quem sabe, sermos uma inspiração para outras comunidades mergulharem nesse que é o plano que materializa todo o propósito divino para a humanidade.


É através da Igreja que as barreiras são quebradas e as diferenças são deixadas de lado a fim de se instituir uma nova humanidade!


Na reflexão de hoje, quero analisar a doutrina bíblica da membresia cristã e apontar os diversos desafios que temos para exercer uma membresia bíblica e transformadora.






por que precisamos falar sobre membresia cristã?



Para muitos irmãos, membresia cristã significa "ser membro de uma igreja". Para os tais, a membresia limita-se a fazer parte do cadastro administrativo de uma igreja local. É a forma que encontram de não serem considerados "desigrejados".


Essa percepção desidratada de membresia transformou muitas igrejas em meros locais de entretenimento religioso. As pessoas se reúnem ali semanalmente (quinzenalmente, ou mensalmente) para ouvir um bom sermão, boa música e para sairem bonitas na foto.


É comum nesse contexto as pessoas tratarem o próprio culto como um entretenimento religioso ou um serviço a ser consumido: gostei da palavra pregada... não gostei muito dos louvores... não achei legal a coleta financeira... achei que o pastor é meio chato.


É como se a igreja devesse existir para agradar seus clientes e garantir a contribuição financeira no final do mês.


Essa visão distorcida não representa o ideal bíblico de membresia. Vamos falar um pouco sobre isso.



A REALIDADE BÍBLICA DA MEMBRESIA CRISTÃ



Quando Cristo desceu do céu e veio a nós, Ele o fez em obediência ao propósito do Pai de resgatar aqueles que foram predestinados à salvação.


Sua morte e ressurreição inauguram uma nova era escatológica, onde homens e mulheres recebem a vida eterna e se tornam membros do Corpo de Cristo.


Não disse isso por si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus morreria pela nação inteira. E não apenas por aquela nação, mas para reunir em um só corpo todos os filhos de Deus espalhados ao redor do mundo. João 11.51,52


Somos cristãos porque Cristo morreu por nós, ressuscitou e vive através de nós. Em sua morte, Ele atraiu para si o povo de Deus e formou um novo tipo humanidade, a Igreja, onde já não existem barreiras ou divisões, porque Cristo é tudo em todos!



Pois todos vocês são filhos de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus. E agora que pertencem a Cristo, são verdadeiros filhos de Abraão, herdeiros dele segundo a promessa de Deus. Gálatas 3.26-29


Dessa forma, a Igreja é o Corpo de Cristo, a misteriosa comunhão espiritual que une todos aqueles que já passaram pela cruz de Nosso Senhor e abraçaram a doutrina do evangelho.


Sendo assim, tanto individualmente, como discípulos, ou coletivamente, como igrejas locais, somos a presença de Cristo no mundo, a continuidade real de Sua missão transformadora.



Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte. Efésios 1.22,23


Como as Escrituras identificam a totalidade dos crentes como "corpo de Cristo", e um corpo é composto por muitos membros, entendemos que a nossa diversidade é a forma pela qual Deus determinou que esse corpo funcione, com cada membro desempenhando papéis específicos a fim de glorificar o Senhor e fazer a igreja organicamente funcionar.


Diferente do modelo evangélico, que assemelha-se a uma linha de montagem que tenta padronizar os seus membros, as Escrituras ressaltam e valorizam a nossa diversidade e individualidade. Tendo a fé comum no evangelho como nosso elemento unificador, percebemos que somos pessoas radicalmente diferentes, que foram atraídas por Deus à mesma cruz, para servirmos ao mesmo Senhor e sermos batizadas pelo mesmo Espírito.


É essa beleza, que rompe barreiras, que torna a igreja um organismo tão singular.


