top of page
Buscar

A Herança dos Filhos - Sermão de 26/03/2023





E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17


Introdução


Esta é a última mensagem da série #Paternidade. Obviamente, três domingos não são suficientes para abordarmos a amplitude desse tema, mas espero de coração que vocês se sintam encorajado a continuar lendo as Escrituras para continuar aprendendo sobre esse tema tão maravilhoso.


Uma das colunas que sustentam a ética cristã é a propriedade privada. O mandamento 'não furtarás' presume que Deus determinou que homens e mulheres trabalhem para adquirir posses em vida e constituam seus próprios patrimônios.


Quando vivemos vidas equilibradas e nos esforçarmos, poderemos oferecer aos nossos filhos condições melhores do que aquelas que nós tivemos por nossos pais.


Minha dedicação ao trabalho com a finalidade de glorificar a Deus e o meu amor ao próximo (meus filhos) torna isso possível!


Faz parte do que significa 'ser cristão' garantir que nossos filhos tenham segurança e recursos para um começo de vida promissor e uma herança quando eu encerrar minha jornada na terra e partir para o encontro do Pai Celestial.


Assim como eu me preocupo com a herança que deixarei para meus filhos, Deus também reservou uma herança para nós!


Todos nós que participamos do plano de salvação aguardamos com esperança o dia em que tomaremos posse de nossa herança!


Deus tem promessas bíblicas para você!


É sobre isso que falaremos nessa manhã!






DEFININDO HERANÇa nas Escrituras Sagradas


O uso popular que fazemos da palavra 'herança' sempre está associado com bens materiais. As Escrituras não ignoram esse aspecto da perspectiva terrena da palavra, mas ela faz com que enxerguemos além desse limite simplório.


As Escrituras afirmam que por termos sido feitos "filhos de Deus", nos tornamos seus herdeiros. Essa herança não é resultado daquilo que fazemos, mas daquilo que Cristo fez por nós. Somos herdeiros "por Cristo".


Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Gálatas 4:7

Na Escritura, a 'herança' que Deus reservou para os seus filhos não se trata de bens e recursos terrenos (embora eles possam fazer parte do cuidado paternal de Deus a nosso respeito).


A nossa herança não é um bem material qualquer, é uma Pessoa!


Muitos dos homens piedosos registrados nas Escrituras nos fizeram enxergar esse enorme privilégio que o povo de Deus possui. Em diversas passagens bíblicas, Deus é referenciado como a herança do seu povo. Vejamos alguns exemplos:


O Senhor é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte. Salmos 16:5 (salmo de Davi)

Quem tenho eu no céu senão a ti? e na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração, e a minha herança para sempre. Salmos 73:25,26 (Asafe)

A teologia da prosperidade tenta incutir que o homem e a mulher de Deus devem receber em vida riquezas para desfrutarem dos prazeres que o mundo oferece.


É uma forma de religião diabólica, afinal, quem promete algo tão vil como riquezas é o diabo e não Deus.


Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mateus 4:8,9

Pela Providência, Deus promete suprir nossas necessidades! A nossa herança, contudo, é espiritual e diz respeito não a essa vida, mas à eternidade!


Riquezas e bens perecem. O que Deus nos promete é Eterno: Ele próprio!



A herança de Deus e a providência


O fato de termos Deus como a nossa herança é um desafio para confiarmos integralmente em Sua Providência.


Nós cremos que Deus conduz milimetricamente cada detalhe de nossas vidas. Isso contudo, não nos impede de passarmos por sofrimentos e aflições nesse lado da eternidade.


A Providência, contudo, nos garante que o Senhor está conduzindo seu plano e que momentos difíceis contribuem também para nosso crescimento espiritual e santificação.


E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28

Além disso, nem sempre é claro aos nossos olhos como Deus está conduzindo nossas vidas em meio aos temporais. Muitos irmãos se abatem ao pensar que sofrimentos, dores e mágoas estão fora do escopo do plano divino.


  • Os dias difíceis que você tem passado fazem parte do plano;

  • As portas fechadas fazem parte do plano;

  • As perguntas não respondidas também fazem parte do plano;

  • As limitações também fazem parte do plano;


Em cada situação conflitante que vivenciarmos, precisamos fixar nossos olhos com clareza em nossa herança: tudo pode passar, mas Deus permanecerá!


Nós somos capacitados por Deus a suportar a noite mais escura de nossas vidas porque sabemos quem vela pelo nosso sono e quem estará ao nosso lado se a morte chegar. A nossa esperança em Deus não se resume a essa vida! Deus é a herança e a porção dos seus filhos!


