top of page
Buscar

Escolhendo a Boa Parte

Atualizado: 8 de abr. de 2022





Jesus e seus discípulos seguiram viagem e chegaram a um povoado onde uma mulher chamada Marta os recebeu em sua casa. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés de Jesus e ouvia o que ele ensinava. Marta, porém, estava ocupada com seus muitos afazeres. Foi a Jesus e disse: "Senhor, não o incomoda que minha irmã fique aí sentada enquanto eu faço todo o trabalho? Diga-lhe que venha me ajudar!". Mas o Senhor respondeu: "Marta, Marta, você se preocupa e se inquieta com todos esses detalhes. Apenas uma coisa é necessária. Quanto a Maria, ela fez a escolha certa, e ninguém tomará isso dela". Lucas 10:38-42

Introdução


Uma das coisas que mais me chama a atenção em Cristo é o modo como ele se ocupou com cada detalhe da vida das pessoas com as quais se relacionou, enquanto esteve entre nós. O Senhor Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, viveu profundamente a sua humanidade, conversou com pessoas, visitou suas casas, alegrou-se com elas e sentiu suas dores. Jesus foi um homem em sua completude.


E uma das histórias mais bonitas que o Novo Testamento utiliza para retratar essa particularidade de Jesus foi a sua amizade com a família de Lázaro. A Bíblia não relata os pormenores sobre como essa amizade nasceu, mas o NT dá o testemunho do quanto Cristo era afeiçoado com eles (Jo 11.5). Esse é um pano de fundo importante que nos leva a refletir o motivo de Jesus ter passado em sua casa em uma de suas viagens fazendo a obra de Deus com os seus discípulos. Nesta reflexão, quero me concentrar apenas nesse texto introdutório, sem buscar os desdobramentos dele em João 11 e 12. Bastam esses poucos versículos para refletirmos sobre a necessidade de termos prioridades quando o assunto é nosso relacionamento com o Senhor Jesus.



três personagens diferentes, todos amados do mesmo modo



Marta, Maria e Lázaro eram o retrato do que é uma família tradicional. Três irmãos que certamente receberam a mesma educação mas que eram completamente diferentes um do outro. Marta era metódica, racional e disciplinada. Maria era contemplativa, reflexiva e extravagante. Lázaro era caseiro, tranquilo e gostava de um bom papo a mesa. Embora tão diferentes, todos eram objeto do carinho de Jesus.


Embora sejamos pessoas distintas uma das outras, dos milhões que foram escolhidos para salvação, há gente de todo o tipo e com todas as características, mas pela graça, são amados pelo Senhor. Não devemos imitar ninguém ou pensar que um determinado estilo de temperamento ou personalidade é melhor do que o outro. A beleza da graça está justamente nisso, em ela atrair gente de todo o tipo para embelezar a diversidade do corpo de Cristo.


Porque para com Deus não há acepção de pessoas. Romanos 2:11


Serviço e Devoção

Enquanto prosseguia em sua viagem, Jesus fez uma visita para essa família. Era comum que israelitas demonstrassem hospitalidade para mestres e ensinadores, oferecendo-lhes seus lares para um descanso durante longas jornadas. A etiqueta envolvida nesses encontros era a lavagem dos pés dos viajantes, a refeição e um local para dormirem. Veja no texto a agitação de Marta para receber bem o seu visitante. Ela se viu com tantas tarefas a desempenhar que acabou não dando uma maior atenção a Jesus, algo que, em contrapartida, sua irmã Maria fez com esmero: conversou, sentou-se aos seus pés e ouviu todas as suas histórias. Veja no texto que há um interessante contraste entre o serviço de uma irmã e a devoção da outra.


Esse contraste existe na igreja também. Há na diversidade do corpo de Cristo diversas tarefas para serem cumpridas e para isso acontecer, Deus dotou os irmãos de dons espirituais diversos. Há dons diretamente relacionados ao serviço (Rm 12.7) e outros, que envolvem atividades mais contemplativas e de devoção (Rm 12.8). Para que o corpo de Cristo que é a igreja funcione bem, precisamos de serviço e devoção funcionando em conjunto. Mente renovada e coração em chamas!


Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. Portanto, se você tiver a capacidade de profetizar, faça-o de acordo com a proporção de fé que recebeu. Se tiver o dom de servir, sirva com dedicação. Se for mestre, ensine bem. Se seu dom consistir em encorajar pessoas, encoraje-as. Se for o dom de contribuir, dê com generosidade. Se for o de exercer liderança, lidere de forma responsável. E, se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria. Romanos 12:6-8

Para Marta, contudo, era inadmissível que sua irmã não agisse com a mesma atitude que ela. Era um desrespeito ficar ouvindo ensinamentos com tantas coisas a serem feitas. Na Igreja, isso costuma acontecer. Há muitos irmãos e irmãs com síndrome de Marta. Para eles, só tem valor o irmão que está sempre engajado, sempre atuando, sempre na linha de frente. O fato é que o Reino de Deus possui diversos papéis e ministérios a serem desenvolvidos e Deus soberanamente colocou no corpo de Cristo cada membro onde Ele quis. Não existe melhor ou pior função, ministério mais ou menos importante, cada membro é distinto, cada papel é necessário. Foi assim que Deus quis.


Mas nosso corpo tem muitas partes, e Deus colocou cada uma delas onde ele quis. 1 Coríntios 12:18

É óbvio que o texto pode me levar a concluir precipitadamente que devoção é mais importante que o serviço, mas isso seria uma conclusão pobre à luz do texto bíblico. Qualquer tarefa que desempenhamos deve ser feita para a glória de Deus, e ao nos ensinar isso, o Senhor nos ensina que cada ação nossa tem a possiblidade de possuir um valor eterno quando feita para Ele!


Portanto, quer vocês comam, quer bebam, quer façam qualquer outra coisa, façam para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31

A questão tratada no texto não envolve o valor de cada atitude, mas a prioridade daquele momento. Como você agiria se recebesse uma visita do Senhor Jesus? Que tipo de reação você deveria ter com o Deus Todo Poderoso visitando a sua casa? Eu não gosto de fazer uma visita a alguém e ser recebido pelo anfitrião no meio de suas tarefas. Gosto de chegar, conversar, fazer a refeição juntos e partilhar. Era isso que Cristo almejava. Naquele momento, ouvir o ensinamento do céu era mais importante do que cumprir os protocolos da terra. Marta precisava dar uma pausa e absorver aquilo que o Senhor queria transmitir ao seu coração. Haveriam um milhão de oportunidades para servir, mas somente uma para acolher com carinho o visitante do céu.



escolhendo a boa parte

É muito interessante notar que quando Marta critica a atitude de sua irmã, esperando que Cristo a repreenda, ela ouve uma carinhosa exortação de Jesus. "Marta", Ele diz, "você está fatigada, mas a sua irmã escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada". A Bíblia não conta pra gente se Marta largou a vassoura e se sentou para ouvir ou se ela se irritou e continuou fazendo as tarefas da casa. Mas ela é enfática em afirmar que Maria escolheu a boa parte. E isso deve nos despertar para uma sincera reflexão: o que nós temos escolhido?


A maior parte das pessoas, infelizmente, tratam a Deus como um gênio da lâmpada. Para eles, Deus é alguém que realiza desejos. Então elas vêm para a igreja, se batizam, se tornam membros e seu único objetivo é receber alguma benção de Deus. Quando as lutas chegam, essas pessoas vão embora e nunca mais voltam. E quando alguém visita e pergunta o motivo de ter se afastado da igreja, elas respondem assim: "eu fui para a igreja e não recebi nada, nada mudou na minha vida". Elas verdadeiramente não escolheram a boa parte.


As que caíram no solo rochoso representam aqueles que ouvem a mensagem e, sem demora, a recebem com alegria. Contudo, uma vez que não têm raízes profundas, não duram muito. Assim que enfrentam problemas ou são perseguidos por causa da mensagem, cedo desanimam. Marcos 4:16,17

Também existem aqueles que vêm a igreja para terem um cargo ou responsabilidade. A Igreja é o ambiente mais inclusivo que existe e muitas pessoas que passariam desapercebidas em outros espaços sociais acabam recebendo na igreja a oportunidade que precisam para fazer algo de importante em suas vidas. O problema é que quando por motivos diversos elas precisam ser substituídas em suas funções (ou até tiradas delas), elas saem da igreja e nunca mais aparecem. Elas não estavam lá por causa de Jesus, mas pelo poder que o ambiente religioso lhes proporcionava. Elas verdadeiramente não escolheram a boa parte.