O corpo humano tem muitas partes, mas elas formam um só corpo. O mesmo acontece com relação a Cristo. Alguns de nós são judeus, alguns são gentios, alguns são escravos e alguns são livres, mas todos nós fomos batizados em um só corpo pelo único Espírito, e todos recebemos o privilégio de beber do mesmo Espírito. 1 Coríntios 12.12,13

OS PILARES DA MEMBRESIA CRISTÃ



A experiência da membresia cristã não deve ser um programa de uma igreja local, mas a sua própria razão de existir. Recordo-me há alguns anos, quando meditava nas Escrituras e pensava no tipo de igreja seria a IPR, o tema de membresia sempre estava vivo em minha mente.


Eu sempre acreditei que os pequenos grupos de comunhão eram necessários para fortalecermos o vínculo entre os membros. O próprio Espírito nos deu as refeições em comum como uma forma de vivermos essa experiência, e esse ato é uma marca solene de nossa aliança local. Deus preza pela membresia!


A Bíblia nos apresenta os pilares que sustentam a realidade da membresia cristã. Essas são as bases que mantém essa experiência viva na comunidade, potencializando nossa existência e nossas possibilidades de crescermos juntos para Deus. São elas:



Comunhão e participação ativa na igreja

Não existe membresia bíblica desconectada da comunhão com a igreja local. Nós precisamos conviver, participar e partilhar com outros irmãos na fé para experimentarmos o poder da salvação em toda a sua plenitude.


"E consideremo-nos uns aos outros, para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." Hebreus 10:24-25


SERVIÇO E MINISTÉRIO MÚTUO

Assim como o corpo precisa que cada um dos seus membros funcione para o bem-estar de todo o organismo, cada membro da igreja local deve estar servindo a igreja para que ela vá bem. Um membro que não se envolve com a sua igreja local acaba por adoecer e adoecê-la.


"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." 1 Pedro 4:10


contribuição financeira para obra do senhor

A Igreja precisa de recursos para existir. É um mandamento divino que os crentes disponibilizem seus recursos para a igreja cumprir seus compromissos, executar sua missão e servir as pessoas. Não é justo em uma comunidade cristã que apenas alguns membros disponibilizem seus recursos enquanto outros fecham a mão. Todos devem fazer parte daquilo que Cristo está fazendo através de igrejas locais.


"Cada um contribua conforme tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama quem dá com alegria." 2 Coríntios 9:7


PARTICIPAÇÃO NA ADORAÇÃO E NO ENSINO DA PALAVRA

A tarefa de ensinar / aconselhar não é prerrogativa exclusiva do ministério, é dever de cada membro do corpo de Cristo, assim como a tarefa de prestar culto a Deus não é prerrogativa do grupo de louvor, mas de cada membro individualmente. Quem não "participa" não é, biblicamente, um membro do corpo.


"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações." Colossenses 3:16


testemunho e evangelização

A evangelização nada mais é do que convidar outras pessoas para se tornarem membros do corpo de Cristo. Eu preciso ser membro para ganhar outros membros. Eu preciso ser discípulo para formar novos discípulos. O meu comprometimento com Cristo e com a doutrina devem ser tais a ponto de não comprometer o poder de minha igreja local na tarefa de testemunhar do evangelho.


"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos." Mateus 28:19-20


CRESCIMENTO EM CRISTO JESUS

O objetivo da salvação é a santificação. E Deus planejou que a santificação seja uma experiência de membresia. Se uma parte do corpo crescer sem que as outras acompanhem, o corpo vai ficar desfigurado. Por isso, o plano de Deus é que cresçamos juntos como corpo. Eu não devo apenas "crescer em Cristo", mas estimular cada irmão na fé a crescer também.


 "Mas cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém."  2 Pedro 3:18

O IMPACTO DE UMA MEMBRESIA CRISTÃ ATIVA E TRANsFORMADORA



Quando penso no poder de uma comunhão cristã bem ajustada, meu coração ferve de alegria. Contudo, me entristeço diversas vezes por perceber as inúmeras oportunidades que perdemos quando não agimos como 'um corpo bem ajustado'.


Listei abaixo algumas das bençãos que colheríamos se vivêssemos com intensidade os ideais bíblicos da membresia cristã.


