top of page
Buscar

A IGREJA E O PESO DA OMISSÃO - Sermão de 22/09/2024



Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado. Tiago 4.17

INTRODUÇÃO


Uma das marcas da sociedade moderna é a crescente dificuldade em abraçar a responsabilidade pessoal como uma missão.


Atuando como profissional autônomo e convivendo com diversos setores – desde lojistas e organizações da sociedade civil até profissionais liberais – uma queixa é constante: está cada vez mais difícil encontrar pessoas dispostas a trabalhar com comprometimento.


Vivemos em tempos de grande instabilidade e flexibilização moral como nunca antes.


Contudo, essa crise não é exclusiva da sociedade; ela também afeta a igreja.


Hoje, quero refletir com vocês sobre a importância de assumirmos a responsabilidade pessoal como um princípio fundamental de vida, e, ao mesmo tempo, demonstrar o alto preço que nós e as futuras gerações pagaremos pela nossa omissão espiritual e moral.



DEFININDO RESPONSABILIDADE PESSOAL



A responsabilidade pessoal pode ser definida como a capacidade e o compromisso de cada indivíduo de assumir e responder pelas próprias ações, decisões e consequências, tanto no âmbito moral quanto prático. Tendo sido criados à imagem de Deus, fomos dotados da capacidade de sermos responsáveis com nossas vidas e decisões.


"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; [...] E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gn 1.26,17.

Isso envolve a disposição de cumprir deveres e obrigações, resolver problemas, reconhecer erros e agir com integridade, sem transferir a culpa ou a responsabilidade para outras pessoas.


Assim, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14.12

Em nosso contexto cristão, responsabilidade pessoal também está associada ao chamado de Deus para cada indivíduo, refletindo uma vida de obediência à vontade divina, dedicação à missão da igreja e cuidado com o próximo, sabendo que seremos prestados contas a Deus pelas nossas escolhas e atitudes.


Uma vez que fomos salvos da condenação pela fé em Jesus, fomos revestidos do novo homem (nossa nova natureza em Cristo), para vivermos uma vida de constante santificação, onde vamos nos conformando à vontade de Nosso Pai Celestial dia após dia.


"E vos revestistes do novo homem, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou." Cl 3.10.

Isso deve nos conduzir, naturalmente, a vivermos uma vida para a glória de Deus. Nenhum ser humano estará dentro do Reino de Deus se não estiver, hoje, fazendo a seguinte pergunta: "estou vivendo para glória de Deus"?


Portanto, seja comendo, seja bebendo, seja fazendo qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 1 Co 10.31

A responsabilidade pessoal é um valor basilar da Igreja Pentecostal Reformada. Formamos nossos discípulos para a maturidade espiritual e para a emancipação de suas consciências em Cristo.


Se você é membro da IPR, sabe que a todo momento, confiamos que nossos irmãos estão fazendo o seu melhor para glorificar a Deus e sempre os instigamos a melhorar quando observamos algum procedimento não compatível com a fé que recebemos.



RESPONSABILIDADE PESSOAL e Integridade



A responsabilidade pessoal está profundamente ligada à integridade, pois ambas envolvem um compromisso com a verdade e a retidão em todas as áreas da vida.


"Quem anda em integridade anda seguro, mas quem segue por caminhos tortuosos será descoberto." Pv 10.19

Quando uma pessoa assume a responsabilidade por suas ações, ela demonstra caráter, aceitando as consequências de suas escolhas e buscando agir de maneira ética, mesmo quando ninguém está observando.


"Melhor é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso nos seus caminhos, ainda que seja rico." Pv 28.6

A integridade é a base da responsabilidade, pois sem um senso de honestidade e justiça, não há verdadeiro compromisso com as obrigações. A integridade oferece o alicerce sólido que deixaremos para nossos filhos e para as próximas gerações,


"O justo anda na sua integridade; felizes são os filhos dele depois dele." Pv 20.7

Assim, viver com responsabilidade pessoal significa viver com integridade, honrando a Deus e ao próximo ao fazer o que é certo, independentemente das circunstâncias ou do custo pessoal.


"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e o que é que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus?" Mq 6.8


"A omissão: a triste doença que aflige aqueles que não vivem com integridade."




Como mencionei na introdução do sermão, a crise de responsabilidade pessoal não é um assunto "de fora", mas que pode ser observado, inclusive entre nós, que professamos a fé em Jesus.


A ética cristã nos conclama a sermos íntegros e responsáveis, expressando com isso a glória da salvação que recebemos.


Nenhum cristão será salvo pela sua integridade: somos salvos pelo sacrifício perfeito de Cristo e o seu sangue vertido na cruz.


Mas aqueles que passaram pela cruz passam a abraçar a integridade como missão, a fim de honrar o Salvador.


