10 coisas que você precisa saber antes de visitar a IPR

Algumas informações importantes que você deve saber antes de visitar a Igreja Pentecostal Reformada.

1. Apesar de nossos pastores terem sido membros das Assembleias de Deus, não somos uma "Assembleia de Deus" com outro nome (se essa fosse a intenção, teríamos permanecido na denominação). Para nós, “igreja” não é o templo que frequentamos, mas a vida em comunidade que partilhamos uns com os outros. Tem muita diferença!

2. “Pentecostais reformados” representam uma proposta de cosmovisão que envolve a convergência da teologia reformada calvinista, o vigor da pneumatologia pentecostal e a profunda visão de transformação social do neocalvinismo. E não, calvinismo não é uma heresia, é a tradição teológica que moveu a reforma protestante na Europa e que foi professada por muitos heróis da fé, como Jonathan Edwards, Charles Spurgeon, George Whitefield e que hoje é bem representada no Brasil por nomes como Augustus Nicodemos, Hernandes Dias Lopes, Jonas Madureira e internacionalmente por homens piedosos como John Piper, Tim Keller, Mark Dever, Steven Lawson, R.C Sproul e outros.

3. Em nossa igreja não promovemos campanhas, não temos cultos de libertação, não fazemos reuniões de empresários e nem correntes de prosperidade, uma vez que tais práticas não encontram lastro no cristianismo histórico. Nossas reuniões giram em torno de nosso relacionamento salvífico com Jesus Cristo e com a única finalidade de adorá-lo. Seguimos os princípios das Cinco Solas da Reforma Protestante.

4. Levamos o ato de congregar muito a sério e nossas pregações são essencialmente exposições bíblicas cuja finalidade é o anúncio do evangelho de Jesus Cristo. Mensagens de prosperidade, cura, milagres, coaching e auto ajuda não são ouvidas em nosso púlpito.

5. Não misturamos religião com política. Nosso púlpito não é utilizado para campanhas e nem demonstramos institucionalmente apoio a candidatos ou partidos. Em nossa igreja temos conservadores, progressistas, liberais e experimentamos um ótimo convívio entre eles por concentrarmos nosso trabalho no que nos cabe como igreja, que é a anunciar o evangelho à toda a criatura.

6. Não seguimos a cartilha de usos e costumes de outras denominações evangélicas, uma vez que os tais não representam a essência do evangelho de Jesus Cristo. Nossas práticas religiosas, nossa liberdade cristã, nossos objetivos ministeriais, enfim, nossa visão de Reino é mais próxima da observada na Reforma Protestante do que no evangelicalismo brasileiro.

7. Somos uma igreja financeiramente transparente. Cada centavo que entra e sai de nossa tesouraria pode ser consultado a qualquer momento pelos membros da igreja, que tem o direito de não apenas consultar, mas também questionar as movimentações.

8. Nossa governança segue o modelo presbiteriano, sendo nossa igreja local liderada por um colegiado de presbíteros, como ensina o Novo Testamento. Também acreditamos na independência da igreja local, sendo que no caso de existir uma segunda IPR, ela será independente da primeira, como ensina claramente o NT. Nosso pastor titular não é soberano sobre a igreja, é um membro como todos os outros, mas que possui a função “titular” de responder pela igreja perante a sociedade.

9. Dedicamos uma boa parcela de nossos recursos para promoção de ações de responsabilidade social (distribuição de cestas básicas alimentação de moradores de rua, socorros pontuais e outros). Acreditamos que toda a criação deve ser redimida pelo poder transformador de Jesus Cristo. É o modo como materializamos “fé com obras”, para sermos um sinal histórico do Reino de Deus.

10. Vivemos um pentecostalismo relevante, focado na evangelização e na busca por uma vida cheia do Espírito, que é demonstrada por um caráter santificado, como o de Cristo Jesus. Não compactuamos com práticas do baixo pentecostalismo e do neopentecostalismo, tais como o “rétété”, “lives de revelação”, “atos proféticos”, “unção de objetos”, “cobertura espiritual”, “cultura de honra e outros”. Se você busca essa categoria de misticismos, iremos facilmente decepcionar você!

Acredito que esses esclarecimentos sejam necessários, uma vez que eles respondem 99% das perguntas feitas por aqueles que nos procuram e visitam nossas reuniões. Se com os esclarecimentos dados acima você ainda considerar que valha a pena a visita, teremos a maior alegria em recebê-lo e dividir um café com você!

Deus te abençoe!