top of page
Buscar

A comunhão cristã - Sermão de 14/05/2023

Atualizado: 14 de mai. de 2023




Portanto, se existe alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há profundo afeto e sentimento de compaixão, então completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Filipenses 2:1,2


Introdução


Uma das marcas de um bom cristianismo bíblico é a profunda experiência de comunhão que os cristãos cultivam pelo Senhor e uns pelos outros. Quando você participa de um culto em uma comunidade cristã onde o evangelho é anunciado, você notará nos relacionamentos entre os irmãos locais essa identidade de companheirismo, amor e respeito.


Falar a respeito de comunhão é uma urgência nos dias atuais.


Fazendo um diagnóstico do momento em que vivemos, percebemos várias fragilidades que existem na forma como expressamos nosso cristianismo e as suas causas:


  • A pandemia global que vivemos há dois anos criou uma forma de cristianismo deformada, conhecida como "ser crente dentro de casa". Após um longo período de reclusão, os cristãos reduziram a sua fé a assistir pregações ou videos de tik tok dentro dos seus lares, abandonando com isso a experiência de convivência com outros irmãos na fé, que é vital ao cristianismo.

  • O egoísmo que impera em nossa sociedade também exerce forte influência nos cristãos, que são tentados a pensarem somente em si mesmos e não na comunhão a qual partencem. Por isso, muitos crentes vêm às casas de oração somente para ouvir uma boa pregação, mas não se empenham em criarem pontes de relacionamentos com outros cristãos, bloqueando assim as oportunidades de servirem uns aos outros em amor.

  • Ainda existem cristãos que entendem, erroneamente, que a 'igreja' é o lugar que eu frequento e não a vida que eu vivo em comunidade com outros irmãos na fé. Para eles, toda a sua experiência cristã se reduz aos encontros semanais, mas passam todo o restante da semana distantes, como se a igreja nesses dias deixasse de existir.


O meu objetivo nessa série é instigar cada membro de nossa aliança local a não apenas compreender a comunhão cristã, mas também tornar-se um facilitador para que essa onda de amor contagie nossos cultos, nossas reuniões, nossas orações e cada detalhe de nossas vidas.


Na mensagem de hoje, definiremos o que é a comunhão. Nas próximas, refletiremos de que maneira podemos desenvolvê-la cada vez mais em nossa comunidade.





DEFININDO A COMUNHÃO CRISTÃ


A palavra grega que traduzimos como 'comunhão' é κοινωνια, que aparece pela primeira vez em Atos 2.42 e, ao todo, em cerca de vinte passagens do Novo Testamento. Ao introduzir as marcas distintivas da comunidade cristã recém formada, Lucas descreve que as primeiras percepções que as pessoas tinham sobre a igreja era a de que eles perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão.


E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42

Do ponto de vista cristão, a 'comunhão' é muito mais do que uma simples amizade. Ela envolve as características de 'companheirismo, cooperação, sacrifício em prol dos demais, união'. Biblicamente falando, a comunhão é um aspecto-chave da verdadeira vida cristã.


Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. Salmos 133:1

O desejo de Deus é a comunhão do seu povo. Quando Ele se revela na Escritura como "o Deus da Paz", o seu objetivo é trazer a nossa consciência a obra consumada por Cristo na cruz que nos reconciliou com o Pai e também nos reconcilia uns para com os outros.


O Deus Triúno, o qual invocamos como o Pai, o Filho e o Espírito Santo, vive uma profunda relação de comunhão entre as Pessoas que o compõe e deseja que essa mesma comunhão esteja em nossos corações e na relação que temos um com o outro.


O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. Filipenses 4:9

A comunhão ou 'koinonia' é o resultado natural de uma igreja que está vivendo a lei de Cristo e a ética do amor. Se estamos construindo nossas vidas em um relacionamento amoroso com Deus e, como resultado disso, amarmos sinceramente nossos irmãos na fé, a 'koinonia' naturalmente se manifestará.


O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo. 1 João 1:3

A base da comunhão cristã é a nossa relação pactual com Deus, pela redenção que há em Cristo. Se eu estou unido a Deus e sendo nutrido pelo Seu amor, desejarei ardentemente amar meus irmãos e me dispor para servi-los de todo o coração.



UNS AOS OUTROS


O Novo Testamento usa a expressão "uns aos outros" para tentar elucidar aos cristãos a necessidade de viverem em profunda comunhão entre si. Assim como Deus sabe o efeito transformador da comunhão em uma igreja local, Satanás, nosso adversário, também o sabe e sempre procurará destruir os relacionamentos que existem entre os crentes para fragilizá-los.


Por isso, a Escritura desafia as igrejas locais a construírem sua percepção de missão e visão tendo a comunhão como um de seus objetivos principais.


O cristianismo não é uma religião de solitários, é um reino de amigos que devem romper com todas as barreiras para viverem uns para os outros.


Vejamos exemplos disso na Escritura.


Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros. Romanos 12:10

A Escritura nos desafia a amarmos com amor fraternal, colocando o bem-estar do outro na frente do nosso próprio bem-estar. Qual seria o impacto se cada membro dessa casa estivesse vivendo sua vida dando atenção aos desafios do seu irmão e ajudando-o a ser alguém melhor? Você foi chamado para fazer isso!


