top of page
Buscar

A EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS

Atualizado: 3 de jun.






MISSÃO DA IGREJA

A EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS


Esse mês, a nossa série de reflexões tem sido “a missão da igreja”, na semana passada aprendemos sobre a adoração ao Deus verdadeiro e vimos que a adoração a Deus é o combustível da missão e que a missão é o resultado da adoração.


Hoje nos dedicaremos a falar sobre um dos aspectos mais importantes da missão da igreja, que é “a evangelização dos povos”. Normalmente dentro das igrejas ao mencionar a palavra missão o que logo vem as nossas mentes são os missionários que estão mundo afora, levando a mensagem do evangelho a lugares distantes, de difícil acesso, pessoas de diferentes crenças, a países e/ou pessoas que perseguem cristãos.


No entanto, essa missão não é somente desses corajosos missionários que deixam muitas das vezes suas famílias, bens, amigos e vão ao campo enfrentando dificuldades, perseguições, e até risco de morte pra levar as boas novas de salvação. Essa missão é de toda a igreja! De todos aqueles que professam a fé em Jesus Cristo


Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".   Mateus 28.18-20

A GRANDE COMISSÃO  


Mateus finaliza a escrita de seu evangelho de uma maneira extraordinária, com as palavras do nosso mestre Jesus, deixando para os apóstolos e para toda a igreja a sua grande comissão, porém, antes de entrarmos nos detalhes dessa grande comissão, vamos nos atentar a uma frase que Jesus nos disse antes de nos incumbir a tão nobre missão


“Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra”. Essa frase tem uma importância gigantesca nessa comissão, vamos entender um pouco do real significado dessa frase.

No inicio de evangelho de Mateus tem a afirmação de que Jesus era da linhagem real de Davi, que registrou que a criança foi reconhecida como “Rei dos judeus” pelos magos vindo do oriente.


Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Mateus 2.1,2

E também foi crucificado como “Rei dos Judeus”


Pilatos mandou preparar uma placa e pregá-la na cruz, com a seguinte inscrição: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.  João 19.19

O apostolo João em sua visão apocalíptica também deixa relatado o seguinte:


Vi o céu aberto e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. Está vestido com um manto tingido de sangue, e o seu nome é Palavra de Deus. Os exércitos do céu o seguiam, vestidos de linho fino, branco e puro, e montados em cavalos brancos. De sua boca sai uma espada afiada, com a qual ferirá as nações. "Ele as governará com cetro de ferro". Ele pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus todo-poderoso. Em seu manto e em sua coxa está escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Apocalipse 19.11-16

O que podemos ver com tudo isso? Queremos destacar a competência do comissionador. Jesus com essa frase afirma a sua onipotência e soberania universal, Ele é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, Jesus tem toda a autoridade, o termo grego usado para autoridade é exousia e refere-se ao poder e à jurisdição absolutos, ou seja, nada está fora do controle soberano do Cristo ressurreto.


Essa declaração nos mostra que quem dá a ordem tem autoridade e competência para fazer isso. Havia autoridade nos seus ensinamentos, Ele exerceu autoridade para curar, e ate mesmo para perdoar pecados. Ele tem toda a autoridade e poder.


Após essa declaração Jesus deixa a sua grande comissão, note que ‘grande comissão’ não é ‘grande sugestão’. Trata-se de uma ordem expressa do Rei dos reis, que possui toda a autoridade no céu e na terra.


Qualquer ordem dada pela autoridade máxima do universo exige atenção e respeito total. Portanto, ao proferir a ordem, Jesus quer ser obedecido de forma clara, completa e urgente.


IDE


Agora que entendemos com ou pouco mais de clareza quem é a Pessoa que nos deu essa grandiosa ordem, vamos nos debruçar um pouco sobre a grande comissão. Cristo antes da sua ascensão ao céu comissionou um grupo de pessoas num dos montes da galileia com as seguintes palavras “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações”.


Esse grupo de pessoas, não tinham muito dinheiro, não tinham um exercito e muito menos um estado governamental e receberam a missão de “conquistar o mundo”. Esse é o maior empreendimento que os seres humanos foram chamados a executar, e nós, fazemos parte desse chamado.