"Por isso, amados, esperando estas coisas, procurai com diligência ser encontrados por ele imaculados, irrepreensíveis em paz." 2 Pe 3.14

Quando não assumimos um compromisso integral com a ética cristã, a doença da omissão se apoderará de nós e contaminará a igreja. A falta de responsabilidade pessoal (que chamarei aqui de omissão) tem sintomas perceptíveis. São eles:


  • Mentira e desonestidade: A pessoa frequentemente mente, omite a verdade ou distorce os fatos para se beneficiar ou evitar consequências. Pv 12.22

  • Falta de transparência: Esconder informações importantes ou ser evasivo, dificultando a confiança nas relações pessoais e profissionais. Lc 8.17

  • Orgulho e autossuficiência: Recusar-se a reconhecer falhas ou a necessidade de correção, agindo como se estivesse sempre certo. Pv 16.18

  • Relativismo moral: Justificar ações erradas com base em circunstâncias, interesses pessoais ou conveniências, ao invés de seguir princípios sólidos e inegociáveis. Rm 2.6

  • Transferência de responsabilidade: Evitar assumir a culpa por erros, transferindo a responsabilidade para os outros ou negando envolvimento. Gn 3.12


AS CONSEQUÊNCIAS DA OMISSÃO


Infelizmente, muitos cristãos individualmente e, em consequência, suas igrejas locais, sofrem as terríveis consequências da omissão. Ela é um peso que é dificil de ser suportado.


Quando os crentes em Cristo, que foram salvos para viverem a ética do Reino de Deus, preferem seguir seus próprios corações enganosos ao invés da Palavra de Deus, as consequências serão visíveis.



  • Falta de crescimento em Cristo (eterno sentimento de quarta-série);

    Quanto a isso, temos muito o que dizer, coisas difíceis de entender, porque vocês se tornaram negligentes para ouvir. Pois, embora a esta altura já devessem ser mestres, precisam de alguém que ensine a vocês novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança e não tem experiência no ensino da justiça. No entanto, o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, se tornaram aptos para discernir tanto o bem quanto o mal. Hebreus 5.11-14

  • Sentimento de culpa e afastamento de Deus; Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, somente contra ti, pequei e fiz o que era mau aos teus olhos,

    de modo que justa é a tua sentença e irrepreensível é o teu julgamento. Salmo 51.3,4


  • Falta de alegria espiritual; Devolve‑me a alegria da tua salvação e sustenta‑me com um espírito pronto a obedecer. Salmo 51.12

  • Dano Pessoal, à comunidade e todo o entorno; "Os israelitas, porém, foram infiéis em relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, apoderou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel." Js 7.1



Queridos, é já a última hora! Mais do que nunca, o Senhor espera encontrar cada um de nós vivendo uma vida radiante em Sua presença! A falta de responsabilidade roubará tudo de você!


Ser responsável e compromissado é pesado. Mas muito mais será ver a sua vida despencar diante dos seus próprios olhos!


No entanto, quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como o insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa. Ela caiu, e foi grande a sua queda. Mt 7.26,27


CONCLUSÃO


Queridos, é já a última hora! Mais do que nunca, o Senhor espera encontrar cada um de nós vivendo uma vida radiante em Sua presença! Devemos ser achados fiéis diante daquele a quem haveremos de prestar contas!


"Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.", 1 Coríntios 4:2

Abrace a responsabilidade pessoal como princípio de vida!

Seja íntegro!

Vença a doença da omissão!


Quantas oportunidades você tem perdido por estar com os braços cruzados? Quantas pessoas deixaram ser alcançadas pelo evangelho porque você tem largado o arado e deixado de lado sua missão?


A Bíblia fala de um esfriamento do amor nos últimos dias... mas nós não podemos simplesmente assumir a inevitabilidade dos fatos como uma desculpa para não nos comprometermos integralmente com o evangelho de Jesus.


  • O amor vai se esfriar, mas não o nosso!

  • Famílais vão se dissolver, mas não as nossas!

  • A apostasia virá, mas nós viveremos o avivamento!

  • Muita gente vai deixar Jesus, mas nós continuaremos firmados nEle!

  • A fé ira desaparecer, mas a nossa será radiante como a luz da aurora!


Peça perdão a Deus pelo seu desleixo e se posicione! Canaã é logo ali!


Fixe sua mente na realidade do evangelho! Somos o que somos porque Cristo morreu por nós! Ele triunfou sobre todas as coisas na cruz e ressuscitou gloriosamente e está vivo!


Pelo poder da vida infinita de Nosso Senhor Jesus, viveremos todos os nossos dias para Ele! Até que Ele venha!


"E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança; porque a Cristo, o Senhor, servis." Colossenses 3:23-24

Que o Deus Triúno, pelo Seu Espírito, nos capacite para vivermos o extraordinário em Sua presença! A Ele a glória!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

4 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page