A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. Lamentações 3:24-26


A herança de Deus e a OBEDIÊNCIA


O maior estímulo do cristão à obediência é a sua filiação divina. Se Deus, como Pai, entregou Jesus por nós e nos adotou, nossa resposta amorosa é obedecê-lo de todo o coração.


Como filhos, fomos recebidos na casa do Pai! O próprio Deus se torna a nossa riqueza e herança espiritual. Agora, precisamos aprender a viver para a Sua glória! A Escritura reforça esse princípio demonstrando que a compreensão de que Deus é a porção do seu povo nos levará naturalmente ao desejo de obedecê-lo e honrá-lo!


O Senhor é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras. Salmos 119:57


COHERDEIROS COM CRISTO


Paulo afirmou que somos herdeiros de Deus e coherdeiros com Cristo (Rm 8.17). Como Cristo é o herdeiro de tudo (Hb 1.2), receberemos com Ele todas as coisas!


A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:2

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? Romanos 8:32

Talvez você esteja se perguntando: se sou herdeiro de Deus, porque preciso sofrer tanto? O fato de sermos unidos à Cristo em Sua morte faz com que experimentemos em vida afições e dores semelhantes as que o próprio Cristo sofreu! Se Deus não poupou o Seu Filho, devemos esperar passar por sofrimento também.


Contudo, é um sofrimento ressignificado.


O ímpio sofre pelos próprios pecados, o povo de Deus sofre por estar sendo preparado para receber a glória futura!


E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:17,18


Nós não somos desse mundo e a nossa união com Cristo nos coloca em rota de colisão contra todo o mal que existe aqui. Por isso, até que Cristo volte, precisaremos estar prontos para suportar a batalha da fé, sabendo que pela graça de Jesus nós já somos mais do que vencedores!


Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:35-37


CONCLUSÃO


Se somos filhos de Deus, participamos da presença eterna e gloriosa de nosso Pai Celestial. A nossa comunhão eterna com Ele é a nossa maior herança!


Quando me recordo das grandes perseguições sofridas pelos cristãos e a fé inabalável que eles tinham, entendo que o que lhes fortalecia era a certeza de que participariam da herança do Senhor!


Deus promete a seus filhos perdoados a sua futura glorificação, a ressurreição dentre os mortos.


Mas eu lhes revelarei um segredo maravilhoso: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados! Acontecerá num instante, num piscar de olhos, ao som da última trombeta. Pois, quando a última trombeta soar, aqueles que morreram ressuscitarão a fim de viver para sempre. E nós que estivermos vivos também seremos transformados. Pois nosso corpo mortal precisa ser transformado em corpo imortal. 1 Coríntios 15:51-53

Essa é a razão porque o povo de Deus batalha por sua pureza e santidade! Por isso suportamos as aflições e tempestades com coragem! É por isso que lutamos para manter a chama da fé acesa em nosso coração!


Nós aguardamos com esperança que Deus cumpra as Suas promessas e proporcione ao seus filhos uma herança incorruptivel.


Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, 1 Pedro 1:3,4

Se você deseja participar da herança dos filhos, você precisa fazer parte da família divina!


Legalmente, a herança que eu deixar é de propriedade de meus filhos.


Como aprendemos na mensagem anterior, todo pecador arrependido e convertido torna-se um filho de Deus perdoado!


E os filhos de Deus dão testemunho em vida de sua filiação! Eles sabem que sua salvação custou todo o sangue de Jesus Cristo! Sabem que são vitoriosos porque Cristo venceu, os perdoou e os resgatou! A vitória de Cristo tornou-se a sua própria vitória!


Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:11,12

O vitorioso herdará todas essas bênçãos, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Apocalipse 21:7

Aqueles que não são filhos, contudo, preferem o engano do pecado e a vida distante do Senhor! Eles brincam com Deus e com a santidade do Seu nome! Amam mais os prazeres do que o Senhor! Sua parte será no lago que arde com enxofre!


"Mas os covardes, os incrédulos, os corruptos, os assassinos, os sexualmente impuros, os que praticam feitiçaria, os adoradores de ídolos e todos os mentirosos estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte". Apocalipse 21:8

Que nessa manhã, o Espírito abra seus olhos espirituais para que você creia em Jesus Cristo e tome posse da herança que Deus reservou para os seus filhos amados!


Que Ele te abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

483 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page