As que caíram entre os espinhos representam outros que ouvem a mensagem, mas logo ela é sufocada pelas preocupações desta vida, pela sedução da riqueza e pelo desejo por outras coisas, não produzindo fruto. Marcos 4:18,19

Mas há um terceiro tipo de pessoa e eu quero muito que você seja um deles. Eles percebem que há um vazio enorme em suas vidas que nada nesse mundo foi capaz de preencher. Eles sentiram o peso dos seus pecados e perceberam que por causa deles seriam condenados no juízo de um Deus que é Santo e Majestoso. Alarmadas pela santidade de Deus, ouviram na pregação do evangelho que Cristo morreu na cruz do Calvário para perdoar os pecados daqueles que Deus escolheu. Eles foram illuminados pelo Espírito Santo e clamaram a Deus pedindo seu perdão e salvação. Algo, então, mudou dentro deles. Eles não queriam bençãos, eles queriam Deus. Eles não queriam cargos, eles queriam estar aos pés de Jesus Cristo. E ao fazerem isso, escolheram a boa parte, a qual não pode ser-lhes tirada de forma alguma.


E as que caíram em solo fértil representam os que ouvem e aceitam a mensagem e produzem uma colheita trinta, sessenta ou até cem vezes maior que a quantidade semeada". Marcos 4:20

Escolhemos a boa parte quando:


- Verdadeiramente nos arrependemos de nossos pecados;

- Abandonamos a confiança nos ídolos e buscamos a Deus de todo o coração;

- Estamos aqui porque amamos a Jesus e não as coisas que Ele pode nos dar;

- Estamos mais interessados na mensagem do evangelho do que no mensageiro que irá pregar;

- Desejamos ardentemente colocar nossos dons e talentos a serviço de Cristo;

- Crescemos no amor pelo Senhor, pela Igreja e pelas pessoas que estão à nossa volta;

- Aguardamos com diligência a vinda do Senhor;



Cristo escolheu cada um dos salvos

É interessante pensar que, embora a Bíblia nos recomende a escolhermos a boa parte, ela nos mostra que Cristo escolheu a pior parte. Reflita comigo:


- Podendo estar no céu e ser adorado por miríades de anjos, Ele se fez carne, desceu a nós e foi rejeitado pelos homens. Ele escolheu a pior parte.


- Ele trocou a comunhão com o Pai e com o Espírito pelo desprezo dos homens. Ele escolheu a pior parte.


- Ele trocou sua coroa de esplendor por uma coroa de espinhos. Ele escolheu a pior parte.


- Ele trocou seu trono de glória por uma cruz romana. Ele escolheu a pior parte.


E por que Ele fez isso? Para glorificar a Seu Pai, satisfazer a justiça divina que exigia a punição do pecado e resgatar aqueles que Deus escolheu e que confiou em suas mãos.


Embora sendo Deus, não considerou que ser igual a Deus fosse algo a que devesse se apegar. Em vez disso, esvaziou a si mesmo; assumiu a posição de escravo e nasceu como ser humano. Quando veio em forma humana, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz. Filipenses 2:6-8

Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou, e não minha própria vontade. E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia. João 6:38,39

E quem são esses que o Pai entregou à Cristo Jesus? As raridades? Os alecrins dourados que nasceram no campo sem serem semeados? Os melhores da terra? Não. O testemunho da Escritura mostra que Deus escolheu as coisas loucas desse mundo, a pior parte, para confundir as sábias.


Lembrem-se, irmãos, de que poucos de vocês eram sábios aos olhos do mundo ou poderosos ou ricos quando foram chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos. Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes, e as usou para reduzir a nada aquilo que o mundo considera importante. 1 Coríntios 1:26-28

Deus fez isso para que não nos orgulhemos de nossa salvação eterna, antes, para rendermos glória àquele que nos chamou do lamaçal do pecado para vivermos uma vida transformada em sua preseça.


Portanto, ninguém jamais se orgulhe na presença de Deus. Foi por iniciativa de Deus que vocês estão em Cristo Jesus, que se tornou a sabedoria de Deus em nosso favor, nos declarou justos diante de Deus, nos santificou e nos libertou do pecado. 1 Coríntios 1:29,30

Cristo escolheu a pior parte para que eu e você pudéssemos gozar da boa parte que Ele nos oferece: seu perdão total, sua justificação eficaz, uma salvação real e uma vida de comunhão e paz com Deus. De que adianta você ganhar o mundo todo e perder a sua alma? Ouça a voz do bom pastor e escolha a boa parte que Ele preparou para você!


Pedro respondeu: "Vocês devem se arrepender, para o perdão de seus pecados, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo. Então receberão a dádiva do Espírito Santo. Essa promessa é para vocês, para seus filhos e para os que estão longe, isto é, para todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus". Atos 2:38,39

Conclusão


Que a graça de Cristo, que chama eficazmente, conduza nosso coração aos pés de nosso Amado Salvador, para ali, ouvindo seu doce evangelho, possamos ser iiluminados para escolher a boa parte que Ele preparou para aqueles que pertencem a Ele!


Que Ele te abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR




1.994 visualizações0 comentário
bottom of page