Quando falamos desse chamado para cumprir o “ide” que o Senhor nos ordenou, logo me vem a memória o “chamado” do profeta Isaias.


Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? " E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me! " Isaias 6.8

O que nos chama atenção nesse texto do comissionamento do profeta Isaías é a prontidão em dispor-se para a missão que Deus tinha para lhe dar. Podemos considerar que diante da tarefa inacabada de levar o Evangelho até os confins da terra, Deus espera de nós essa prontidão em responder igual o profeta ao Senhor: “eis-me aqui, envia-me a mim”.

Por que será que a igreja de hoje comete o erro de não obedecer a essa ordem dele? Será que é porque estamos mais preocupados com nossa vida profissional, financeira e acadêmica? Ou, ainda, porque não estamos preocupados com aqueles que perecem? Ou, quem sabe, porque acreditamos que a incumbência de fazer discípulos é exclusiva dos missionários? Ou talvez porque não sabemos que o ide e fazei discípulos é uma tarefa nossa? O “IDE” é para toda a igreja!


PORQUE DEVEMOS EVANGELIZAR?


O cristão encontra nas escrituras diversas razões para levar o evangelho. Vamos discorrer algumas delas


1 Por que é um mandamento:


Como já vimos as escrituras nos apresentam uma ordem Daquele que tem toda autoridade no céu e terra. Não podemos ignorar que estamos debaixo de um mandamento divino, mas devemos lembrar que a obediência é uma das evidências da verdadeira salvação.


Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. 1João 2.3.

Observe a abrangência dessa ordem: Devemos pregar o evangelho a toda criatura (Mc.16.15), de todas as aldeias, vilarejos (Mt.9.35), etnias (Mt.28.19), em todo o mundo (Mc.16.15), pois devemos alcançar homens de toda raça, tribo e nação (Ap.5.9). Nessa tarefa, todos devemos participar: Essa é nossa missão.

 

2 Por causa de Jesus Cristo:


Todo o ministério de Jesus Cristo foi direcionado a esse propósito. A própria Missão de Jesus Cristo estava diretamente relacionada como salvar homens desde seu nascimento. A sua mensagem incluía a propagação do Reino de Deus, o arrependimento e a fé no evangelho. Sua missão incluía a pregação do evangelho por onde quer que fosse. Era uma Missão de resgate do pecador perdido, e se dedicava em realizar a Obra que Deus lhe tinha designado.


Ele via as pessoas como ovelhas perdidas e sem pastor, doentes necessitadas de médico. Tamanho era seu amor pelas pessoas nessa situação que, para traze-las para Deus, Ele viveu uma vida de obediência até a morte, dando voluntariamente a sua própria vida como preço do resgate da libertação delas, fazendo-se pecado por elas, para liberta-las do pecado, dos poderes das trevas e da Ira de Deus, para fazer delas filhos de Deus, adotados por Graça de Deus para participarmos da herança dos santos na luz.


3 Por que é uma obrigação de todo salvo:


Paulo quando fala sobre a evangelização diz:


Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! 1 Corintios 9.16.

temos todos nós como o Ap. Paulo a obrigação de levar, mensagem do evangelho a todos os homens. É por isso que ele também nos diz:


Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 2 Timóteo 4.1-2.

4 Por que é um privilégio de todo salvo:


É nesse ministério que muitos cristãos se sentem privilegiados por realizar a Obra e Vontade de Deus. Em algumas ocasiões Paulo apresenta sua satisfação de ter participado da salvação de algumas pessoas. Em várias de suas cartas ele se refere a pessoas que ele levou até Cristo como sua alegria, coroa e glória diante de Deus. A Tito ele chama de verdadeiro filho na fé (Tt.1.4) e Onésino de filho que fora gerado em prisão (Fm.1.10). A evangelização nos habilita, se estivermos em plena comunhão com Deus, salvar e arrebatar pessoas do fogo.


Tenham compaixão daqueles que duvidam; a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne. Judas 1.22-23.

