top of page
Buscar

A Liderança do Espírito na comunidade - Sermão de 16/06/2024

Atualizado: 16 de jun.





Entre os profetas e mestres da igreja de Antioquia da Síria estavam Barnabé e Simeão, chamado Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que tinha sido criado com o rei Herodes Antipas, e Saulo. Certo dia, enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separem Barnabé e Saulo para realizarem o trabalho para o qual os chamei”. Então, depois de mais jejuns e orações, impuseram as mãos sobre eles e os enviaram em sua missão. Atos 13.1-3


Introdução


Como aprendemos nas duas reflexões anteriores dessa série, compreender melhor a Pessoa do Espírito Santo é fundamental para vivermos a vida comunitária da Igreja e cumprirmos a missão que nos foi deixada até o retorno de Jesus Cristo.


Hoje, o meu desejo é identificar no Novo Testamento o modo pelo qual o Espírito Santo governava e liderava as igrejas locais e verificar se tal modelo é aplicável em uma comunidade cristã hodierna.


Para tanto, precisamos evitar dois extremos:


O primeiro, assumir a premissa absoluta de que uma igreja local deve ser minuciosamente governada por estímulos espirituais que aludam que, de alguma forma, o Espírito esteja guiando cada detalhe e cada decisão, numa tentativa infantil de "espiritualizarmos" tudo, deixando de lado nossa capacidade de discernimento, reflexão e de decisão baseados nos princípios que a Bíblia Sagrada nos oferece para liderarmos a Igreja. Isso seria na melhor das hipóteses um misticismo presunçoso e muito preguiçoso.


O segundo, partindo da premissa de que as Escrituras são suficientes (e creio pessoalmente que são), ignorarmos o ministério do Espírito que é descrito na própria Bíblia e que deveria ser experimentado de alguma forma no cotidiano da igreja.


Que e o Espírito me ajude nessa missão!






O ESPÍRITO E AS ESCRITURAS



Quando imaginamos o que seria uma Igreja conduzida pelo Espírito, talvez a imagem que a gente teria seria a de uma comunidade com uma quantidade significativa de membros repletos de dons carismáticos, que pudessem, de alguma forma, trazer respostas e direções para qualquer dúvida que surgisse ou problema a ser resolvido.


O quadro parece ser bonito, mas Deus sabe o risco que corremos quando damos ouvidos, indiscriminadamente, a pessoas que afirmam falar "em nome de Deus". Por isso, para nos poupar do perigo de sermos tirados para fora do caminho reto, Ele nos deixou, pelo Espírito Santo, uma revelação escrita que pode ser lida, estudada e consultada.


Estou falando das Sagradas Escrituras.


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra." 2 Timóteo 3.16,17

Como podemos ler, Deus nos deixou a Bíblia Sagrada para nos tornarmos "aptos e plenamente preparados para toda boa obra". O sentido do texto é o seguinte: "se obedecermos fielmente o que a Bíblia ensina, teremos acesso a tudo o que precisamos para crescermos em Cristo e glorificarmos a Deus".


Esse método de Deus nos preserva do risco da coerção religiosa, da idolatria por homens, do sequestro de nossa liberdade de pensar e tomar decisões maduras à luz do que já aprendemos do Senhor na Bíblia Sagrada.


Lembrem-se sempre, Jesus morreu para tirar nossos pecados, não a nossa inteligência.


Por isso, entendemos que o Espírito lidera a comunidade cristã através da leitura, estudo e aplicação da Palavra de Deus na vida dos seus membros.


A Igreja guiada pelo Espírito é aquela que está em busca de obedecer "todo o conselho de Deus" registrado na Bíblia.


Quanto mais fiéis formos à mensagem das Escrituras, mais conduzidos pelo Espírito estaremos sendo!


Por isso, declaro hoje que, se alguém se perder, não será por minha culpa, pois não deixei de anunciar tudo que Deus quer que vocês saibam. Atos 20.26,27


AS ESCRITURAS E O ESPÍRITO



Uma vez que reconhecemos que o Espírito lidera à comunidade cristã através da proclamação e obediência às Escrituras, é importante lermos o que as Escrituras tem a nos dizer sobre a Pessoa e o ministério do Espírito na igreja.


Devemos ser radicalmente bíblicos sem nos tornarmos "bibliólatras".