  • A superação da solidão. Milhões de pessoas no mundo afirmam sentir a dor da solidão (inclusive cristãs). Se mergulhássemos profundamente nos ideais bíblicos de membresia, ninguém se sentiria só em nossas comunidades.

  • A superação de doenças emocionais. Milhões de pessoas no mundo sofrem de doenças emocionais e muitas delas acontecem pela ausência de comunhão e de sentimento de pertencimento. A Igreja, como ambiente comunitário que gera conexões sociais e espirituais pode ser uma importante ferramenta de superação para os males emocionais.

  • A superação do sofrimento. Até que Cristo restaure todas as coisas, permanecemos vivendo em um mundo não ideal e amaldiçoado pelo pecado. A ação de uma igreja que vive profundamente a membresia minimiza o sofrimento das pessoas, através de ministérios de socorro e misericórdia. Membros que sofrem são abordados, cuidados e encorajados e pessoas não cristãs são beneficiadas pela ação social piedosa.

  • A superação da desigualdade. Quando a Igreja vive profundamente a comunhão cristã, ela cria inúmeras oportunidades para que as desigualdades sejam superadas. Membros são apoiados em situações de desemprego a fim de obterem recolocação profissional e não membros são apoiados para sua inclusão social e profissional.

  • A multiplicação dos salvos. Se uma igreja vive profundamente a membresia cristã, ela é comprometida com todo o conselho da palavra de Deus e com Sua missão. Dessa forma, torna-se natural o seu crescimento, porque seus membros serão alegres e testemunharão tanto do amor de Cristo quanto do amor da Sua igreja, atraindo pessoas a fé para que conheçam o evangelho da salvação.

  • A multiplicação das oportunidades de serviço. Eu sofro muito por não ter um ministério local dedicado a melhor idade aqui na IPR. Sonho em iniciar um projeto social para tirar os adolescentes do bairro da ociosidade e do risco social, plantando o evangelho em seus corações. Por que não conseguimos? Porque faltam membros comprometidos. Deus deseja fazer mais através da igreja, mas Ele nada fará enquanto formos egoístas e autocentrados. Será que podemos fixar nossos olhos em Jesus, amar e se importar com o próximo e revolucionarmos as fileiras de nossa comunidade?



Deus está nos chamando para algo novo!



CONCLUSÃO


Jonathan Edwards afirmou o seguinte: "A verdadeira membresia na igreja não é apenas um privilégio, mas também uma responsabilidade sagrada."


A sequidão espiritual experimentada por muitos cristãos é resultado de ausência de membresia. Quando um membro do corpo é amputado, ele vai necrosar. Isso tem acontecido com muitos cristãos. Eles paulatinamente se afastam da comunhão e vão morrendo aos poucos, sem perceberem.


Deus ordena que cada um de nós seja um membro ativo da comunidade. É desse modo que Ele cumpre Seus propósitos no mundo e é dessa forma que vivemos a vida plena que Ele planejou para o seu povo.


"E, se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; e, se um deles é honrado, todos os outros se alegram com ele." 1 Coríntios 12.26

Aos amigos que nos visitam, Deus prometeu salvar o Seu povo dos seus pecados e lhes dar um lugar ao lado dEle no céu. Cristo é o cabeça da Igreja. Se você quiser experimentar a alegria da salvação e ter os seus pecados perdoados, você precisa fazer parte da Igreja de Jesus.


Não há salvação fora de Cristo e não há salvação fora do Corpo de Cristo.


Aos irmãos na fé, conclamo a vocês que vençam a frieza espiritual que os afasta de Deus e do povo de Deus. Não existe cristianismo bíblico sem envolvimento com a comunidade. Só viveremos a plenitude da fé se estivermos unidos a Cristo e unidos uns aos outros. É desse modo que desfrutamos integralmente dos benefícios da salvação.


"Portanto, se há algum estímulo em Cristo, se há alguma consolação de amor, se há alguma comunhão do Espírito, se há algum carinho e compaixão, completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude." Filipenses 2:1-2

Que a Igreja seja a resposta de Deus à um mundo desunido e fragmentado!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

60 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page