Quantas pessoas indo a passos largos pro inferno, vivendo longe da presença do nosso Deus, vamos ter compaixão, vamos deixar de sermos egoístas e querer Jesus só pra nós!


5 Por que é uma responsabilidade de todos salvo:


Em Cristo, fomos feitos povo eleito, sacerdócio real, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus para anunciarmos as virtudes de Deus, que nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz. Todo aquele que foi alcançado por Cristo deve levar a mensagem de Cristo para que outras pessoas possam se achegar a ele.


Note o exemplo da igreja primitiva, que em momento de perseguição, todos os salvos, por onde iam, levavam o evangelho


E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação. Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem. Atos 8.1-4

E que por intermédio do serviço deles uma igreja missionária foi fundada em Antioquia


6 Por que é uma forma de demonstrar nossa gratidão para com Deus:


Quando consideramos quem éramos, o que Cristo fez por nós e quem nós somos, e que éramos incapazes de resolver nossa situação, e que apenas por Graça Divina poderíamos ser salvos, entendemos que o mínimo que temos para oferecer a Deus é nossas vidas. Em outras palavras, se Cristo deu sua vida por mim, o mínimo que posso fazer por Ele é dedicar minha vida à Sua causa.


7 Por que é uma condição para o crescimento da Igreja:


As escrituras são claras nesse ponto


Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Como são belos os pés dos que anunciam boas novas! "No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: "Senhor, quem creu em nossa mensagem? "Consequentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10.14-17

 Sem pregadores não há propagação da mensagem de Cristo. Sem a propagação do evangelho não será possível ao homem achegar-se a Deus, por que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Cristo. Quando vemos o desenvolvimento da Igreja primitiva, vemos exatamente esse princípio em ação, e é por isso que “o Senhor acrescentava dia-a-dia os que iam sendo salvos”


8 Por que existem pessoas prontas para receber o evangelho:


Uma das verdades das verdades mais claras nas escrituras é que o homem no estado em que está não pode agradar a Deus, não pode salvar-se e estará fadado à morte eterna. As escrituras também atestam que não há somente um homem bom nesse mundo, nem um que o busque como Ele deve ser buscado (Rm.3.9-11). Contudo como vimos a evangelização aos povos é uma ordenança do Rei dos reis e Senhor dos senhores, e se Ele nos ordenou, Ele tem a certeza que ainda existem almas para serem salvas e trazidas ao seu rebanho.


CONCLUSÃO


A importância de nos dedicarmos a evangelização é algo que deve estar nos corações de cada eleito do Senhor, devemos nos preocupar sinceramente com o destino eterno das pessoas que nos rodeiam, dos nossos familiares e de cada ser humano na face da terra, devemos pregar a toda criatura, nosso papel é levar a boa noticia do evangelho da graça.


O grande desafio que a igreja enfrenta na atualidade é pregar o evangelho puro. Hoje, em muitas igrejas o que é pregado é um evangelho que resolve os problemas do homem aqui e agora e, não se importa com a eternidade. Em muitos lugares por aí as pessoas são chamadas a aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal, mas dispensadas de uma vida de compromisso, aprendizagem e obediência a ele.


Quando for cumprir o “ide” da grande comissão que o Senhor Jesus nos ordenou, leve a mensagem que a salvação, segundo a Bíblia, é exclusivamente pela graça, mas só pode ser recebida e desfrutada mediante o arrependimento de pecados, a fé em Jesus e uma consequente vida de obediência e submissão.


Se houvesse uma pergunta aqui hoje: a quem enviarei, e quem há de ir por nós? Quantos hoje responderiam: Eis-me aqui, envia-me a mim!


Lembre-se nós levamos a mensagem aos ouvidos, mas quem leva dos ouvidos ao coração é o Espirito Santo, e quando isso acontece, geram as verdadeiras conversões, pessoas são nascidas de novo e revividas para a glória de Deus, e depois do “ide” está escrito “fazei discípulos”, ou seja, a evangelização vem acompanhada do discipulado cristão, e esse é o tema do próximo domingo ‘Discipulado cristão’. Não perca!


Amém.

4 visualizações0 comentário

Komentáře


bottom of page