Ao lermos o Novo Testamento, percebemos com muita clareza que a Igreja do primeiro século mergulhou na efusão pentecostal, gozando de uma experiência viva com a presença de Deus pelo ministério do Espírito nas igrejas locais.


É razoável acreditarmos que esse trabalho glorioso do Deus Espírito pode ser experimentado na Igreja hodierna, sendo as Escrituras o crivo que valida e norteia tais experiências. Vejamos alguns textos bíblicos que parecem sugerir como essa dinâmica funciona.


O Espírito nos auxilia na compreensão das Sagradas Escrituras

"Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais." 1 Co 2.12,13

É pelo Espírito que entendemos o que Deus nos deu gratuitamente (a salvação, as bençãos espirituais, a sabedoria espiritual e iluminação). Como foi o Espírito que nos outorgou "as palavras ensinadas por Ele" (a Bíblia), devemos contar com a sua ajuda para ler, interpretá-las e aplicá-las à comunidade cristã. Essa verdade bíblica nos garante que sempre haverá um testemunho fiel das Escrituras em igrejas que se submetem à estudá-las e interpretá-las



O Espírito REVELA À COMUNIDADE A SUA IDENTIDADE COMO FILHOS DE DEUS

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus." Romanos 8.14-16

A comunidade cristã é a família de Deus, composta por pecadores que foram perdoados pelo Senhor e adotados em Sua família. Essa revelação dada pelo evangelho, de que nos tornamos filhos de Deus, é uma gloriosa obra do Espírito que vai nos conformando à vontade de Deus.


Uma igreja cheia do Espírito celebrará a vitória da cruz que transforma maltrapilhos pecadores em filhos herdeiros. Uma Igreja onde existe o ministério do Espírito levará seus membros a abraçarem essa identidade para viverem vidas radiosas de santidade e transformação.


Como saber se já sou um filho de Deus? Todo aquele que tem fé no evangelho e recebeu Jesus como Senhor e Salvador já participa dessa promessa, independente do que sinta a respeito disso.


Não vivemos do que sentimos, mas do que cremos.


Mas há pelo menos dois sinais interiores que autenticam nossa filiação:


  • O testemunho interior do Espírito (vv.16)

  • E a indisposição contínua com o pecado (1 Jo 3.9)




O Espírito CONSTRÓI A UNIDADE DA IGREJA

"Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só." Ef 4.3,4

Assim como o Espírito forma o povo de Deus, batizando os salvos no corpo de Cristo (1 Co 12.14), Ele também opera para conservar a unidade da igreja. Uma igreja conduzida pelo Espírito verá um esforço significativo dos seus membros em construir relações fortes e duradouras uns com os outros.


Quando há uma legítima operação do Espírito na Igreja, os sentimentos facciosos vão sendo paulatinamente substituídos por um amor sincero pelos irmãos. Em uma igreja cheia do Espírito, não pode haver espaço para inveja, fofocas e conluios.


Judas demonstra que quando não há a ação do Espírito em um coração, os sentimentos facciosos começam a surgir. Reuniões secretas, conversas de bastidores, tentativas carnais de angariar autoridade sem vocação espiritual. É o triste retrato que vemos em muitos ambientes eclesiásticos.

"Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito." Jd 1.19


O Espírito CONSTRÓI A SANTIDADE DA IGREJA

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei." Gl 5.22,23

A santidade cristã, na prática, é o quanto um crente ou uma igreja tornam-se parecidos com o Senhor Jesus. Santidade não está relacionada a costumes humanos ou doutrinas de homens, mas ao aprofundar de nossa relação com Deus mediante o sacrifício de Jesus!


Santidade envolve tanto o cultivo de uma vida interior piedosa quanto atitudes exteriores agradáveis a Deus. Uma das formas de avaliarmos esse processo contínuo em nossa vida é pelo desenvolvimento do fruto do Espírito.


O fruto do Espírito é o resultado de nossa união com o Espírito mediante a salvação. Todo salvo em Cristo terá esse fruto em sua vida em alguma medida. Em uma igreja conduzida pelo Espírito, essa frutificação será perceptível na vida dos membros, com transformações recorrentes e cada vez mais profundas.


Obviamente, cada cristão frutificará de forma diferente e em tempos diferentes, mas todos estão paulatinamente amadurecendo e crescendo em Cristo, para a glória de Deus.