Tenham o mesmo modo de pensar de uns para com os outros. Em vez de serem orgulhosos, sejam solidários com os humildes. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos 12:16

A construção da comunhão cristã passa pelo desafio de convivermos com pessoas de todo o tipo, com formações, histórias, educação e pecepções diferentes de vida. Por isso, comunhão não é concordância com tudo, mas unidade naquilo que importa. O nosso 'saber' nunca pode ser uma régua para diminuirmos as pessoas. Todo o conhecimento que não promove a humildade é maligno e capaz de destruir a comunhão cristã.


E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis. 1 Pedro 3:8

Para vivermos a comunhão, devemos ter todos um mesmo sentimento. Essa expressão parece nos lembrar das palavras de Paulo aos filipenses, "tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo" (Fp 2.5). Se houver em nós um amor disposto a obedecer a Deus até a morte, não teremos dificuldades em amar, ter compaixão e exercer afeto e misericórdia pelo meu irmão.


Portanto, acolham uns aos outros, como também Cristo acolheu vocês para a glória de Deus. Romanos 15:7

O acolhimento é uma das características principais da comunhão. Assim como Cristo, o Santo Filho de Deus, acolheu na cruz pecadores indignos como nós, precisamos aprender a acolher nossos irmãos, não por serem pessoas boas ou perfeitas, mas porque elas foram compradas com o mesmo sangue e salvas pelo mesmo Salvador!


Porque vocês, irmãos, foram chamados à liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sejam servos uns dos outros, pelo amor. Gálatas 5:13

Deus nos fez com talentos extraordinários e, pelo Seu Espírito, nos dotou com dons carismáticos úteis na edificação da Igreja, que é o Seu Corpo. Por isso, embora cada um de nós seja livre em Cristo Jesus, essa liberdade não foi dada primariamente para nossa autossatisfação, mas para praticarmos um serviço abnegado uns pelos outros.


Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês. Efésios 4:32

A Igreja não é um museu de santidade, é uma comunidade de pecadores sendo moldados e transformados por Cristo. Por isso, faz parte da experiência de "ser igreja" conviver com as fraquezas de nossos irmãos.


Eu e você teremos recorrentes problemas a serem resolvidos! E a única forma de cultivarmos a comunhão em uma comunidade de pecadores é nos recordando do que nos trouxe até aqui: a cruz de Jesus Cristo. Assim como Ele foi bondoso e compassivo comigo, apesar de eu ser o pecador que sou, devo fazer o mesmo com meus irmãos.


Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração. Colossenses 3:16

A Igreja amadurece quando seus membros se esforçam para instruírem uns aos outros. Nenhum de nós tem todas as respostas ou viveu todas as experiências para sobreviver à selva de nosso mundo. Por isso, quando nos reunimos, temos a oportunidade de instruir e aconselhar uns aos outros com a Palavra de Deus e com as experiências que colhemos em nossa jornada. Não existe verdadeira comunhão sem esse exercício de disciplina.


Portanto, consolem uns aos outros e edifiquem-se mutuamente, como vocês têm feito até agora. 1 Tessalonicenses 5:11

O nosso crescimento como membros do corpo de Cristo acontece em nossa comunhão uns para com os outros. Por isso, a Igreja é conclamada a se esforçar para prosseguir crescendo em unidade.


Assim como não faria sentido no corpo nossos pés não acompanharem o crescimento das pernas ou os braços não acompanharem o crescimento do tronco, não deveria fazer sentido para nenhum cristão crescer na fé sozinhos, sem apoiar os demais irmãos.


E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras, Hebreus 10:24

Por fim, a experiência da comunhão deve ser tão forte a ponto de enjagar cada membro do corpo a prosseguir crescendo no amor e nas boas obras. A Igreja não cresce para dentro, para se tornar um clubinho religioso de boas pessoas, ela deve expandir seus braços para fora, acolhendo outros pecadores pelos quais Jesus morreu.



conclusão


O nosso grande desafio como discípulos de Cristo é nos mantermos unidos em um mundo que luta para nos separar e dividir. Cada cristão deve se esforçar para não ser um impedimento para a concretização da oração de Jesus Cristo.


— Não peço somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por meio da palavra que eles falarem, a fim de que todos sejam um. E como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes transmiti a glória que me deste, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. João 17:20-23

Batalhe pela comunhão na sua igreja local! Deus é glorificado em uma igreja onde há interesse sincero pela unidade espiritual.


Bem, você pode estar nos visitando nessa manhã e pensando: o que isso tem a ver comigo?


Veja,o plano eterno de Deus é reconciliar pecadores com Ele, pela morte de Cristo na cruz. Todas as mazelas que vivemos hoje no mundo são resultado da separação do homem e de Deus.


Nossos pecados nos afastam de Deus e nos afastam uns dos outros.


Deus, contudo, enviou Seu Filho para reconciliar o ser humano com Ele. Jesus veio ao mundo para se oferecer como um sacrifício por nós.


  • Em sua morte, Jesus perdoou nossos pecados!

  • Quando ressuscitou, Ele nos declarou sem culpa diante dEle!

  • E agora, justificados, somos chamados para promovermos a comunhão!


Jesus morreu para acolher você na presença de Deus e edificou a Sua Igreja para acolher você na comunidade daqueles que foram eleitos para salvação.


A sua vida pode estar marcada negativamente pelo pecado, mas existe um poderoso recomeço quando mergulhamos nessa maravilhosa jornada de comunhão!


Você não precisa ficar sozinho! Há um Pai pronto para te acolher e há irmãos imperfeitos como você prontos para ajudá-lo no seu crescimento em Cristo Jesus!


Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2:44-47

Existe comunhão e graça suficiente em Cristo para você!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.135 visualizações0 comentário
bottom of page