O Espírito DESPERTA VOCAÇÕES E MINISTÉRIOS DENTRO DA IGREJA

"Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: 'Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.' Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram. Enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre." Atos 13.2-4

Em uma igreja liderada pelo Espírito, haverá despertamento espiritual para que novos ministérios e vocações surjam para aprimorar a igreja no cumprimento de Sua missão. Essa obra pode acontecer de várias formas entre seus membros: um desejo de suprir áreas da igreja que estejam deficitárias, o desejo pela vida vocacional, o engajamento em ministérios já constituídos da igreja e, em casos pontuais e muito particulares, através da dinâmica dos dons carismáticos confirmando chamados específicos.


Um aspecto notável desse texto é que Paulo e Barnabé foram, de fato, enviados pela igreja local a qual pertenciam (vv.3), mas a Escritura frisa que eles foram "enviados pelo Espírito" (vv.4).


A igreja local é o meio através do qual o Espírito Santo age, orienta e envia os crentes.


Portanto, o individualismo hodierno, que desconsidera o papel vital da igreja local na vida cristã, é incompatível com a visão bíblica de membresia.


O Espírito Santo opera dentro do contexto comunitário da igreja, e a vida cristã plena e saudável envolve um compromisso profundo com a comunidade local de fé.



O Espírito RENOVA A DEVOÇÃO E ESPIRITUALIDADE DA IGREJA

"Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-se uns aos outros por temor a Cristo." Ef 5.18-21

Quando uma igreja é liderada pelo Espírito, sua experiência devocional é dinâmica e transformadora. Seus encontros de adoração são marcados por orações alegres e confiantes, seus louvores são repletos de fervor e de gratidão a Deus, o ministério de edificação dos crentes é real e contínuo, pela manifestação de dons carismáticos que fluem naturalmente pela comunidade.


A pregação da Palavra é feita com poder, anunciando o evangelho pleno e constrangendo os corações a uma devoção cada vez mais profunda ao Senhor e alertando os pecadores do perigo de ignorarem a mensagem da cruz de Jesus Cristo!


Nenhum cristão deve ficar indiferente à aridez que pode tomar conta de igrejas quando as mesmas ignoram as Escrituras e o ministério contínuo do Espírito. Devemos dobrar nossos joelhos e orar, e pedir para que novos enchimentos de poder tirem as cinzas de religiosidade de nosso meio e nos façam florescer em meio ao deserto!



CONCLUSÃO



Como vimos, a liderança do Espírito em uma comunidade cristã é perceptível, primeiramente, no compromisso dessa igreja com as Escrituras, inclusive, crendo e aceitando uma ação dinâmica dEle no cotidiano da comunidade.


É digno de nota apontarmos que uma igreja liderada pelo Espírito sempre glorificará Jesus Cristo, proclamando com poder o evangelho da graça em cada uma de suas reuniões!


Quando vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade. Não falará por si mesmo, mas lhes dirá o que ouviu e lhes anunciará o que ainda está para acontecer. Ele me glorificará porque lhes contará tudo que receber de mim. Tudo que pertence ao Pai é meu; por isso eu disse: ‘O Espírito lhes contará tudo que receber de mim’.” Jo 16.13-15

Por isso, em uma Igreja liderada pelo Espírito:


  • É pregado o evangelho da graça!

  • Jesus é anunciado como Senhor e Salvador!

  • Pecadores são chamados ao arrependimento!

  • Fala-se do céu e do inferno!

  • Há estímulos recorrentes à santificação!

  • Pessoas experimentam o novo nascimento!

  • Há renovação espiritual constante!


Hoje, o Senhor nos reuniu aqui, através do Seu Espírito, para despertar nossa consciência sobre a urgência de nossa decisão por Jesus.


Muitas decisões que tomamos podem comprometer dias, semanas ou anos de nossas vidas. Mas a posição que assumimos diante da cruz de Jesus Cristo decidirá onde passaremos a eternidade!


A cruz de Jesus tem esse incrível poder: ela não aceita a possibilidade de indiferença.


Não podemos ficar indiferentes a um Deus pregado na cruz e sangrando por nossa salvação. Ou aceitamos essa mensagem, ou rejeitamos eternamente esse Deus que deseja nos salvar!


O Espírito, que chama eficazmente pecadores, te convida nessa manhã a tomar uma posição de vida eterna!


Aceite a oferta de Cristo na cruz!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page